Adaptação série Alan Wake e Control – Após anos de espera, tanto os jogos Alan Wake quanto o spinoff Control estão sendo adaptados para filmes, TV e outros formatos audiovisuais pela Annapurna, produtora responsável pela adaptação do game Stray.
Na Remedy, nosso foco principal continua sendo o que fazemos de melhor — criar videogames que definem a indústria e que nos renderam reconhecimento global”, diz uma declaração do CEO da Remedy Entertainment, Tero Virtala. “Agora, é o momento certo para expandir o alcance das amadas franquias da Remedy para um público global ainda maior por meio de filmes, televisão e muito mais. Na Annapurna, encontramos um parceiro excepcional que compartilha nossa ambição e paixão por narrativas envolventes. Estamos animados para vê-los dar vida aos universos e personagens que criamos em novas mídias, graças a este acordo exclusivo.
Adaptação Alan Wake e Control filme
Jogos ganham adaptações depois de vários anos
O estúdio de jogos Remedy lançou o jogo de sobrevivência de terror Alan Wake em 2010 com uma história sobre o romancista titular que busca resolver o misterioso desaparecimento de sua esposa durante as férias e descobrir por que os personagens de suas obras literárias estão saindo das páginas para persegui-lo na vida real. O título ganhou um status de cult ao longo dos anos.
A Remedy então lançou Control em 2019, sobre Jesse Faden, o recém-nomeada diretora do Federal Bureau of Control, uma organização secreta do governo que monitora atividades sobrenaturais. Armada com habilidades telecinéticas, Jesse investiga a sede do Bureau quando ela é tomada por uma força malévola. Control revelou-se um spinoff secreto de Alan Wake, antes que a Remedy lançasse uma sequência formal, Alan Wake II, em 2023.
Todos os jogos agora são chamados de parte do Remedy Connected Universe, que agora continuará com Control 2. Como parte do novo acordo, Annapurna também coproduzirá e cofinanciará o novo jogo.
Iniciativa não é a primeira tentativa de adaptar Alan Wake
Esse desenvolvimento vem anos depois que uma série de TV de Alan Wake foi anunciada para a AMC em 2018. Durante uma entrevista com a EW enquanto promovia Alan Wake II em 2023, Sam Lake, um criador por trás dos jogos, disse sobre a adaptação: “Toda essa coisa da greve parou tudo”, referindo-se às greves de atores e roteiristas de Hollywood. “Foi um longo, longo caminho e, realmente, infelizmente, não tenho nada no momento para acrescentar às notícias de que, sim, tem sido muito lento. Mas definitivamente temos muito interesse nisso e agora estamos nos concentrando na parte do jogo.”
Para o anúncio de quinta-feira, Hector Sanchez, presidente de Interactive and New Media na Annapurna, disse: “Este acordo com a Remedy não é apenas sobre adaptar grandes jogos — é sobre abrir novos caminhos em como as empresas podem colaborar. Ao apoiar o movimento da Remedy em direção à autopublicação, estamos colocando nossa fé em sua visão. Sabemos por experiência que a Remedy é uma parceira de desenvolvimento de jogos de primeira classe, e estamos animados para compartilhar seu trabalho com um público ainda maior, trazendo os universos de Control e Alan Wake para o cinema, televisão e além.”
“A maneira como contamos histórias está mudando”, disse a CEO da Annapurna, Megan Ellison, em uma declaração. “Hoje, as pessoas se apaixonam por personagens e universos, não por formatos, e estamos animados para alavancar as narrativas amadas e imersivas da Remedy nessas novas mídias.” – Adaptação série Alan Wake e Control.
Qual a sua opinião?