Dica Disney +: Mulan
Olá Nerds…
Continuando a onda de Live Actions da poderosa Disney, finalmente chegou a vez de Mulan ser lançada mundialmente via Streaming, no Disney +; um filme aguardado, cheio de preconceito dos fãs da animação e com muitas expectativas pelos amantes de filmes.
Produzido pela Disney e dirigido por Niki Caro, Mulan recebeu vida sendo um paralelo com sua animação, (diferente dos outros Live Actions da produtora, que buscavam retratar exatamente os acontecimento de seus desenhos), Mulan, em 2020, tem por principal ideia ser mais real e similar a lenda chinesa, sem alguns personagens da animação e “cantoria”.
Mulan estreou no dia 04 de Dezembro de 2020 no Disney +, sua promessa inicial era ser um filme para os cinemas mas que, por conta da pandemia, foi parar no streaming. O filme em live action é inspirado no clássico da Disney de mesmo nome, sendo este, uma animação musical lançado em 1998, que por sua vez se inspira na lenda chinesa da guerreira Mulan, que fugiu de casa disfarçada de homem para lutar na guerra no lugar de seu pai.
A Personagem
Nesse novo filme, Mulan já sabe (pelo menos um pouco) como lutar por ter uma forte conexão com o Chi, que é a força vital do universo. Esse Chi pode estar em qualquer um, porém pela tradição chinesa da época, só pode ser manifestado em homens para que esses se tornem fortes guerreiros; já quando mulheres usam o Chi, são taxadas como bruxas.
Mulan é forçada por seu pai à esconder sua conexão com Chi para que cumpra seu papel como mulher e traga honra a sua família através do casamento, todavia, as coisas não ocorrem como devido em sua juventude, e ao envergonhar a família e ver seu pai em grades dificuldades ao ser convocado para a guerra, a protagonista escolhe o caminho da guerra.
Uma vez em batalha, essa conexão faz com que Mulan (disfarçada de homem) se torne a guerreira mais forte do batalhão, mas ao confrontar a tal bruxa, descobre que esconder sua verdadeira identidade enfraquece seu Chi.
Enredo
A trama se passa na antiga china, na longínqua era dos imperadores (o atual imperador é interpretado por Jet Lee), o país esta em total paz, com a rota da ceda gerando muitos lucros a China, porém, um cruel inimigo esta por vir, aliado a um poder místico que torna a invasão a cidade imperial um trabalho simples.
A protagonista Mulan, vive em uma pequena e tradicional vila chinesa, onde garotos, fazem o trabalho braçal, servem e império e em algumas circunstâncias vão a guerra; já as garotas, são educadas a vida toda para honrarem a família sendo despozadas por um bom homem, de uma boa família.
Com o repentino ataque inimigo, coordenado pela bruxa, muitas cidades comerciais acabam caindo e o imperador convoca seu povo para a guerra, sendo que, cada família deveria ceder um homem para combate; todavia, na casa de Mulan, apenas seu velho pai poderia combater, mas sabemos que a protagonista deu um jeito de trazer honra ao seu país e sua família, no melhor estilo “girl power”
Ponto Final
Mulan é um filme interessante, porém, que se distancia em termos primordiais da animação, o que trouxe muito preconceito por conta da mídia especializada. As boas lutas, bem coreografadas e de certa forma impressionantes, trazem empolgação a qualquer expectador; a belíssima trilha sonora, totalmente baseada nas canções originais da animação dão brilho a trama, especialmente os fãs do filme de 1998.
Todavia, a falta de expressão de Liu Iyefe (interprete de Mulan), alguns CGIs de qualidade duvidosa e cenas continuadas de modo não satisfatório (em uma determinada luta, Mulan termina o embate “imunda” e segundos depois, monta limpa e de cabelos cedosos em seu cavalo), dão ainda mais poder as duras críticas que o filme vem recebendo.
O Galáxia Nerd, recomenda que você, amado leitor, assista e tire suas conclusões sobre o filme, sendo que para nós, Mulan é um filme satisfatória e deverás raso, que poderia entregar muito mais e ir ao Hall da Fama dos grandes filmes atuais da Disney.
Qual a sua opinião?