O divertido Dr. Slump!


Sabe aquele mangá que você pega para ler, despreocupadamente, e que não faz ideia do que a história se trata (além da breve resenha) e como ela se desenrola?

Pois bem, aqui estamos com Dr. Slump!

O mangá  é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Akira Toriyama. Foi serializada pela editora Shueisha na revista Weekly Shonen Jump de 1980 a 1984, que formaram 18 volumes tankobon.

Resultado de imagem para dr slump

 

A série segue as aventuras cômicas do pequeno robô Arale Norimaki, seu criador Senbei Norimaki, e os outros moradores da bizarra Vila Pinguim.

Lendo essa breve resenha. O que se espera de um mangá com 18 volumes?

Quem vê pelo traço mais “infantil”, pensa: “Ah, isso deve ser uma história para crianças”.

Sim e não.

Como já foi citado em alguns posts anteriores. Traço e Demografia não definem nada.

Mas voltando para a história… Ela começa com o Doutor Senbei criando o robô, cujo nome será Arale após a moça da cafeteria onde o doutor vai com sua criação. E o primeiro nome que lhe vem na cabeça é Arale (é um salgadinho tipo cracker feito de arroz glutinoso e temperado com molho de soja). Assim como o nome Senbei é de um alimento, mais especificamente de de um biscoito japonês feito de massa de arroz.

Resultado de imagem para sembei dr slump

 

Na primeira página onde começa a história, você pode ter uma leve risada com o último quadro. E se você teve essa leve risada, prepare-se, pois a maioria das páginas, Arale irá te fazer da ruma risada aqui e ali com todas as suas situações inusitadas.

Como a história tem humor nonsense, pode esperar mil formas divertidas e engraçadas em que o doutor e o robô passam na Vila Pinguim. O primeiro volume tem 12 capítulos, e cada um, retrata um dia/situação diferente do cotidianos dos personagens. Não há um enredo construtivo que irá se desenrolar nos próximos volumes ou algum mistério ou problema que será resolvidos daqui quatro ou cinco volumes de história.

A história é simples, retratando a vida estranha, e mesclando outros personagens que aparecem com uma frequência maior (“amigos” da Arale)

O designer dos personagens (assim como os automóveis e animais) têm um estilo chibi (termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças no mesmo tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental). Isso que faria muitos pensarem que a história seja infantil. Reforço, isso não define que a série seja.

Tem algumas ‘piadas’, mesmo com teor mais leve, não seria, exatamente, apropriado para crianças. Mas com a inocência delas, isso passaria despercebido.

Resultado de imagem para dr slump

Ocasionalmente, um ou outro personagem aparece com um traço mais realista.

No decorrer da trama, o doutor “Slump” (do inglês, fracasso), como Arale o chama (assim, surgindo o nome do mangá) cria algumas invenções como: máquina de viagem no tempo e óculos penetrador de matéria inorgânica (?).

Como o gênero de Dr Slump é uma comédia nonsense, já pode esperar que não haverá um “sentido” exato, e o propósito da história é “fazer o leitor gargalhar”.

Isso mesmo, gargalhar. Porque rir já seria “pouco” para a comédia que o primeiro volume traz.

Resultado de imagem para dr slump

Ele é recomendado tanto para leitores iniciais no mundo dos mangas, como para os mais “old”. Afinal, como foi uma série publicada na década de 80, pessoas na faixa dos 30/40 provavelmente conhecem, pois como é do mesmo autor de Dragon Ball, dificilmente algum fã não tenha escutado falar de Dr Slump. E como o mangá possa ter participado da infância de muitos (não pelo mangá, mas sim pelo anime. Houve ‘duas temporadas’, a primeira com o início no ano de 1986 com 243 episódios, e a segunda iniciada em 1999 com 74 episódios), ele estará na coleção do publico mais adulto.

O que é claro, irão mostrar para filhos e crianças próximas para se divertirem.

Seu conteúdo é tão despreocupante, que a partir do momento que você pega para ler o volume e embarca nas aventuras de Arale e seu humor, irá perceber que já está chegando ao final.

Uma leitura divertida, para ler no ônibus, na fila do banco, em um dia ensolarado… enfim, em qualquer lugar. Ótimo para tirar o estresse.

Caso queira comprar, clique nos links de lojas que o vendem (consulte disponibilidade):

Capitão Onigiri

Panini Mangás

Saraiva

Amazon

Submarino

Resultado de imagem para dr slump

 

Ficha técnica

 

Título originalDr. Slump

Autor: Akira Toriyama

Volume: 1 (de 18)

Número de páginas: 194

Demografia: Shounen

Gênero:  Comédia, Nonsense, Sci-fi, Aventura, Slice of Life

Faixa etária: livre

Preço: R$ 13, 90

Papel: Pisa brite

Editora: Panini Mangás

Tiago Alves de Oliveira
Colecionador de livros, mangás e HQs (algumas). Formação em andamento em Letras e Respectiva Literatura. Em um futuro não tão distante, formar a própria biblioteca.

O divertido Dr. Slump!

Login

Ainda não tem uma conta?
Registrar-se

Resetar Senha

Back to
Login

Registrar-se

Captcha!
Back to
Login
Choose A Format
Artigo
Escreva textos, incorpore vídeos e links