Nosso jogo alvo de análise / review neste texto será o Planet Alpha, desenvolvido pela Team 17 (o jogo de número 100 da produtora). O game foi lançado para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch em 04 de Setembro de 2018. Este jogo é um recém chegado ao Xbox no Games With Gold, um dos fantásticos serviços de games da Microsoft, sendo assim, em partes, o game está grátis para download.
Enredo
Em Planet Alpha (nesta Análise / Review), nós encorporamos um alienígena que esta em um vasto e fantástico planeta. O game não nos explica nada sobre o porque estamos perdidos, nem quem somos ou o que devemos fazer. Penso que tenha sido uma sutil maneira dos responsáveis dizerem : “Aproveite o game sem preocupações, apenas jogue”.
A media que a jogatina avança, você descobre que Planet Alpha depende do ciclo solar para certas coisas acontecerem, e seu carismático personagem, ao estar em contato com certas superfícies, pode controlar o tempo.
A imersão que o jogo nos trás é absurda, tudo é muito colorido e detalhado, sempre há várias animações em segundo plano que fazem você parar seu personagem apenas para observar tudo que acontece no cenário, e isso joga sua mente de modo total para dentro do planeta desconhecido, trazendo um alto teor de diversão nesta Análise / Review.
Jogabilidade
Aqui temos um jogo de Plataforma, focado em Puzzles e desafios de regidos por este estilo (saltos distantes ou em momentos exatos.) Os inimigos são robôs em que devemos usar nossa inteligência para vence-los (mudar o tempo é um modo). O jogo não oferece nada extremamente novo nesse sentido, porém tudo é muito bem feito e pensado para apreciação do “freguês”.
Como em boa parte dos jogos, no início o game é mais fácil, porém as coisas vão se complicando com o passar do tempo. Os saltos se tornam mais precisos, a jogabilidade mais dinâmica, os inimigos mais expertos e os Puzzles mais enigmáticos, mas com paciência, tudo é superável.
Os controles são simplistas, mas as vezes meio injustos nos saltos, isso me irritou um pouco, várias mortes não são por sua culpa, mas por pequenas falhas nas ações do comandos, porém, isso não estraga o jogo.
Audiovisual
Não esperaria um gráfico tão impressionante assim em jogo de plataforma, sabendo que, este estilo de game visa mais a experiência desafiadora e quase nunca a gráfica, em Planet Alpha, porém, nos é dado um gráfico estonteante, se você tiver meios para colocar a qualidade gráfica no máximo se estiver usando um PC, faça, será uma ótima experiência.
Mas em minha pequena e humilde opinião, o fato de existirem várias coisas em segundo plano acaba tirando a atenção e o foco do jogo, e se o jogador for meio disléxico, a jogatina ira virar um “retrato” no monitor para conseguir observar tudo. O excesso de cores vivas acaba dando um certo incomodo aos olhos após um tempo de jogo, mas isso varia de pessoa para pessoa.
Ponto Final
O game vale muito a pena, mais o melhor jeito de jogar é curtindo cada tela, cada enigma e cada cenário, correria não faz parte de Planet Alpha, mas sim, apreciação pelo belo grafismo e desafios.
Qual a sua opinião?