Beat'em Ups, muito mais do que clássicos
0
Beat’em Ups, muito mais do que clássicos

Olá Nerds…

Dentre tantos estilos e gêneros de nosso amados videogames; Beat’em Ups, Brawlers ou para os íntimos e viciados, “joguinho de andar e bater”, é um gênero gamer que ganhou muito espaço no fim doas anos 80 e nos anos 90. Mas não confunda esse gênero, como o estilo de jogos de plataforma, já que, normalmente, os Beat’em Ups possuem profundidade em seus cenários, possibilitando assim, a melhor mobilidade na tela, mais ações e mais inimigos.

A característica citada acima é aplicada de modo primoroso hoje, graças as muitas ferramentas que todo produtor de games possuí a seu dispor, mas, nos primeiros games deste estilo, não havia profundidade na tela. Games como Kung Fu Master, de 1984, da Irem; Alteread Beast e The Revenge of Shinobi, não possuem profundidade, porém, são Brawlers.

Advertisement

O game Renegade, lançado para os fliperamas em 1986 pela Technos Japan e distribuído pela Titos, foi um dos primeiros a trazer as novas características, possibilitando o jogador a mover-se para cima e para baixo e não só na horizontal. Também aplicou a utilização de 3 botões para estes games e introduziu um Boss no final de cada fase, assim como vemos hoje…ou quase isso.

Os Inesquecíveis

O universo dos Beat’em Ups é deveras vasto, porém, ao longo de todos estes anos, alguns sempre estarão na memória de todo player e sempre estão rodando dos antigos consoles ou emuladores por ai.

Double Dragon


Pode se dizer que Double Dragon foi o começo de tudo e foi o jogo que começou a revolução dos games em Beat ’em Ups, foi o primeiro jogo que dispunha do co-op e, além de emblemático, Double Dragon fortaleceu a via dos jogos de “briga de rua”.

O game foi baseado na vida de Bruce Lee e em seu ultimo filme, de 1973, “Operação Dragão“, com o enredo adaptado para as lutas de nossos protagonistas Billy e Jimmy Lee.

Golden Axe


Pegando carona com o sucesso de “Conan, o Bárbaro”, a Sega acertou uma ótima tacada ao trazer personagens que podiam soltar magias para aniquilar os inimigos. Montarias, espadas, arcos, machados, itens de cura e muita pancadaria nos deram uma sensação única, sem falar  no clima medieval que dava a atmosfera de uma grande aventura de RPG ao melhor estilo Dungeons & Dragons.

Sega apresenta vídeo com retrospectiva de Golden Axe, uma de suas franquias mais conhecidas

Captain Comando


Um grande clássico que se destacou muito no Super Nintendo; sua inspiração é derivada das fantásticas e numerosas séries de Tv e quadrinhos de Ficção Científica dos anos 90.

A pancadaria comia solta com os ótimos e únicos personagens, fases enormes, muitos inimigos, especiais, socos, chutes, tudo bem equilibrando, fazendo com que mesmo com as dificuldades, o player sentisse um profundo prazer em passar horas, dias ou até mesmo semanas jogando CAPtain COMando da CAPCOM, no modo solo ou com algum parceiro.

Streets of Rage


Com uma jogabilidade formidável, gráficos inesquecíveis e uma trilha sonora marcante, o primeiro jogo de Streets of Rage marcou os Beat’em Ups para sempre, conquistou uma legião avassaladora de enlouquecidos fãs, fazendo a Sega fazer mais 2 jogos para a franquia e em 2019, ser criado um quarto título para série, fazendo a alegria dos OldGamers de plantão.

Análise Retro Game] - Streets Of Rage 2 - Mega Drive

Este é o clássico e um dos mais lembrados “briga de rua”, onde as lutas ocorrem na cidade, em diferentes telas e com diferentes inimigos, tendo uma imersão singular em todos os quesitos do jogo, fazendo ainda hoje, este game ser muito apreciado e jogado pelos Streamers mundo a fora.

Mighty Morph Power Rangers: The Movie


A franquia Power Rangers por si só dispensa qualquer tipo de comentários, porém, Mighty Morph Power Rangers: The Movie, foi um título diferenciado para os cinemas e para os videogames. Lançado em 1995 para uma séries de consoles da época, este game não era tão bom, porém, sua temática era atrativa e divertida, acolhendo todos os fãs da séries.

Mighty Morphin Power Rangers: The Movie [Super Nintendo] - YouTube

Neste belíssimo título da Bandai, o player iniciava sua aventura em forma de humanos normais, lutando contra bonecos; a cada embate vencido, era possível coletar energia, e com ela morfar (o que era um espetáculo a parte), fazendo assim, o personagem ficar mais forte para avançar no objetivo.

Teeenage Mutant Ninja IV: Turtles in Time


As tartarugas ganharam fama nos videogames com esse fantástico título lançado pela Konami nos fliperamas. Este game marcou várias gerações e até hoje é visto como um dos melhores Beat’em Ups de todos os tempos.

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time - SNES - Alvanista

Em 1992, “Turtles in Time” recebia sua primeira adaptação para o Super Nintendo, a Konami fez um trabalho invejável , mantendo o game mais próximo o possível da sua versão arcade e conquistando ainda mais fãs. Atravessando cenários incríveis com as tartarugas mais divertidas das Tvs e dos consoles, o player deveria viajar no tempo e lutar contra muitos ninjas malignos, visando destruir o mal eminente.

Ponto Final

Os Beat’em Ups, ainda estão vivos em nosso corações, todavia, já não fazem mais tanto sucesso quanto antes. O estilo do universo dos games em geral, mudou muito, e nem mesmo os player mais fanáticos apreciam como antes uma bela jogatina dos novos título de briga de rua, sendo assim, é mais viável relembrar o passado.

Sabendo do amor que os Nintendistas tem por estes games, alguns ótimos títulos que fizeram história na “mãe Nintendo” como; Final Fight, Captain Commando, The King of Dragons, Knights of the Round, Warriors of Fate, Armored Warriors e Battle Circuit, clássicos do gênero Beat ’em Up, foram lançados para o Nintendo Switch em 18 de Setembro de 2018 na coletânea Capcom Beat ’em Up Bundle, fazendo assim, a chama deste gênero de jogos arder ainda mais nos corações dos OldGamers.

 

Advertisement
Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Galáxia Nerd nas redes sociais para ficar por dentro do Universo Nerd  – Facebook, TwitterInstagram.

Confira o nosso programa "Galáxia Nerd"


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
2
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes