Qualquer filme da Marvel, já a um bom tempo, ao ser lançado faz um grande barulho no universo cinematográfico, e com Eternos não é diferente. Polêmicas, inclusões, duras críticas, notas baixas e boas avaliações cercam o título desde antes de seu lançamento.
Eternos é um filme da Marvel Studios, dirigido pela promissora e diferenciada diretora Cholé Zhao e tem como maior estrela em seu elenco a lendária Angelina Jolie. O longa foi lançado 4 de Novembro de 2021, apenas no cinema trazendo consigo uma série de polêmicas, que ao meu ver, após assistir o filme, são meramente irrelevantes.
Enredo
Diferente dos últimos filmes da Marvel, em Eternos somos apresentados a uma história totalmente nova e ainda não vista no MCU, claro, com menções aos eventos de Ultimato, todavia, o que é apresentado aos telespectadores é algo inédito.
Somos apresentados a uma nova equipe de heróis, que até então, viviam escondidos a milênios entre os humanos, os Eternos. Tal grupo tem como função defender os habitantes da terra do monstros denominados Deviantes.
Os Celestiais, que são os criadores dos Eternos, já apareceram antes no MCU. Ele são uma espécie de seres cósmicos extra-terrestres extremamente poderosos, antiga e enigmática, conhecidos como os deuses do Espaço. Eles influenciaram eventos-chave na história das civilizações da galáxia.
A função básica da equipe é destruir o Deviantes, e a muitos mil anos atrás, essa missão foi comprida, e agora, os Eternos vivem de modo pacífico na Terra. Porém, nos dias atuais um Deviante evoluí aparece sem precedentes e começa a caçar os membro da equipe para sugar seus poderes e se aprimorar, tornando-se quase invencível.
Tal ocorrido fez a equipe se reunir novamente e descobrir qual sua real missão e o que realmente está acontecendo no planeta, trazendo muitas explicações, flashback, ótimas cenas de luta e muita conversa.
Entre amores, revelações, plots, brigas de família e muitas lições, é possível ver um enredo interessante (com falhas) com uma boas constituição em todos os personagens, porém, com uma minimização da fantástica Angelina Julie (ela atua muito bem, mas é estranho ver uma atriz deste calibre em um papel que não seja o principal).
Angelina Jolie
Mesmo com Kit Harington (Jhon Snow) estando no filme, não é impossível ignorar a história e o exímio talento de Angelina em Eternos.
A atriz interpreta Thena uma poderosa e hábil guerreira, uma exímia caçadora de Deviantes, todavia, em dado tempo, ela começa a ter problemas mentais que fazem com que ela ataque seus parceiros de batalhas. Para que isso seja evitado, Thena é isolada com um dos Eternos e afastada das lutas.
Mesmo com uma interessante personagem, é possível ver que a atriz, por sua grandeza e talento, merecia mais espaço na trama e mais brilho em sua estrutura.
Veredito
Diferente de muitas críticas, posso dizer com toda a certeza que Eternos é um bom filme (mesmo com suas falhas). Muito foi enfatizado em suas polêmicas pela crítica especializada, entretanto, tais polêmicas são totalmente irrelevantes. O langa é inclusivo em uma série de pontos, mostra que a força bruta nem sempre é o que pode salvar o universo.
Algo que para mim foi muito inesperado foi a claríssima citação do universo DC em um filme Marvel, falando sobre o Super Man. Resta saber se este mundo é só uma fantasia ou se Marvel e DC consistem no MCU.
Sinopse
“Originários dos primeiros seres a terem habitado a Terra, Os Eternos fazem parte de uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Dotados de características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são frutos de experiências fracassadas de seus próprios criadores, que também foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus principais inimigos.“
Qual a sua opinião?