[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 1

[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch

4 min


[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 14

Data do Espaço: 346.

De um poder ainda não descoberto, uma nova geração nascerá.
Nossa história começa no planeta primitivo de Roak, onde Roddick mora na pacífica e tranquila cidade de Kratus.
Como membro da “Força de Defesa” local da vila encarregada da proteção de Kratus, Roddick descobre uma doença misteriosa que eclodiu na cidade vizinha. Os infectados se transformam em pedra, mas continuam vivendo em estado petrificado.

Roddick, junto com seus dois amigos Millie e Dorne, seguem para a cidade vizinha. Informados de uma cura para a doença, eles seguem para o Monte Metorx, onde há rumores de que uma erva curativa cresce. Quando eles chegam ao cume, o grupo encontra Ronyx e Ilia, que aparecem diante deles em um pilar de luz.
Assim, a história de STAR OCEAN começa …

[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 15

O Star Ocean First Departure R é um port de um excelente, mas muitas vezes esquecido JRPG da Square Enix.

Embora Star Ocean da Square Enix seja uma série contínua desde o início dos anos 90, ela não conseguiu se desenvolver no ocidente como Final Fantasy, Dragon Quest ou até Mana. Dito isto, a série pode ter uma segunda chance de conquistar um público ocidental, já que a Square Enix vem prestando um pouco mais de atenção em suas propriedades clássicas no Nintendo Switch. A editora relançou alguns jogos Romancing SaGa e localizou e anunciou um remake de Trials of Mana. Star Ocean First Departure R, um relançamento aprimorado de um remake de PSP de 2007 do primeiro jogo da série, agora está dando aos jogadores de PS4 e Nintendo Switch a chance de entrar na série com o game que deu início a tudo.

Para nós que somos fãs de JRPG, isso é uma coisa muito boa, pois o Star Ocean original ainda permanece um ótimo jogo em 2019 e First Departure é um remake muito bom e uma maneira de expor a série a novas pessoas. Como resultado, vale a pena conferir  o Star Ocean First Departure R se você está interessado na série, tento se você possui um saudoso psp ou se agora tem um Nintendo Switch ou PS4.

[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 16

SOM

As melhorias no First Departure R são de certa forma pequenas. Algum equilíbrio menor do jogo foi feito, mas é insignificante, especialmente para aqueles que nunca jogaram o jogo antes, pois sinceramente,o remake original já é excelente. Também estão incluídas as duas versões da narração do PSP e uma nova com o elenco original dos dias de lançamento do SNES em japonês. Todos as 3 dublagens podem ser ligadas e desligadas o tempo todo, portanto, o jogo oferece aos jogadores as ferramentas para encontrar sua dublagem favorita, seja em inglês ou em japonês favorito. A músicas do game continuam incríveis e trazem um sentimento muito nostálgico, vale muito apena parar para apreciar as musicas das cidades ou do campo aberto, além é claro das lutas. Infelizmente o jogo não tem suporte ao português, como 99,9% dos JRPG. Já é uma dádiva eles terem portado para o inglês, então devemos mais agradecer do que reclamar, uma vez que jogos assim geralmente não saem do Japão para o ocidente.

[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 17

GAMEPLAY

Agora a velocidade do jogo pode ser acelerada com o pressionar de um botão, o que é útil, pois a velocidade básica de movimento no Star Ocean é definitivamente lenta pros dias atuais, mas não é nada que vá atrapalhar sua experiência.O jogo tem suas batalhas por turno bem parecidas com o que vemos em jogos da série Tales of, onde o jogador controla o personage e aplica os golpes em tempo real durante a batalha. O game conta com a exploração do mapa em 3D, bem parecido com o que temos em Final Fantasy 7. A mecânica de batalhas do jogo é bem gostosa de se curtir, lógicamente, para aqueles que gostam de RPG Japonês.

[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 18

GRÁFICOS

Todos os retratos(sprites) dos personagens foram refeitos pelo ilustrador Katsumi Enami, o que é definitivamente apreciado, pois os retratos originais de First Departure são bastante difíceis para os padrões modernos em HD. Como as vozes, essas ilustrações podem ser ativadas  nos menus do jogo para quem prefere mais as anteriores. Essas mudanças são todas boas, mas razoavelmente pequenas. Fora isso, o jogo está obviamente em HD agora, o que deu uma melhorada significante principalmente para quem pretende jogar em televisores modernos. Os locais e os personagens ainda estão bem projetados, o game também conta com cenas animadas, algo muito bacana e que ajuda mais ainda na imersão da história.

[Review/ Análise] Star Ocean Fisrt Departure R para Nintendo Switch 19

 

[wp-review id=”34918″]


GOSTO DISSO? COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!

AndyDaher