Clair Obscur Expedition 33 Um RPG Revolucionário — Não é novidade pra ninguém que o ano de 2025 tem tudo para abalar as estruturas do universo gamer, trazendo uma verdadeira enxurrada de lançamentos pesados, como Monster Hunter Wilds, Metroid Prime 4, Death Stranding 2 e, é claro, o aguardadíssimo GTA 6.
Mas para quem é fã de carteirinha de RPG de turnos, não é exagero nenhum dizer que Clair Obscur: Expedition 33 é um título a ser tão aguardado quanto os citados acima. E aqui vamos contar tudo o que sabemos sobre o game até agora e porque ele promete revolucionar um gênero que precisa muito de renovação.
Clair Obscur Expedition 33 Um RPG Revolucionário
História
A trama do game se passa em um universo de fantasia que sofre uma maldição imposta por uma figura enigmática conhecida como “A Pintora”. Uma vez por ano, esta mulher misteriosa surge em um determinado local e pinta um número sobre um monólito mágico, fazendo com que todas as pessoas do mundo que tenham a idade do número pintado desapareçam instantaneamente.
Neste contexto, assumiremos o controle de um grupo de combatentes que realizará a 33º expedição humana com o objetivo de destruir a Pintora durante sua breve aparição. Nesta jornada, descobriremos o que aconteceu com as expedições anteriores e poderemos entender melhor quem é a Pintora e quais seus reais objetivos.
Gameplay
Se Clair Obscur: Expedition 33 é tratado como grande candidato a revolucionar o gênero dos RPGs de turno, isso se deve ao seu sistema de combate. Isso porque, diferente da grande maioria dos títulos do gênero, o game possibilitará que o jogador execute diversas ações durante a luta em tempo real, como esquivar, defender e até mesmo contra atacar.
E não pense que as ações em tempo real se resumem ao sistema defensivo. Ao atacar, também será possível escolher a parte do corpo do inimigo que sofrerá os ataques, o que implica na existência de pontos fracos para cada monstro. Além disso, também será possível executar combos e golpes críticos através da execução de comandos.
E é claro que o game não se resume apenas a lutar, pois para chegar até a Pintora será necessário explorar os mistérios de um mundo repleto de enigmas e paisagens igualmente belas e aterrorizantes.
Gráficos
É muito comum ver RPGs de turno que não dão muita atenção a parte gráfica. Afinal, o ponto forte do gênero está quase sempre na história e no balanceamento do sistema de combate. Mas o estúdio estreante Sandfall Interactive fez questão de desenvolver Clair Obscur: Expedition 33 através da Unreal Engine 5, entregando gráficos de última geração com visuais arrebatadores.
Conclusão
Com gráficos compatíveis com a atual geração de consoles, sistema de combate dinâmico e inovador e uma história misteriosa e intrigante, fica impossível não afirmar que Clair Obscur: Expedition 33 tem tudo para se tornar uma grande referência da atual geração quando o assunto for RPG de turno.
Sem uma data de lançamento específica, o game estará disponível para PS5, Xbox Series e PC ainda em 2025. E o melhor de tudo: ele estará presente no catálogo do serviço Game Pass, da Microsoft, no mesmo dia de seu lançamento de forma totalmente gratuita para os assinantes!
2 Comentários