10 curiosidades sobre Superman
0

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje no 10 curiosidades falaremos daquele que é considerado por muitos o maior super-herói de todos os tempos: o Superman! Bora conhecer mais sobre o escoteiro que usa capa e cueca por cima da calça? então bora!

Advertisement

1- O PAI DE TODOS

Superman é o primeiro super-herói criado. Na época já existiam historias em quadrinhos com semideuses e vigilantes mascarados, mas o personagem foi o primeiro a unir duas características: usar um uniforme (e consequentemente ter uma identidade secreta) e ter superpoderes, antes dele a maioria dos personagens das histórias em quadrinhos eram caras fantasiados ou não, mas que não tinham poderes tais como Conan, Fantasma, Flash Gordon entre outros. Foi o Super que começou essa onda dos “supers”!

Imagem relacionada
A clássica capa de Action Comics nº1 com a estreia do Superman!

2- O SUPER MALVADÃO!

O Superman foi criado em 1938 pelo estadunidense Jerry Siegel em parceria com o canadense Joe Shuster. O personagem foi criado com base num conto de Siegel chamado The Reign of Superman, escrito em 1933.

Siegel e Shuster: os pais do Superman!

O Superman do conto de 1933 era, na verdade, um vilão com superpoderes, como dominar a mente das pessoas. A sua intenção era conquistar a Terra. Detalhe: Superman era careca.

O Superman original!

 3-  ESCOTEIRO BONZINHO É A MÃE!

Quando apareceu pela primeira vez, a personalidade do Superman era totalmente oposta a esse escoteiro bonzinho cheio de senso de moral e justiça que estamos acostumados: ele era um cara muito invocado que intimidava os bandidos com ameaças e batia neles sem pensar duas vezes.  Algumas pessoas brincam que esse Superman serviu de inspiração para o Superman depressivo dos filmes do Zack Snyder. Esse Superman original é tão controverso e inusitado que foi criada uma pagina no Facebook chamada “Superman da Era de Ouro” que faz piadas com as atitudes nada politicamente corretas do personagem.

A imagem pode conter: texto
Sem comentários…

4-  NÃO TÃO SUPER ASSIM

Outro fato sobre a primeira versão do Superman é que seus poderes eram um pouco diferentes: ele tinha a super força mas não era invulnerável, tanto que balas não o feriam mas a explosão de uma granada o machucava. Outra diferença é que ele não voava, em vez disso podia dar grandes saltos de até 4000 metros!  Com o passar das historias, os roteiristas foram acrescentando e aumentando seus poderes até chegar no que conhecemos hoje.

Resultado de imagem para action comics 1 superman jump
Super-jump!

5-  SUPERMAN NAS ONDAS DO RÁDIO

A DC percebeu que o Superman estava fazendo muito sucesso nos quadrinhos e resolveu trabalhar com ele em outras mídias. Um exemplo foi o programa de rádio chamado The Adventures of Superman transmitido duas vezes por semana. O programa fez muito sucesso e contribuiu para a construção do universo do Superman pois vários elementos que hoje em dia são marcas do personagem foram citados pela primeira vez nesse programa e posteriormente incorporados aos quadrinhos como por exemplo o nome do jornal Planeta Diário (que antes era chamado de Estrela Diária), o nome do dono do jornal Perry White (antes ele era chamado George Taylor) e principalmente a Kryptonita, a pedra que deixa o Superman mais fraco e vulnerável. O programa de rádio durou 11 anos, ficando no ar de 1940 até 1951!

Resultado de imagem para superman radio show

Rádio Kripton FM!

6-  KRYPTONITA A MILANESA

Na revista Superman 233 lançada em 1971, cientistas fazem experimentos utilizando a Kryptonita, porem o experimento dá errado e ocorre uma explosão atômica que transforma toda a Kryptonita da Terra em ferro. Numa cena bem inusitada, para provar que a pedra não o enfraquece mais, o Superman come uma pedra de Kryptonita (oi?) e ainda solta uma piadinha dizendo que ela ficaria melhor com uma pitada de sal.

Essa história funcionou como um protesto a banalização da Kryptonita pois os roteiristas anteriores abusaram criando várias versões da pedra com cores diferentes (vermelha, roxa, preta, azul, dourada, lilás, prateada…) e efeitos diferentes. Era uma salada!

Imagem relacionada
Vai uma Kriptonita aí?

7-  A SUPER PUBERDADE

Após a mega-saga Crise nas Infinitas Terras, a DC promoveu um reboot de seu universo e recontou a origem dos seus principais heróis. Coube ao roteirista John Byrne contar a nova origem do Superman e uma das principais mudanças que ele promoveu foi que os poderes do Superman só começaram a se manifestar quando Clark Kent chegou a adolescência, então o que tinha sido contado antes de que desde bebê Clark manifestava seus poderes não valia mais. Se pensarmos bem, a decisão de Byrne foi boa, pois imaginem um bebê com super-força? Numa brincadeira inocente de abraçar ou quando ele estivesse bravo poderia até matar os pais!

Resultado de imagem para baby clark kent action comics
O bebê Clark tocando o terror no berçário!

8- UMA SEREIA EM MINHA VIDA

Antes de começar a namorar com Lois Lane, Clark Kent teve outras namoradas e uma delas se chamava Lori Lemaris. Eles namoraram na época em que Clark estava na faculdade. O detalhe sobre Lori é que ela é uma sereia!!! Lori tinha a habilidade de se transformar em humana se estivesse em um ambiente seco e voltava a ser sereia quando molhada (semelhante a personagem principal do filme Splash: Uma Sereia em Minha Vida). Ela chegou a retornar a vida de Clark quando este já estava morando com Lois e apesar da desconfiança da repórter, Clark deixa que Lori more por um período com eles. Lori tenta seduzir Clark com seus encantos de sereia, mas o amor de Clark por Lois fala mais alto e ele resiste as investidas da sereia. Lori pede desculpas e vai embora.  Um detalhe interessante é que o nome Lori Lemaris possui a aliteração com duas letras “L” comum em personagens ligados ao Superman como por exemplo Lois Lane, Lana Lang, Lex Luthor e etc…

O Super e a sereia!

9-  O “ULTIMO” FILHO DE KRYPTON

Outra coisa que o reboot de Byrne tratou de arrumar foi o fato do Superman ser realmente o ultimo sobrevivente de Krypton. Nas histórias pré-Crise começaram a aparecer dezenas de personagens originários do planeta como o Superboy, Supergirl, General Zod, o povo da cidade de Kandor, e Byrne estabeleceu que o único Kryptoniano vivo no novo universo DC pós-Crise era o Superman. A decisão de Byrne mais uma vez foi acertada pois ele também apagou os super-animais. Sim, no universo pré-Crise, além de Krypto, o Supercão, tínhamos Beppo o Supermacaco, Streaky o Supergato e Cometa o Supercavalo… sério! Tínhamos praticamente um Super Zoológico! esses personagens foram sendo inseridos novamente aos poucos, menos os Super-animais (somente Krypto voltou em algumas aventuras).

Imagem relacionada
A Liga do Zoológico!

10- COM A BENÇÃO DO PAI

Em 1996, a DC promoveu o casamento de Clark e Lois na revista especial Superman: The Wedding Album que contava com cinco roteiristas e trinta desenhistas diferentes!  Um detalhe muito bacana é que o pastor que realiza a cerimonia tem o rosto de Jerry Siegel, um dos criadores do Superman! Infelizmente Siegel faleceu nesse mesmo ano, mas foi muita bonita essa ultima homenagem ainda em vida para um dos pais do Superman.

O casamento de Lois e Clark!

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas curiosidades sobre o Superman!

Até a próxima e para o alto e avante!!!

Resultado de imagem para superman voando

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
6
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes