Olá pessoal! Como vão vocês? Hoje no nosso Retrô-game falaremos de um clássico dos jogos no estilo briga de rua!
Final Fight foi produzido pela Capcom e lançado para os arcades em 1989 fazendo muito sucesso e sendo até hoje considerado um dos melhores games no estilo beat’ em up.
A história começa quando o prefeito da cidade de Metro City, Mike Haggar descobre que sua filha Jessica foi sequestrada pela gangue Mad Gear. E nesses casos devemos acionar a polícia, certo? Que nada! Haggar é um prefeito que coloca a mão na massa e convoca seu genro Cody (namorado da Jessica) e seu amigo Guy para irem atrás da gangue e meterem porrada em todo mundo para salvar Jessica.
Escolhendo um dos 3 personagens devemos passar por 6 estágio em vários locais da cidade como becos, a área litorânea, uma fábrica e até dentro de um trem descendo a porrada nos integrantes da Mad Gear que aparecem pelo caminho e no final de cada fase tem que encarar um chefe.
Além de contar com os punhos e chutes para derrotar os inimigos podemos pegar armas que variam entre facas, espadas e canos e coletar itens que recuperam a energia ou aumentam a pontuação que chegando num certo número no concede uma vida extra.
Conheça um pouco mais sobre os personagens que podemos escolher:
GUY
É o personagem mais rápido, porém não é muito forte. Ele é o que utiliza melhor as espadas.
Se tornou o personagem mais popular da franquia e fez participação e diversos games de luta da Capcom como toda a série Street Fighter Zero e no Super Street Fighter 4.
CODY
É o namorado da Jessica. Ele é o personagem mais equilibrado pois não é tão forte quanto Haggar, mas também não é tão rápido quanto Guy. É o que utiliza melhor as facas podendo arremessa-las.
Participou do Street Fighter Zero 3 e do Street Fighter 4 onde ele aparece com uma roupa de presidiário pois fugiu da cadeia.
HAGGAR
O prefeito de Metro City é o personagem mais forte, mas é muito lento. Se sai melhor utilizando canos e bastões.
Haggar é um dos personagens selecionáveis do crossover Marvel vs Capcom 3.
Final Fight tem um nível de dificuldade bastante elevado, beirando ao impossível em alguns momentos. É mais fácil termina-lo jogando com um amigo e de preferência com continues infinitos.
O jogo teve versões para várias plataformas, uma que eu joguei um pouco foi a versão do Super Nintendo que infelizmente é muito ruim: o jogo se torna um pouco (foco no “um pouco”), perde em qualidade gráfica e pior: não tem o Guy como personagem selecionável e não tem modo para jogar de dois!!! Trabalhinho porco, hein dona Capcom!
Final Fight é um game que merece ser jogado pois apesar de simples para os padrões de hoje traz um grande desafio e boas horas de diversão! Recomendado!
CURIOSIDADES
Alguns inimigos que aparecem durante o game são homenagens a roqueiros famosos tais como:
Axl e Slash: aos integrantes de mesmos nomes da banda Guns’Roses.
Simmons: possivelmente uma referência a Gene Simmons, vocalista do Kiss.
Sodom: em homenagem a uma banda de Thrash Metal alemão de mesmo nome.
Abigail: uma referência ao segundo disco solo do King Diamond que tem o mesmo nome e ao prórpio músico pois as pinturas nos rosto de ambos são parecidas.
Poison: em homenagem a banda de mesmo nome:
Falando em Poison, ela e sua amiga Roxy são transexuais! A ideia original da Capcom era que elas fossem mulheres mesmo, porem um dos programadores do jogo achou que ia pegar mal o fato de ter que bater em mulheres durante o jogo e decidiu mudar a sexualidade das personagens. O tiro saiu pela culatra pois isso rendeu mais polêmica ainda, tanto que na versão do Super Nintendo elas foram substituídas por dois personagens masculinos.
O personagem Andore é uma homenagem ao falecido lutador de Luta Livre Andre The Giant
Final Fight deveria ser uma sequência do Street Fighter original tanto que ele chegou a ser anunciado com o nome de Street Fighter 89, porém a Capcom viu que o jogo era muito diferente do Street fighter e decidiu criar uma nova franquia chamada Final Fight.
Um filme que serviu de inspiração para a historia do jogo foi o Ruas de Fogo de 1984 em que uma cantora é sequestrada por uma gangue e seu ex-namorado , que também se chama Cody, decide ir resgata-la.
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do Retrô Game de hoje!
Bom final de semana a todos!!!
1 Comentário