“Sei que não sou um garoto de dez anos comum.”
August Pullman, também conhecido como Auggie, é um garotinho que nasceu com uma síndrome genética causando várias deformidades faciais. Desde o nascimento de Auggie a vida dos Pullman nunca mais foi a mesma, correndo de hospital a hospital para acompanhar as cirurgias dele e lhe dar a devida atenção.
O que acompanhamos no livro é uma nova etapa na vida de Auggie, que com seus dez anos está indo para a escola pela primeira vez, já que sempre fora educado em casa pela sua mãe.
Nessa sua nova fase ele se depara com muitos desafios a enfrentar, não sabendo como ser aceito por todas as crianças sendo tão “diferente” ou como mostrar que tem o mesmo potencial de todo mundo.
Vemos também o lado da família de Auggie, já que a narração do livro é dividida entre vários personagens. Conseguimos acompanhar como tudo mudou desde sua chegada, tanto na vida dos seus pais, quanto na de sua irmã Via, que apesar de amar o irmão se sente um pouco excluída nessa confusão toda, principalmente depois de começar o Ensino Médio.
Extraordinário é um livro incrível, que tem muito a ensinar. Ele nos mostra como pessoas podem ser malvadas pelo simples fato de se depararem com algo diferente e com toda a certeza do mundo, não tem outra palavra para descrever esse livro além de extraordinário.
E além do livro também temos o filme, que saiu no finalzinho do ano passado, estrelado por Julia Roberts (Uma Linda Mulher, e infinitos outros filmes excelentes), Owen Wilson (Marley & Eu) e Jacob Tremblay (O Quarto de Jack), ou seja, juntando atores excelentes, um enredo emocionante e um diretor ótimo, não tinha como o filme ser ruim.
Tanto o livro quanto o filme valem muito a pena.
E lembrem-se: “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
[wp-review id=””]