Survival Horror, o prazer do medo
0
Advertisement

Olá Nerds…

Um belo Survival Horror, sempre faz parte de toda caminhada de um gamer, todos nós já tivemos aquele game que de modo algum o jogador ousaria joga-lo sozinho à noite e com a luz apagada. Seja um jogo mais retrô ou algum mais Hard Core da nova geração, um Survival Horror sempre traz um belo frio na barriga.

Do que se trata?

Um jogo, especialmente um Survival Horror, é uma maneira de contar uma história. Para uma maior imersão neste estilo, é preciso criar um laço forte entre o jogador e o personagem, usando o medo, a ansiedade e outros sentimentos que trazem um certo tipo de “desequilíbrio” para reforçar essa ligação.

Advertisement

O estilo que estamos abordando, na verdade é um sub-gênero de Ação/Aventura, trazendo um contínuo suspense e tensão ao game, nos dando doses de puzzles, normalmente uma história envolvente, com armas biológicas, demônios, aliens e derivados. O desenrolar do game não é claro, existem sempre dúvidas sobre o que fazer, ou quais inimigos devemos esperar. Isso tudo agregado à músicas que aterrorizam e lhe deixa em “modo de atenção”, além da baixa luz deste sub-gênero, garantem vários sustos e muitas estratégias de “como não morrer agora”.

O primogênito

Diretamente do Atari 2600, o clássico Survival Horror, Haunted House foi lançado em 1981 e segue o estilo “labirinto“, que era bem comum para o sistema, onde o jogador deve passar por várias telas que representam os cômodos da casa, coletar itens e chegar até a saída.

A história revela que um homem malvado chamado Zachary Graves vivia em uma pequena cidade, mas que acabou morrendo e deixando sua mansão a “Deus dará”. Os habitantes desta cidade acreditavam de maneira veemente que o senhor Graves sabia do paradeiro de uma Urna Mágica: uma herança da primeira família que lá viveu. As lendas urbanas dizem que essa urna, que foi quebrada em vários pedaços, ainda existe dentro da antiga mansão.

Destaques

Existem alguns jogos/franquias que sempre estão em nosso corações quando falamos deste estilo:

Alone in the Dark (Infogrames)


Lançado em 1992 inicialmente para PC, este é um jogo com gráficos 2D pré-renderizados e com o protagonista em polígonos 3D. A história gira em torno de um misterioso caso de suicídio e cabe ao jogador investigar o caso no papel de um dos protagonistas,  Edward Carnby, um investigador particular ou  Emily Hartwood, sobrinha da vítima, estabelecendo assim a escolha entre jogar com um personagem feminino ou masculino.

Silent Hill (Konami)


Lançado em 1999 para PlayStationSilent Hill tornou-se uma franquia de sucesso meteórico que marcou o mundo dos games com o terror psicológico. Trazendo elementos nunca visto antes no gênero, como o fato da pouca visibilidade que se tem e os monstruosos sustos e desesperos que passamos nos jogos, por conta disso, seus primeiros títulos são considerados grandes clássicos do Survival Horrore por trás da névoa, os jogadores encontraram cenários arrepiantes, criaturas grotescas e os seus piores pesadelos.

Rumor: novo Silent Hill será um exclusivo PS5 da PlayStation Japan Studios • Eurogamer.pt

Rule of Rose (Punchine)


Este não é um game tão conhecido ou badalado, mas é um dos que mais me agrada. Lançado em 19 de Janeiro de 2006 para o saudoso PlayStation 2, este, é mais um jogo de terror psicológico.

Jennifer (Não a do Tinder), nossa protagonista,  é levada uma mansão abandonada por um menino. Após deparar-se por um traumático e perturbador evento, ela acorda em um dirigível praticamente abandonado que é governado por um grupo crianças cruéis conhecidas como os Red Crayon Aristocrats . Sob ameaça de morte, Jennifer deve apaziguar os Aristocratas encontrando um presente para eles cada mês. Com isso, ela deve juntar as pistas recordar seu passado que evitará que ela entre em apuros.

Resident Evil (Capcom)


Lançado em Março de 1996, RE praticamente fundou um novo gênero de jogos, misturando elementos diversificados de jogos antecessores, que de maneira indireta, vieram a ser progenitores desta lendária franquia que nos lança em uma experiência única para o horror colocando a questão de sobrevivência acima de tudo.

Alguns dos elementos emprestados para a trama foram os puzzles e densidade narrativas comuns a jogos de aventura. Cenas de violência e tensão dos jogos de ação, pouca munição e pouco combate derivado do gênero stealth e claro, tudo misturado a sensação de temor criada por inúmeros zumbis e os mais horripilantes monstros.

Advertisement

Ponto Final

O sub-gênero Survival Horror faz sucesso em meio aos player, todo aquele que realemnte ama jogar videogame, tem um jogo deste estilo em seu arsenal de jogo preferidos. Com a nova geração de consoles, o quesito realidade foi aumentado, e os sustos, tornam-se cada vai mais reais e piores.

Vale lembrar, que para muitos, o mês de Outubro é o mês do terror, isso devido ao Halloween, e com iss, nossa parceira GOG.com, tem feito ótimas promoções em games clássicos de terro, sem contar outros games fantásticos também em promoção graças ao seu aniversário de 12 anos, recomento a você leitor, que separe um tempinho para apreciar a bela biblioteca de nossa parceira.

 

Advertisement


Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Galáxia Nerd nas redes sociais para ficar por dentro do Universo Nerd  – Facebook, TwitterInstagram


Confira o nosso programa "Galáxia Nerd"


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes