Remeke & Remaster: uma Reinvenção do Clássico
Olá Nerds…
Em todas as gerações de consoles, mas especialmente na 8ª geração onde vislumbramo muitos dos jogos “requentados”(aqueles que não são novas franquias e nem novos games), mas sim, jogos que se tornaram “best sellers” em gerações anteriores que por aclamação dos fãs ou falta de ideias das produtoras, acabam voltando a era atual para tentar aplacar os sedentos por jogos ou buscar um lugar ao sol com um ótimo trabalho de rejuvenescimento do jogo ou da franquia.
Para tudo isso que foi apresentado no parágrafo a cima, temos alguns termos de uso corriqueiro, Remake/Remaster, e é sobre isso que iremos discorrer.
Remaster
Definição
Remaster é o “ato ou efeito” de simplesmente adequar um game mais antigo as definições mais atuais de gráficos, isso vem acontecendo muito nas ultimas gerações de consoles.
PlayStation 2, GameCube, Xbox Classic e Nintendo Wii eram projetados para exibir seus gráficos em televisões de tubo, com resolução de 480i, porém, com o lançamento dos grandes consoles da 7ª geração que podiam ter uma definição gráfica melhor, em HD (720p e 1080p), houve o clamor dos fãs para adaptações dos games que rodavam em 480i para serem aplicados na melhores definições.
Destaques
É normal, no início de uma geração, jogos da geração anterior serem remasterizados:
The Last of Us Remastered
A Naughty Dog soube aperfeiçoar como ninguém o exclusivo do PlaySatation 3 que já era praticamente perfeito e trouxe um jogo rodando melhor em 1080p e 60 fps, além da envolvente expansão Left Behind inserida no pacote. O multiplayer também está presente para satisfazer os fãs de games competitivos mais estratégicos.
Dark Souls 2 HD
Dark Souls 2 HD traz mudanças significativas à jogabilidade, como a inteligência artificial refinada e um novo sistema de posicionamento de inimigos. O reinado de Drangleic foi reconstruído com desafios inéditos e aprimoramentos visuais relevantes, introduzindo texturas caprichadas em alta resolução, o que, apesar das mudanças além de gráficas, este ainda é um Remaster. Vale lembrar que Scholar of the First Sin roda em 1080p e 60 fps tanto no PC, como no Xbox One e no PlayStation 4.
Mario & Luigi Super Star Saga + Bowser’s Minions
A divertida e engraçada série de RPGs estreladas pelos irmãos Mario, Superstar Saga ganhou um Remake de altíssima qualidade para o Nintendo 3DS, com gráficos ainda mais bonitos e detalhados do que o jogo de 2003 para um dos melhores portáteis já vistos, o Game Boy Advance. Dentre as novidades, vemos o suporte a amiibos, com conteúdo adicional para desbloquear com as miniaturas da Nintendo, e também uma campanha inédita, focada nos lacaios do vilão Bowser.
Remake
Definição
Em jogos, de maneira sucinta e precisa, Remake é o ato de revitalizar ou recriar um jogo, ou seja, trazer o jogo de volta das “catacumbas do esquecimento” para a “luz da modernidade”, das novas ferramentes e novos modos de produção.
Por mais que algum jogo tenha sido fantástico a anos atras, com o passar das décadas o modo de se produzir, imaginar e até mesmo jogar um game vai sendo modificado e aprimorado e isso nos leva a pensar em como nosso jogo “A” de 20 anos atras ficaria com a tecnologia de hoje.
Destaques
De acordo com a evolução do mercado, muitos games marcaram história e por conta disso, viraram Remakes:
Space Raiders
Space Raiders ou Space Invaders: Invasion Day in Europe é um Remake da série original onde tentaram introduzir uma história e uma nova roupagem. Com um clima mais sombrio, Space Raiders saiu da velha roupagem de shmup convencional de nave e posicionou-se como um jogo de ação em terceira pessoa, onde controlamos personagens humanos em uma cidade destruída, com direito a Boss Battles, três personagens controláveis e com uma aceitação bem questionável.
Super Mario All-Stars
A “Big N”, em 1993 deu um luxuoso “mimo” para todos os nintendistas de plantão, Super Mario All-Stars traz Super Mario Bros 1, 2 e 3 mais o Super Mario Bros 2 Japonês (conhecido como The Lost Levels) do Nintendinho totalmente refeito e preparado para o Super Nintendo, explorando completamente o console. Todos os jogos tiveram gráficos, músicas, jogabilidade refeitos e remasterizado para os 16-bit, e a Nintendo foi além, lançou uma versão de Super Mario All-Stars que além dos 4 jogos ainda acrescentaram o Super Mario World na coleção.
Pac-Man Championship Edition DX
O saudoso Pac-Man também foi digno de um Remake, e um dos bons, tanto que recebeu nota máxima da IGN.
O game que já era acolhedor e extremamente divertido, tornou-se ainda melhor com o Remake que recebeu para Xbox 360 e PlayStation 3 la no final da 1ª década do ano 2000.
O jogo tornou-se frenético, mais rápido, colorido, vivido e desafiador, uma verdadeira amostra do que os programadores são capazes de fazer mesmo com um jogo considerado simples.
Não podemos nos esquecer, dos mais poderosos jogos recém “recriados”, como Crash e Spyro, a série Resident Evil, que hoje tem seu segundo game como maior destaque, porém outros games já ressurgiram das cinzas. Secret of Mana, Prince of Persia, Tomb Raider, Halo e tantos outros jogos não sitados, fazem parte de um ótimo e vasto mercado de games Remake/Remasters.
Ponto Final
Remakes e Remasters são um assunto polêmico, e os fãs do material original tendem a diversificar suas opiniões, a saber que, uns defendem a nova versão de seu jogo, no entanto outros se sentem ofendidos por tentativas supostamente pretensiosas de reaproveitar a qualidade de uma grande produção.
Estamos vivendo o início da nona geração de consoles, onde o Xbox Series e o PlayStation 5 tem utilizado este estilo de games para engrenar seus consoles, e o fantástico Nintendo Switch tem recebido duras críticas por conta dos muitos games reconstruídos, porém seja Remake ou Remaster, está tendência parace que não irá sumir nunca do mercado.
Qual a sua opinião?