No ano passado, a comunidade de Dungeons & Dragons (D&D) foi abalada por um vazamento de rascunho da mudança na licença que indicava planos da Wizards of the Coast para restringir o uso das regras do D&D por editores de expansões terceirizados ou jogos independentes baseados no conjunto de regras da 5ª edição. Diante da indignação, a Wizards of the Coast abandonou por completo as alterações propostas e se comprometeu a disponibilizar as regras básicas sob uma licença Creative Commons.
No mês de janeiro, a Wizards honrou sua promessa ao lançar a versão 5. O Documento de Referência (SRD) está licenciado sob uma licença Creative Commons. No entanto, a questão permanece sobre o que aconteceria com futuras atualizações de regras, já que versões revisadas de todos os três livros principais estão a caminho, Livro do Jogador em setembro, Guia do Mestre em novembro e Bestiário em fevereiro do próximo ano.
A Wizards anunciou que o SRD será atualizado para a versão 5 “dentro de algumas semanas” após a publicação do Bestiário revisado. Também é lançado sob uma licença Creative Commons.
O SRD 5.2 fornecerá regras revisadas na mesma medida que 5.1. Os criadores terão as ferramentas necessárias para criar conteúdo usando um conjunto de regras revisado e ampliado. No entanto, não incluirá nenhuma referência de conhecimento.
Portanto, não espere que monstros de marca registrada, como Illithids ou Beholders, apareçam repentinamente no Creative Commons, mas espere um monte de novas adições às regras de D&D da quinta edição.
Qual a sua opinião?