Após o hiato causado pela pandemia – e a realização de uma versão online nesse intervalo-, a ComicCon RS retorna ao seu formato presencial e em novo local. A Universidade La Salle Canoas abre as portas para receber a décima edição do evento, que acontece nos dias 03 e 04 de Setembro.

E na programação, nomes gaúchos e nacionais estão confirmados. Um dos destaques é Vitor Cafaggi, autor das graphic novels da Turma da Mônica e que lança agora sua nova adaptação, Franjinha: Contato. Ele estará acompanhado do mineiro Max Andrade, autor de mangás, webcomics e mais novo reforço da coleção Graphic MSP com sua releitura do Anjinho, e também de Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções.
Carlos Ruas, criador do fenômeno de humor da internet Um Sábado Qualquer e da série de tirinhas Cães e Gatos, também integra a lista de convidados. Para os fãs de super-heróis, a CCRS 2022 contará com a presença de Lucas Werneck, artista brasileiro da Marvel que é o atual responsável pela arte do título X-Men Imortal. O evento ainda contará com nomes como Cecília Marins, paulista que assina a arte do documentário Emicida: AmarElo.
Entre os gaúchos, Rafael Fritzen, responsável pelas tirinhas Ângulo de Vista, estará no evento. Já Cris Peter e Gustavo Borges serão os homenageados deste ano por seus feitos de alcance nacional e internacional, entre eles, Pétalas, que foi indicado ao prêmio Eisner de 2019. Vale destacar, ainda, um bate-papo da Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) sobre a resistência dos cartunistas gaúchos e a democracia, que reunirá Santiago, Edgar Vasquez, Rodinério da Rosa, Rafael Corrêa e Lu Vieira.
Além da programação no palco com estes e outros convidados, a convenção vai tomar conta da Universidade La Salle com um Artists Alley de tamanho recorde formado por mais de 80 artistas dentre eles estarão artistas da UCQ Editora, Blue Comics (representando Pernambuco) e do Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ), e mais, estandes de lojas geeks, sessões de autógrafos, food trucks, apresentações de K-pop, desfiles cosplay, salas temáticas de Star Wars e Harry Porter, e até os populares espaços “instagramavéis” com temas como Stranger Things e O Estranho Mundo de Jack.
Essa é aprimera edição presencial do evento desde o inicio da pandemia da covid-19. Após um duro período de reclusão, os artistas terão novamente a oportuidade de expor seus trabalhos em um local aberto e ter contato com o público.
Programação completa da CCRS pode ser conferida no site do evento.
Qual a sua opinião?