Kamala Harris e Veep – Audiência é elevada 350%
Kamala Harris e Veep – A ascenção da vice-presidente americana, Kamala Harris renovou o interesse do público pela série de comédia Veep, finalizada em 2019 e elevou sua audiência em 350% de acordo com dados da Luminate, uma empresa de dados de entretenimento que rastreia a audiência de streaming. Os espectadores assistiram a um total de 2,2 milhões de minutos da série na segunda-feira, em comparação com um dia antes, quando o programa obteve 486.000 minutos de visualização, mostram os dados do Luminate.
Além disso desde que a vice-presidente dos Estados Unidos foi anunciada oficialmente como candidata após a desistência do atual presidente Joe Biden da corrida pela Casa Branca, a série de comédia da HBO voltou a estar no centro de pesquisas e debates do público e memes e citações tomaram conta das redes.
Contando com 7 temporadas, o show era uma afiada paródia da vida política norte-americana, mostrando através de muito humor a rotina nada convencional da vice-presidente Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus). Popular a produção somou 68 indicações ao Emmy, tendo vencido 17, incluindo três prêmios de melhor série de comédia e seis prêmios consecutivos de melhor atriz para sua estrela principal.
O principal motivo pelo qual a série está sendo lembrada neste momento é que no final da segunda temporada, a vice-presidente Selina, descobre que o presidente não buscaria a reeleição. “Eu não estou saindo; o presidente está saindo”. “Eu vou concorrer. Eu vou concorrer à presidência.” Essas duas frases, é claro, se levaram a cena a ser amplamente compartilhada nas redes sociais nos últimos dias. (veja a cena abaixo)
No X (antigo Twitter) vários comentários ligando Harris a Veep puderam ser vistos, como: “O programa VEEP da HBO foi apenas um documentário filmado no passado sobre o futuro?” “Agora sabemos o que os roteiristas de Veep da HBO estavam fazendo durante a greve“. E não parou por aí, a própria MAX, serviço de streaming da HBO destacou o programa em sua plataforma, enquanto muitos cortes de cenas inundaram aplicativos.
Até mesmo o criador do show Armando Iannucci se pronunciou sobre o tema, primeiramente ao citar o tweet de uma usuária que dizia: “Vamos nos lembrar que #Veep já escreveu uma versão fictícia deste roteiro .. Kamala * herda* a presidência propriamente dita. Depois corre. O colégio eleitoral está empatado. A votação da casa está empatada. O que significa que o Senado tem que escolher o candidato do desempate. E isso acaba com … JD Vance como POTUS (Nb este é DRAMA…)” escreveu um fã.
Ao que Iannucci respondeu; “Não se esqueça que inventamos tudo isso, no entanto.” Iannucci ainda publicou uma imagem de Dreyfus e Biden fazendo uma caminhada lenta pela Casa Branca em um clipe do Jantar do Correspondente da Casa Branca de 2014.
Por fim, Iannucci diz que vê a vice-presidente Meyer em seu programa muito mais parecida com o candidato Donald Trump e que realmente espera que as pessoas não pensem que ele baseou Selina na futura candidata democrata à presidência.
Vale ressaltar que a própria Kamala Harris já deixou claro em ocasiões anteriores ser fã do programa que foi ao ar de 2012 a 2019, embora não se saiba quais as suas opiniões sobre a comparação com a personagem de Louis-Dreyfus, onde criticas acidas aos bastidores da política eram constantes. Selina sonhava em ser presidente, mas passou todas as temporadas da série sem conseguir alcançar o objetivo, mesmo que o final da série tenha tido uma grata surpresa em relação a isso.
Apesar de tecer criticas fortes, nenhum presidente que ocupo a Casa Branca depois de Ronald Reagan foi citado diretamente e partidos políticos do país nunca foram mencionados.
Qual a sua opinião?