Valve Expande SteamOS para Lenovo
Valve Expande SteamOS para Lenovo – A Valve está ampliando sua presença no mercado de jogos portáteis ao fazer uma parceria com a Lenovo para equipar o novo Lenovo Legion Go S com seu sistema operacional SteamOS. Esse OS, desenvolvido pela Valve, já alimenta o popular Steam Deck e tem como diferencial uma experiência de jogos focada, bem semelhante à de consoles, para PCs. A mudança marca um passo significativo na estratégia da Valve, que agora também fornece seu sistema operacional para uma concorrentes, como o Legion Go.
O Lenovo Legion Go S é uma versão mais leve e compacta do modelo de 2023, com até 32 GB de RAM, SSD de 1 TB e tela OLED de 8 polegadas. Com disponibilidade em duas versões, uma com Windows 11 e outra com SteamOS, o Go S possui o hardware praticamente idêntico, mas com uma experiência de uso mais focada no estilo Steam Deck.
Embora a decisão de liberar o SteamOS para um dispositivo concorrente pareça surpreendente, faz todo sentido dentro da estratégia da Valve. A empresa domina o mercado de jogos para PC, com o Steam representando cerca de 75% da receita global de jogos para PC, o que torna o sistema operacional crucial para sua plataforma. Além disso, a Valve busca desafiar o domínio do Windows em jogos de PC, uma iniciativa que já vem sendo trabalhada há anos.
Com o Windows 10 se descontinuando e críticas crescentes ao Windows 11, a Valve vê uma oportunidade única para impulsionar o Linux e reforçar a importância do SteamOS como alternativa viável para os gamers. A parceria com a Lenovo é apenas mais um passo na revolução silenciosa dos jogos no Linux.
Qual a sua opinião?