Um dos títulos mais aguardados e com altas expectativas para o ano de 2025 é o terceiro capítulo da franquia Extermínio, Extermínio: A Evolução, continuação do longa de Danny Boyle e Alex Garland com Cillian Murphy.
Em recente entrevista com a Empire, Boyle e Garland, respectivamente Diretor e Roteirista, revelaram mais detalhes sobre a trama.
O primeiro longa se passa 28 dias depois do começo do apocalipse de zumbis letais que derrubou exclusivamente o Reino Unido (o resto do mundo fechou as portas para os britânicos).
No novo filme, vamos para o vigésimo-oitavo ano deste mundo, que agora se parece com o que você espera de um ambiente pós-apocalíptico.
“Os protagonistas do filme são Jamie (Aaron Taylor-Johnson, de Kraven e Nosferatu) e Isla (Jodie Comer, de Killing Eve), que juntos tem um filho de 12 anos chamado Spike (Alfie Williams, de His Dark Materials). Eles vivem na ilha de Lindisfarne, que no filme passa a ser conhecida como Ilha Santa por oferecer um refúgio aos sobreviventes, com leis e segurança instalados para proteger o local. Então, chega o momento de Spike ir com o pai para fora daqueles muros como parte de um ritual de amadurecimento através do qual o garoto precisa conhecer a realidade do mundo ao seu redor.”
Dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland, o primeiro Extermínio foi lançado em 2002 e rapidamente se tornou um clássico de zumbis e do cinema independente, sendo estrelado por um jovem Cillian Murphy. Extermínio 2 (28 Weeks Later), lançado em 2007 e sem o envolvimento de Boyle e Garland, será ignorado para a o começo de uma nova trilogia.

Garland escreve os três filmes, e Boyle vai dirigir o primeiro e o último. Nia DaCosta vai comandar o segundo filme, 28 Years Later: The Bone Temple (Extermínio: O Templo dos Ossos), que chega já em janeiro de 2026 no Reino Unido. Cillian Murphy não deve aparecer em A Evolução, mas rumores apontam que o ator estará no restante da trilogia.
Extermínio: A Evolução chega aos cinemas brasileiros em 20 de junho de 2025.
Qual a sua opinião?