A Nintendo divulgou uma imagem da boxart de Super Mario Odyssey durante a E3 em junho, mas desde então, ela foi atualizada.
A nova boxart vem com apenas uma mudança: a imagem de Mario usando um sombrero foi substituída por outra do personagem nadando.
Essa é a boxart original:
E essa é a nova:
Será uma mudança apenas cosmética ou há algo mais por trás disso?
Será que a Nintendo tomou essa decisão devido as acusações de racismo e apropriação cultural que o jogo recebeu durante a E3?
O site HeatStreet publicou uma postagem no dia 13 de junho, onde o autor se dizia “enojado” pela atitude da Nintendo em colocar Mario usando um poncho e um sombrero, tipicamente mexicanos, no novo jogo.
O site acusa o jogo de ser um “simulador de racismo”, pois rouba e banaliza uma “rica herança cultural mexicana”, em um jogo onde Mario “faz o papel do colonialista, drenando a terra de seus recursos (moedas e estrelas) enquanto pisa em seus habitantes nativos até a morte.”
A postagem chega ao extremo de chamar Shigeru Miyamoto de “Hitler literário” ao se referir à insistência de Miyamoto em manter Mario no papel de sempre, resgatando a princesa do perigo, o que seria retrógrado e exageradamente patriarcal, e sugere que a Nintendo cancele o jogo e reinicie o projeto do zero, contratando o autor do artigo como “Supervisor de Correção Política”.
Alguns canais do YouTube, como o AlphaOmegaSin e o 8-Bit Eric, postaram vídeos comentando essas acusações, que também foram debatidas nos fóruns da IGN e GameFaqs, e em alguns sites, como o N4G.
Rebbeca C-Palacios, da Ubisoft de Montreal, fez a postagem abaixo no Twitter, dizendo que “Seria legal se usássemos esse estereótipo menos”, e recebeu diversas críticas, começando pelos comentários de um mexicano, que pediu a ela que não tentasse falar por eles, e afirmou que seus compatriotas “adoram ver essas coisas” e que eles gostam de ver “sua cultura representada na mídia”.
Procurando pelo Twitter de ambos, não consegui encontrar a postagem, nem a resposta. Encontrei apenas essa imagem disponibilizada acima em alguns sites pela internet.
Um usuário do Reedit, que se identifica como AguirreMA fez o seguinte comentário:
A Nintendo não se pronunciou ainda a respeito.
O que vocês acham? A boxart foi mudada por motivos estéticos ou as acusações de racismo e apropriação cultural tiveram algo a ver com isso?
Qual a sua opinião?