D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo
D&D - Bard
+ JogosDica NerdNerd Plus

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo

Compartilhar

Embora a classe de Bardo seja geralmente associada a um galante ou mulherengo com uma tendência narcisista, trapaceira, e às vezes, mais ladino do que realmente um Bardo, esta não é a única forma de interpretar um Bardo, caso a sua vontade seja jogar com um personagem que utilize de sua inspiração através da musica, dança, poesia, etc.. para gerar certos efeitos dentro e fora do campo de batalha.

Funções do Bardo no D&D

Um Bardo em D&D ou em outros RPGs que tenham a classe disponível, acaba sendo, geralmente, uma espécie de suporte, direcionando seus esforços para gerar buffs e debuffs no grupo ou adversários, além de ser o instigador do grupo, na maioria dos casos, deixando qualquer situação um pouco mais cômica. Não é necessário manter-se em um estereótipo padrão, lembremos que as classes não determinam a personalidade do personagem, e sim, suas habilidades. Portanto, a criatividade do jogador pode moldar um arquétipo de Bardo completamente diferente do que é comum na mídia e em outros jogos.

O Contador de Histórias

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 1
Ellywick Tumblestrum – MTG

Uma forma de interpretar um Bardo é exercer a mesma função do narrador do jogo, ou seja, contar uma história. Um bardo contador de histórias pode cativar qualquer um que escute e até gerar oportunidades para o grupo, exaltando seus feitos como heróis dignos e imbatíveis. Claro que, ao mesmo tempo que pode permitir certar oportunidades, pode chamar atenção de indivíduos que atentem contra o título obtido pelo grupo.

Um contador de histórias pode ser simplesmente um fã do grupo que se dedica inteiramente em exaltar aqueles que o salvaram de um problema, ou quem sabe um oportunista tentando ganhar umas moedas se aproveitando de feitos de seus companheiros, ou até mesmo um escritor, que ganhou seu lugar no grupo com o propósito de escrever um livro sobre suas aventuras e de seus companheiros.

Caso queira criar uma amplitude maior para suas histórias, caso o narrador permita, um contador de histórias que constantemente quebra a quarta parede, mudando assim aspectos momentâneos da narrativa como se fosse quem realmente esta contando a história. Com um acordo e entendimento séria uma personagem muito interessante para se ter em um grupo.

O Mentiroso

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 2
Edgin, Larcenous Lutenist – MTG/Honra Entre Rebeldes

Claro que qualquer jogador que interprete um Bardo, geralmente vai cair na tentação de ser um trapaceiro enganador. Mas neste caso, o enganador é exatamente o Bardo que “não é Bardo”, digamos assim.

Alguém que se passa por um Bardo ou Menestrel famoso e na realidade, não possui habilidade alguma com canções histórias e nem mesmo seja conhecido. Tudo que existe sobre o personagem são suas mentiras, que em certo ponto, começam a se tornar verdades.

Um Bardo mentiroso usa de suas mais fantasiosas mentiras para enganar as pessoas, fazendo com que acreditem em uma fantasia ou algo totalmente diferente do que realmente ocorreu. Desde dizer aos inimigos que é um bruxo famoso que fará um raio cair na cabeça deles, quanto dizer que esta visualizando uma maré de sorte atingindo o grupo.

O Mentiroso pode até aproveitar das obras de outros Bardos para receber atenção no lugar deles, se tornando famoso as custas de alguém que realmente se esforçou para alcançar aquele status.

O Músico

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 3
Neverwinter Bards – D&D

O Bardo em si já encarna naturalmente a ideia de músico. Mas e se o jogador interpretar variados tipos de músico, como, por exemplo, um tenor, que encanta com sua afinação, ou quem sabe um Rockstar, que ao invés de um alaúde possui um tipo configurado de guitarra, criando solos e forçando os adversários (ou Aliados) a ficarem ensandecidos em um combate e até mesmo furiosos.

Um violinista que hipnotiza seus ouvintes, um pianista ou cantor fúnebre, um tanto deprimido, que usa de sua voz para controlar ou destruir os mortos vivos. Um rapper que manda rimas em combate e utiliza roupas largas ou usar seu próprio corpo para gerar sons de beat box e deixar o combate muito mais intenso. Uma ideia também interessante é adicionar alguns níveis de clérigo e torná-lo um cantor gospel.

O Artista

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 4
Strixhaven – D&D/MTG

O Bardo não precisa, necessariamente, depender apenas de sua voz. Podendo ser um grande intérprete ou dançarino utilizando passos de dança, coreografias ou acrobacias para cativar a plateia e conquista a atenção do público. Seja um artista de circo, um dançarino de tango, realizando acrobacias e movimentos de break dance, ou um personagem com dificuldades vocais que demonstra que pode fazer muito mais com movimentos físicos belíssimos do que qualquer Bardo que mentiria para conquistar seguidores.

Uma forma de mostrar este lado artístico do Bardo também séria adicionar uma dificuldade que possa ser confrontada com sua inspiração. Um personagem tímido que possui dificuldades de conversar, mas se torna um anjo quando canta ou dança, um personagem com ausência de suas capacidades vocais realizando sons impressionantes com um instrumento ou coreografias inspiradoras. Ou quem sabe um bardo que tenha debilidades físicas demonstrando que a inspiração transforma vidas e faz de nossa vontade a nossa própria forma de arte.

Príncipe ou Princesa Encantado/a

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 5
Bard – D&D

Que tal um bardo/a tão belo, que todos os que o olhem se encantem naturalmente, uma barda criada para ser uma verdadeira princesa da Disney, cantando com passarinhos a rodeando e a natureza nascendo ao seu redor.

Dentes brilhando ao contato com a luz do sol, cabelos sedosos e cintilantes, a cada passo que este personagem der, terá uma música feita para momento, um bardo como esse transforma todo momento em um musical. Ou quem sabe um galante desonesto que busque constantemente demonstrar sua coragem e capacidades hercúleas para encantar as damas, sendo tremendamente arrogante e egocentrista, usando a conquistas dos outros como suas próprias e se exaltando como o mais impressionante que possa existir para ter sua companhia.

O Motivador

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 6
Bard – D&D

Saindo totalmente da premissa mais comum do Bardo, o Motivador nada mais do que o Bardo incentiva seus companheiros a dar melhor de si, ou seja, incentiva o grupo a superar suas próprias debilidades e dificuldades.

O Bardo Motivador torce pela superação de seus companheiros, os incentiva com frases motivacionais e apoio moral, seja como um líder de torcida animado, ou um narrador das proezas do indivíduo em aventuras passadas, ou inspirado os personagens a se levantarem e continuarem lutando mesmo diante do perigo eminente, ou quem sabe motivá-los a usar todas as suas forças para fugir de uma luta.

A com certeza existem muitas outras formas de interpretar um Bardo além dessas, mas apenas como alguns exemplos para uma criação rápida de personagem, essas opções acima com certeza vão gerar muitas histórias para não apenas o Bardo, mas todos os jogadores da mesa falarem e contarem histórias das aventuras vívidas mesmo depois do fim da campanha.

D&D: 6 Ideias para Interpretar um Bardo 7
Dandelion & Priscilla – The Witcher art
Compartilhar

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
D&D: Novo Design para o Dragão Dourado é revelado 11
CardNerd Plus

D&D: Novo Design para o Dragão Dourado é revelado

...design das capas dos novos livros, assim como algumas artes de referência...

D&D tem novas regras licenciadas pela Creative Commons 12
+ Jogos

D&D tem novas regras licenciadas pela Creative Commons

No ano passado, a comunidade de Dungeons & Dragons (D&D) foi abalada...

Carta de Magic The Gathering é vendida por US$ 3 milhões 13
CardNerd Plus

Carta de Magic The Gathering é vendida por US$ 3 milhões

Recentemente ocorreu a venda mais cara de uma carta de Magic The...