TCG: Do Físico para o Digital
0

Olá Nerds…

Todo bom Nerd já teve algum contato com os jogos de cartas envolvendo monstros, magias, armadilha e estratégias (TCG), o game é praticamente um RPG modificado para o dinamismo do jogo de cartas, no geral a comunidade conhece as “cartinhas” como Trading Card Games, mas também existem outro nomes para tais artefatos colecionáveis que tem feito história em meio aos gamers, nerds e geeks.

Do que se trata?

Os TCG são cartas colecionáveis que podem ser utilizadas em jogos específicos de acordo com a coleção em questão. As partidas normalmente são em turnos, similares a RPGs; cada TCG tem um conjunto de regras próprias, estas que definem o objetivo dos jogadores, os tipos de cartas nele existentes, e a forma como elas interagem. Cada carta representa um elemento do jogo e tem uma caixa de texto que explica seu efeito durante a partida, onde cada um dos jogadores pode tomar suas ações visando vencer seu oponente. Os mais populares são Magic The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi_Oh!, porém, o primeiro jogo a apresentar os conceitos de construção de baralho foi o The Base Ball Card Game, criado pela empresa americana The Allegheny Card Co. e registrado em 4 de Abril de 1904, e é claro, com a explosão dos videogames, não demorou muito para que os TCG virassem games digitais.

Advertisement

TCG nos consoles

Os TCGs nos consoles são caracterizados como jogos de estratégia de modo geral, os games tentam espelhar de modo mais similar possível o “carteado” físico, sempre com o quesito gráfico, que quando bem explorados podem dar cartas mais “vivas”, belas, coloridas e até mesmo com uma bela animação digital ao Card.

Alguns dos games tem como opção digitalizar o baralho físico e utilizar no game, fazendo com que as estratégias empregadas nos tabuleiros, possam ser vivenciadas nos jogos online e offline.

TCG offline, normalmente seguem uma história básica onde o player apenas deve colecionar seus Cards e buscar melhorar seu estilo de jogos para vencer os oponentes e o BOSS final. Já os TCG online tem uma história que mais é utilizada como tutorial para que o jogador possa utilizar as estratégias básicas para melhorar seus baralho e vencer outros jogadores mundo a fora.

Destaques atuais

Ainda hoje, no ano de 2020, os TCG são muito famosos e ano após ano, mais franquias deste jogos digitais tem conquistado seu espaço no universo gamer.

MTG Arena


Magic: The Gathering já teve vários jogos digitais, alguns até mesmo com lançamentos anuais, porém MTG Arena é a melhoria aplicada de todos os jogos anteriores. O game possui inúmeras qualidades, mas as atualizações frequentes e a aplicação dos tabuleiro para o game digital, dão muita força ao jogo. O game é fantástico, dinâmico, com cartas reais, utilizando todas as bases do aclamado jogo de cartas e é totalmente online.

Hearthstone


Lançado em 2014 pela BlizzardHearthstone: Heroes of Warcraft é o primeiro jogo da empresa gratuito e também o primeiro a ser lançado para plataformas móveis. Em Hearthstone, jogadores constroem decks de cartas a partir de heróis que representam nove classes do universo de Warcraft e trocam turnos jogando cartas de seus baralhos personalizados, usando feitiços, armas ou habilidades heroicas em vários modos de jogos diferentes.

Yu-Gi-Oh! Duel Links


O duelo agora será nos smartphones! Conheça Yu-Gi-Oh Duel Links, o ...

O clássico Card Game baseado no anime de mesmo nome tem inúmeros jogos, e provavelmente, o mais conhecido é o do PlayStation 1YuGiOhForbidden Memories, mas em 2017, a Konami lança Yu-Gi-Oh! Duel Links para PC e dispositivos móveis.

O game é conectado com Yo-Gi-Oh! Duel Monsters, para sua base histórica, porém, o jogo é completamente online e totalmente baseado nos games digitais e no jogo físico da franquia. A maior reclamação do público é devido o game ser muito desbalanceado e em como é difícil o jogador receber cartas boas em mãos.

Gwent: The Witcher Card Game

Gwent é um “mini game” que ganhou maior destaque no fantástico jogo The Witcher 3: Wild Hunt.

Este é um jogo de cartas com escolhas e consequências, onde habilidade, e não sorte, é a sua maior arma. Escolha uma facção, reúna um exército e enfrente outros jogadores em diversos modos de jogo. Com centenas de cartas para colecionar (heróis carismáticos, feitiços poderosos e habilidades especiais) você sempre terá novas estratégias para explorar, este game esta disponível para dispositivos Windows e Mobiles.

Pokémon TCG online


Lançado pela Dire Wolf Digital em 2011, o jogo é uma versão online multiplayer do tradicional jogo de cartas da franquia. O game dos monstrinhos pode ser baixado para gadgets com sistema operacional Android e iOS, mas apenas para tablets.

TCG costumam ser complicados para iniciantes, por isso o game dos Pokémon oferecem três opções de baralho para os novatos: grama, fogo ou água. Depois disso, os usuários precisam encontrar novas cartas para melhorar seu deck e enfrentar os outros players ao redor do mundo.

Ponto Final

Os TCGs nos consoles, buscam saciar um nicho específico de jogadores que amam este estilo de jogo e estes games, também são para aqueles que buscam algo competitivo, estratégico e até mesmo casual para sua diversão diária, aprofunde-se neste estilo e busque algo diferente para crescer em sua experiência gamer.

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
1
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes