Gears of War é uma franquia de game de tiro em terceira pessoa criada pela Epic Games, desenvolvida e gerenciada pela The Coalition, e publicada pela Xbox Game Studios. A franquia é conhecida por seus jogos de ação intensa, que foram complementados por títulos spin-off, uma série de quadrinhos da DC, sete romances, uma adaptação de jogo de tabuleiro e diversos produtos. A trilogia original se concentra no conflito entre a humanidade e os humanoides reptilianos subterrâneos conhecidos como Horda Locust no mundo de Sera. A franquia já vendeu mais de 41 milhões de cópias até agosto de 2019.
Os Títulos
O primeiro título da série, Gears of War, foi lançado em novembro de 2006 para o Xbox 360. O jogo segue o protagonista Marcus Fenix, um soldado da Coalizão dos Governos Ordenados (CGO) encarregado de liderar um esforço desesperado para destruir a Horda Locust e salvar a humanidade. A obra foi desenvolvida pela Epic Games, sob a direção de Cliff Bleszinski, que já havia trabalhado nos jogos da série Unreal Tournament. O game foi um sucesso comercial e crítico, vendendo mais de três milhões de cópias em dez semanas e ganhando mais de 30 prêmios de “Jogo do Ano” em 2006. O título foi remasterizado em 2015 e nomeado como Gears of War: Ultimate Edition, desenvolvido principalmente pela The Coalition.
Os dois jogos subsequentes, Gears of War 2 (2008) e Gears of War 3 (2011), apresentaram um conflito tríplice entre a humanidade, a Horda Locust e seus equivalentes mutantes, os Lambent. Os títulos continuaram a seguir as aventuras de Marcus Fenix e seus companheiros de esquadrão, enquanto eles lutavam para sobreviver e acabar com a guerra e também introduziram novas armas, modos de jogo e personagens, além de expandir o universo e a história da franquia. Os games foram aclamados pela crítica e pelo público, sendo considerados alguns dos melhores títulos do Xbox 360.
Gears of War: Judgment, um spin-off prequel do primeiro título da série, foi lançado em 2013; ele se concentra em Damon Baird, um dos companheiros de esquadrão de Fenix. O jogo foi co-desenvolvido pela Epic Games e pelo estúdio polonês People Can Fly. A obra apresentou uma jogabilidade mais dinâmica e variada, além de um modo multijogador renovado e devido a isso recebeu críticas mistas, sendo elogiado por sua jogabilidade e gráficos, mas criticado por sua história e falta de inovação.
Em janeiro de 2014, a Microsoft adquiriu os direitos da franquia da Epic Games. O estúdio canadense The Coalition assumiu o desenvolvimento da série. O quarto jogo da série principal, Gears of War 4, se passa 25 anos após Gears of War 3 e segue o filho de Marcus Fenix, JD e seus amigos enquanto eles combatem as forças de segurança implantadas por um governo CGO totalitário, bem como o Swarm, uma versão reconstituída da Horda Locust que mais uma vez ameaça a humanidade. Este game foi lançado em outubro de 2016 para o Xbox One e Windows 10.
Gears 5 (2019) é a sequência direta de Gears of War 4 e gira em torno de Kait Diaz, uma amiga de JD, que embarca em uma aventura para descobrir a verdade sobre seu passado e as conexões entre sua história e a Horda Locust. O jogo apresentou uma campanha mais aberta e exploratória, além de novos modos multijogador e cooperativo. O jogo foi elogiado por sua narrativa emocionante, sua jogabilidade diversificada e seus gráficos impressionantes.
A franquia também conta com dois spin-offs: Gears Pop! (2019), um jogo móvel de estratégia em tempo real que usa personagens estilizados da Funko Pop!; e Gears Tactics (2020), um game de estratégia baseado em turnos que se passa antes do primeiro título da série.
Fim da Aventura
Gears of War é uma das franquias mais populares e mais jogadas no Xbox. A série se destaca por seu combate baseado em cobertura, em que os jogadores podem usar objetos para evitar tiros ou se engajar com segurança nos inimigos. A série também é conhecida por sua violência gráfica, seu tom sombrio e sua história envolvente.
A franquia tem uma legião de fãs fiéis, que acompanham as histórias, os personagens e o universo de Gears of War. A franquia também gerou adaptações para livros e quadrinhos, e um filme baseado na série está atualmente em pré-produção.
Qual a sua opinião?