RPG, o vício dos gamers
0

Olá Nerds…

Jogar RPG é muito bom, apreciar um game desse gênero com um bom enredo, personagens cativantes, missões desafiadoras e destruir um mal eminente é algo extremamente prazeroso. O amplo campo de ação que tal estilo de game tem conquistado, tem gerado games cada vez mais diferentes, e sobre tudo, experiencia variadas e únicas a cada game jogado.

Do que se trata?

Advertisement

Role Play Game, ou simplesmente RPG, são jogos de tabuleiro (RPG de mesa ou D&D) onde os jogadores criam seus personagens, fichas e atributos em um cenário qualquer, buscando viver uma aventura proposta pelo mestre (aquele quem direcionará a história e as ações). Sendo assim, todo RPG digital tem sua base em D&D (site oficial), porém, com uma interação difere, mais cognitiva e visual.

Primórdios

Nos anos 70, os computadores pessoais  não eram populares como são hoje, praticamente apenas grandes universidades e empresas poderosas tinham algo parecido com o conceito que temos hoje. Os computadores das grandes faculdades utilizavam um sistema muito a frente de seu tempo chamado Plato, voltado para a educação, com uma interface de cor laranja.

Os estudantes apaixonados por D&D começaram a desenvolver games deste gênero nos PCs da faculdade. Algo muito interessante é que boa parte destes jogos, muito bem desenvolvidos e até com multiplayer em rede foram apagados. Isso porque os jogos eram desenvolvidos de modo “clandestino”, e de tempos em tempos, os administradores da rede faziam uma limpeza na rede, e os games eram excluídos, alguns games em primeira pessoa e outros no estilo Rogue Like, sua maioria infelizmente foi dizimada.

Com o passar dos anos, os PCs ficaram mais populares, especialmente com o lançamento do Apple II. Nos anos 80 foram desenvolvidos os RPGs Wizardry, jogos em primeira pessoa, ambientados em labirintos, por 2 fanáticos por D&DAndrew Greenberg e Robert Woodhead.

Também no início dos anos 80, aquele que é considerado como “pai dos RPGs eletrônicos” começa sua jornada, Richard Garriott, produtor da série UltimaUltima era a melhoria aplicada de todos os RPGs existentes, baseado nas histórias de Senhor dos Anéis e Star Wars, com exploração e duelos por turnos, algo fantástico, porém, repudiado pelos pais, já que boa parte dos inimigos enfrentados eram demônios, e Ultima, possuía um certo grau de violência. Com isso, surgiu Ultima IV, um jogo baseado em escolhas em que o jogador deveria tornar-se o herói, cumprindo os objetivos e tendo atitudes nobres.

Sendo assim, no final dos anos 80 existiam 3 tipos de RPGWizardry (labirintos em primeira pessoa), Ultima (mundos a serem explorados) e Rogue Like ( labirintos de exploração que eram remodelados a cada restart).

No final dos anos 80, um programador japonês foi ao E.U.A e conheceu os RPGs em alta e decidiu aplicar esses conceitos e nos RPGs japoneses, com isso a Enix cria Dragon Quest para Nintendinho, um RPG de turno com conversas, exploração, batalhas e tudo com apenas 2 botões de ação, muito diferentes dos complexos controles dos RPGs para PCs. Vale lembrar que o “mestre” Akira Toriama estava na equipe desenvolvedora de Dragon Quest.

Oriente x Ocidente

Oriente


JRPGs (RPGs japoneses), normalmente tem sua temática, plano de fundo e personagens baseado em animes.

Franquias japonesas de RPG incluem Final FantasyDragon QuestPhantasy Star, Grandia, Lunar,Suikoden, Kingdom Hearts e Persona. O clima geralmente é de fantasia, em um mundo paralelo. Raras referências são feitas à cultura ocidental, a maior inspiração são Animes e Mangas. Também são comuns misturas de fantasia com ficção científica, como em Star Ocean, Phantasy Star e Final Fantasy.

Os personagens costumam ser bondosos e sérios, no estilo de animê. A história geralmente tem tom épico, com grandes lutas de bem contra o mal. Geralmente os jogáveis são humanos, e raramente pode se escolher a raça (sendo essas raramente estilo Tolkien, como anões e elfos). Os jogos costumam alterar o sistema a cada sequência, e os personagens começam no nível 1 e não costumam passar do nível 99.

Ocidente


No ocidente (norte-americano), os melhores exemplos de RPG são Baldur’s Gate, Diablo e Neverwinter Nights, estes são  jogos são mais góticos, com clima mais de horror, os personagens são mais realistas, e as armas e equipamentos são inspirados em objetos verdadeiros da Idade Média. Os personagens não costumam ser apenas bons ou maus e geralmente as tramas vão seguindo massacres sangrentos com certo nível de dificuldade para chegar ao final.

As raças mostradas no jogos são inspiradas em D&D e em J. R. R. Tolkien, com dragões, elfos, anões, etc., e o sistema de batalha é baseado em D&D, podendo até mostrar dados rolando. O aumento de níveis não é tão rápido quanto o japonês (devido à baixa experiência conseguida em batalha), e alguns jogos costumam ter um limite de 6-8. Ao subir um nível, pode-se aumentar um atributo (defesa, ataque, velocidade…).

RPG Maker

Você realmete é um fã de RPGs e gostaria de fazer o seu próprio?

Uma plataforma denominada RPG Maker possibilita isso de modo relativamente simples. RPG Maker permite que os usuários criem seus próprios games deste estilo e com algumas mudanças no sistema podem criar até outros tipos de jogos. Estes jogos são muitos similares aos populares games para Super Nintendo, a não ser que a imaginação de quem o utiliza, vá além dos recursos possíveis, criando efeitos inacreditáveis e surpreendentes, usando apenas o sistema permitido de 256 cores. Neste aplicativo, o “programador” deverá possuir um conhecimento mínimo para fazer algo mais do que um RPG extremante básico, mas é um ótimo início para produções próprias e é diversão garantida.

Ponto Final

O peso do estilo RPG, tem ficado um pouco de lado com o passar dos anos e estilos derivados tem recebido mais atenção, todavia, os clássicos nunca morrem,e muito das novidades do RPGs tem surgido por conta dos games retrô. Um grande RPG que marcou minhas jogatinas e apresentou algo fantástico na Nintendo foi o Super Mario RPG, lançando em 09 de Março de 1996, foi o ultimo jogo da Square no Super Nintendo, fiquem com o trailer para apreciar o grande jogo.

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
2
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes