Roguelike, um estilo fantástico
0

Olá Nerds…

Em nosso vasto universo gamer, existem diversos gêneros (assim como o gênero Roguelike) e um número semelhante de sub-gêneros, isso é algo que torna o mercado de jogos cada vez mais diversificado, com misturas de estilos, onde os desenvolvedores sempre estão em busca da “batida perfeita”.

Advertisement

Dentre todas as junções e sub-gêneros resultantes de várias misturas, temos o estilo Roguelike, jogos carismáticos que caíram nas graças dos players, e assim, incentivaram os produtores Indies a criar mais títulos que levam as primícias dos Rouguelikes.

Do que se trata?

Ao decorrer dos anos, o gênero em pauta vem evoluindo e ganhando forma, porém, em rápidas pinceladas, Roguelike são jogos (de modo geral RPGs Hack-and-Slash ou com uma “pegada” de plataforma) em que os Players estão focados em exploração, normalmente em um game que da certa liberdade em busca de itens para melhorar o “char”, porém, o erro na maioria dos casos é severamente punido por uma morte permanente (em alguns casos, com apenas um Hit), onde o jogador perde os itens e volta ao início do jogo/fase/ato e ao reiniciar a jogatina, os itens e inimigos não estão mais no mesmo lugar de antes, ou seja, a ambientação é “randomizada”.

Necropolis: The roguelike, co-op Dark Souls clone you never knew you needed | Ars Technica

Estas características aumentam a tensão do game, que não necessariamente é um jogo “Goor”, sombrio ou aterrorizante, mas o fato de ter que explorar locais sem saber o que lhe espera e avaliar se o risco de perder tudo vale aquele item a ser conquistado, faz com que nós estejamos sempre tensos e com receio de morrer e reiniciar o game.

O Primeiro

Rogue, lançado originalmente em 1980 pela Artificial Intelligence Design para plataformas como o AMIGA, Commodore 64, DOS e outras da época; é o jogo “progenitor” de todo o estilo, visto que, por muito anos, para ser considerado um Roguelike, o game deveria ter as mesma características de Rogue, que era caracterizado como uma espécie de “jogo matriz”.

Este game possui um combate por turnos, você deve explorar um calabouço, melhorar seu equipamento, subir de nível e derrotar monstros. Ele teve direta influencia no desenvolvimento de Hack e NetHack, dois outros RPGs que geravam “dungeons” aleatórias e contavam com as mesmas mecânicas.

Destaques Indies

Poderia aqui, destacar Roguelike de grandes produtoras, porém os games Indies sempre terão um destaque especial para mim.

Rogue Legacy


Rogue Legacy tem por objetivo explorar o calabouço e com tal ato, conseguir dinheiro para expandir o castelo e derrotar os quatro chefes localizados em fases diferentes e, por fim, derrotar o chefe final que está localizado no calabouço. Os personagens possuem a habilidade padrão de pular, atacar com sua espada e utilizar algumas técnicas secundárias que requerem o uso de mana.

Quando um personagem morre pela perda de todos os seus pontos de vida, o controle é transferido para um de seus três herdeiros gerados randomicamente. Cada herdeiro possui habilidades e técnicas únicas. (Download GOG)

Rogue Legacy wallpapers, Video Game, HQ Rogue Legacy pictures | 4K Wallpapers 2019

Dead Cells


Dead Cells coloca você no meio de um experimento alquímico que falhou, onde você deve descobrir o que está acontecendo em uma ilha extensa, mutável e aparentemente amaldiçoada. Combates difíceis mas justos, controles sensíveis, inimigos desafiadores, morte permanente, e é claro, o rolamento de emergência pra tirar você de qualquer sufoco, tudo isso dá à luz um jogo de ação frenética e destrutível. (Download GOG)

Dead Cells Papel de Parede HD | Plano de Fundo | 1920x1080 | ID:833256 - Wallpaper Abyss

Dungeon of the Endless


Dungeon of the Endless é um jogo de defesa/masmorra com táticas de ladino, no qual o jogador e sua equipe de heróis precisam proteger o gerador de sua nave incapacitada, ao mesmo tempo em que exploram uma masmorra cada vez maior, o tempo todo enfrentando ondas de monstros e eventos especiais enquanto tentam achar a saída.

Dungeon of the Endless Review - GodisaGeek.com

Ponto final

Games fantástico sempre surgem assumindo o manto de o “mais novo” Roguelike, ou melhor dizendo, jogo no estilo Diablo, mas para nós, gamers, isso nunca é o suficiente.

Assim como eu, espero que você amante de jogos queira que o estilo Roguelike ganhe mais espaço e corpo no universo gamer, e com a amável invasão Indie creio que todos observam e procuram ardentemente por novos games com as principais características do estilo que tragam novidades impressionantes.

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso