Nintendo Switch, 4 Anos de um Monstro
0
Advertisement
Nintendo Switch, 4 Anos de um Monstro

Olá Nerds..

Nintendo sempre foi uma empresa muito sólida em seus desenvolvimentos, buscando ter produtos notáveis e competitivos em meio ao mercado de consoles, porém, para muitos, após o Super Nintendo, a Big N, entrou por caminhos obscuros que fizeram seus produtos serem questionados.

Resultado de imagem para nintendo

Advertisement

Após alguns sucessos e outros tropeços, com o lançamento do Nintendo Wii, a Nintendo implanta realmente uma ideia diferenciada em seus consoles; a prioridade em seus produtos seria a diversão e a inovação, não somente gráficos e “poderio bélico”, e sempre apostando em seus exclusivos.

Com esta implementação, em 03 de Março de 2017, a Nintendo lança seu atual console, o primeiro da 9ª geração, o Nintendo Switch, o antigo Nintendo NX. Este seria um console híbrido, sendo meio portátil e meio console de mesa, e isso fez muitos dos gamers “torcerem o nariz” e gerou uma imensa desconfiança no mercado, isso por conta da imensa novidade e do fracasso do Nintendo Wii U.

Resultado de imagem para nintendo

Conceito

Switch teve seu trailer de divulgação publicado em 20 de Outubro de 2016, confirmando os rumores de que seria um console híbrido e demonstrando a funcionalidade do Dock e dos Joy-Con, mostrando como os controles se encaixariam ao tablet e como seria o funcionamento do console conectado ao seu dock.

No dia 13 de Janeiro de 2017, a Nintendo em uma transmissão mundial e ao vivo, fez a apresentação oficial do Nintendo Switch, onde foram apresentadas novas funcionalidades e houve um complemento aprofundado no que tinha sido mostrado no trailer, incluindo os jogos que seriam lançados, e mais informações sobre data de lançamento, preço e apoio de third parties.

Resultado de imagem para nintendo swith third party

O principal conceito do console é a facilidade de jogar em qualquer lugar e com mais pessoas, uma ideia de Party Play, com certa semelhança ao Wii começou a ser desenvolvida, bem como, os jogos singles, exclusivos da Nintendo, e games portados das plataformas concorrentes; tudo isso aplicado as peculiaridades e diferenças do Switch quando comparado ao PlayStation 4 e ao Xbox One.

A primeira vista, comparado com a concorrência, o novo console era brincadeira de criança, e alguns problemas nos primeiros lotes, fizeram com que o consoles fosse desdenhado por alguns, porém, em pouco tempo as coisas mudaram e os conceitos da Nintendo foram bem entendidos, tanto pelos desenvolvedores quanto pelo público, a prova disso é que, o Nintendo Switch conseguiu vender mais de 1,5 milhões de unidades apenas na primeira semana, tendo um início comercial muito melhor que o do Wii U e até mesmo do Nintendo 3DS.

Hardware

Em Hardware, comparado com seus concorrentes em seu lançamento, o Switch era inferior, porém sua versatilidade foi o que mais chamou a atenção, uma bela aplicação de hardware é o que faz o console ter suas grandes qualidades.

Tela e Resolução

Segundo a empresa, o videogame rodaria games em 720p (HD) quando estiver no modo portátil, na tela de 6.2” touchscreen, e alcançaria a resolução de 1080p (Full HD) quando estiver ligado na TV.

Quando conectado ao Dock que liga o videogame na TV, além de rodar os games em Full HD, o Switch também reproduz áudio digital em formato 5.1. No modo tablet, o videogame reproduz o som em estéreo por dois alto falantes.

Resultado de imagem para nintendo switch hardware

No anúncio do videogame, a empresa informou que a duração da bateria no modo portátil vai variar de jogo para jogo, ficando entre 2 e 6 horas. A bateria poderia ser carregada por meio de uma entrada USB Tipo-C.

Processamento

Switch utiliza um processador integrado da família Tegra, desenvolvido em parceria com a Nvidia, baseado na mesma arquitetura dos avançados processadores gráficos da linha Nvidia GeForce, comuns em computadores PCs, com API customizada conhecida como “MVN“, buscando aprimorar e disseminar fluidez e jogabilidade para as massas.

Resultado de imagem para nintendo switch hardware

O chipset Nvidia é o principal elemento para disponibilizar aos jogadores nível de performance similar ao desempenho de jogos em PC, para obter alta performance com baixo consumo de energia para o Switch. Rumores anteriores ao lançamento, não confirmados tanto pela Nintendo quanto Nvidia, especularam que o SoC (System on Chip) seria um Nvidia Tegra X1 SoC com 4 CPUs ARM Cortex-A57 e 4 CPUs ARM Cortex-A53 trabalhando junto aos 256 núcleos baseados na tecnologia CUDA Maxwell. Os núcleos da CPU trabalham a 1.020 GHz, conforme revelado pela DigitalFoundry. Os cores da GPU variam de velocidade entre 768Mhz e 307,2Mhz dependendo da operação do console. Os núcleos da GPU podem operar a até 921Mhz e 420Mhz, respectivamente.

Números

Switch tornou-se uma bela realidade, em Janeiro de 2019, ele fez o impensável, ultrapassou o número de vendas do Super Nintendo, sendo que, o console de 16 Bits vendeu 49,1 milhões de unidades, e o Switch, já passou os 80 milhões, passando, em Fevereiro de 2021, os maravilhosa número do Nintendo 3ds

Com 7 milhões de unidades vendidas em Dezembro de 2020, os americanos auxiliaram muito o console a crescer e ser reconhecido como o videogame mais vendido de 2020, sem mencionar o números assombrosos da Europa e Japão.

Ponto Final

O “Switão da Massa” conquistou muito o público e superou as expectativas, mesmo com alguns problemas de hardware, nosso amado console tem recebido títulos fantásticos, exclusivos e especialmente no mercado Indie e Retrô e mesmo em meio a uma nova geração de consoles, recordes vem sendo batidos por este pequeno monstro da Nintendo, deixando o Series e o PS5 distante em termos de vendas totais.

Resultado de imagem para nintendo

Para nós brasileiros, o alto valor dos games é um ponto problemático, o que leva a procura de games usados e Indies digitais, porém, assim como o sucesso do PlayStation 2

Advertisement
 e do Xbox 360, o Nintendo Switch tem sido muito explorado por Hackers de sistema, tentando fazer com que o console tenha um maior custo beneficio em relação a seus jogos, e a nós, nos resta esperar o que o futuro trará a este fascinante console e quais as inovações e lançamentos a Nintendo trará para seu grandioso público.

Advertisement


Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Galáxia Nerd nas redes sociais para ficar por dentro do Universo Nerd  – Facebook, TwitterInstagram


Confira o nosso programa "Galáxia Nerd"


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
2
Gostei
Uau Uau
2
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes