
Consoles: Atari Jaguar
Olá Nerds, vamos conversar?
O universo dos consoles é magnífico, e de tempos em tempos, novas máquinas surgem, prometendo inovações, melhorias e novidades; buscando atrair gamers e aqueles que ainda não entraram na “órbita deste belo universo”, e assim, muitas desenvolvedoras dão o seu melhor para lucrar seus milhões e buscar um “lugar ao sol”, assim como a Atari, com seu console Atari Jaguar.
Já ouviu falar?
A fusão da Atari com Flare Technology resultou em uma desenvolvedora de nome Flare II, esta, foi a empresa responsável pelo desenvolvimento do console. O Atari Jaguar foi um consoles da quinta geração, porém, concorrente dos consoles da geração passada, Super Nintendo e do Mega Drive, porém, diferente de seus concorrente que eram videogames de 16 bits, a máquina da Atari era de 64 Bits, algo bem superior e interessante, porém, com baixo investimento do investidor (IBM) e com qualidade inferidor aos seus concorrentes diretos da quinta geração, o marketing deste console teve foco em seu valor.
Com o slogan, “faça as contas” (do the math), o console, em seu lançamento em Nova York, em 1993, era vendido por U$249,99, um valor bom, que possibilitaria um lucro, visto que ele recebeu um investimento de menos de 500 milhões de dólares. Nas férias de 1993, o console teve boas vendas, superando o 3DO, porém a alegria durou pouco, e em 1994, seu declínio era assustador.
Devido a dificuldade dos desenvolvedores com o software e com o complicado controle de 15 botões, o consoles teve uma biblioteca ínfima de games, com alguns jogos interessantes, porém, nada de novo ou exclusivo que realmente chamasse a atenção, sendo assim, em 1995, a produção do console chegou ao fim.
“Desde o lançamento do Jaguar em 1993 até o final de 1995, a Atari vendeu aproximadamente 125 mil unidades do Jaguar. Em 31 de dezembro de 1995, Atari tinha aproximadamente 100 mil unidades do Jaguar em estoque.”
Jogos
Apesar de ter uma biblioteca com pouco mais de 115 jogos, alguns se destacaram e ajudaram o console em suas não muitas vendas:
Alien vs. Predator
Um jogo FPS, onde é possível controlar um Alien, Predator ou um Marine (humano). Cada um dos três personagens possui um modo de jogo totalmente diferente, com armas, fases e inimigos próprios. Acompanhava o jogo três labels para serem usados no controle do Jaguar, demonstrando os movimentos de cada personagem. A jogabilidade é excelente, bem como o gráfico e o som, que juntos, transmitem uma atmosfera horrorizante ao jogador e adentra a realidade de cada um dos três personagens.
Tempest 2000
Considerado um dos melhores games do Jaguar, este Shmup com gráfico em 3D, similar a Star Fox de SNES, se destaca por sua jogabilidade. Possui longas fases onde o jogador move a nave em um vetor na tela e por este surgem inimigos e itens. Sua trilha sonora é excelente e destaca o universo futurista do jogo.
Atari-Karts
Desenvolvido pela Miracle Designs e distribuída pela Atari, este game é o que parece, uma cópia de Mario Kart, seguindo de maneira fiel a estrutura do game da Nintendo, mas com personagens da Atari, entretanto, as críticas ficaram em torno da ausência de power-ups e armas, tornando o jogo entediante, já que a única maneira de atacar o adversário era usando um item que invertia os botões no controle do outro jogador, um tanto inútil contra os adversários controlados pelo computador.
Ponto Final
Nos dias atuais, o Atari Jaguar e seus games são itens de colecionadores, com valores altos, sendo próximos a R$ 2.500, valores superiores aos consoles da atual geração, com jogos com valores bem salgados também. Porém, mesmo que o game tenha “morrido cedo”, hoje com o surto dos games retrô, o console, assim como tantos outros menos famosos em sua geração, faz sucesso e inveja por onde passa.