Olá Nerds, vamos conversar…

Resultado de imagem para filmes e hqsLer uma HQ é algo que traz uma sensação única e diferenciada para cada tipo de leitor, mesmo, cada qual diversificando no estilo de história a ser apreciado; alguns títulos ou arcos são tão fantásticos que a cultura pop vê que estes, não podem ficar apenas nas revistas impressas, mas, devem migrar de mídia para conquistar um público ainda maior, e com isso, muitas comics ganham adaptações para o cinema.

O intuito das adaptações sempre é expandir o universo das HQs e trazê-lo a um público maior, já que tanto cinema quanto as comics, são meios de linguagem que retratam suas histórias em quadros sequências, o que torna a adaptação mais fácil, fazendo com que uma ótima história de mídia impressa, com um nicho específico de fãs, seja “transmutada” para uma bela obra cinematográfica que irá atrair os amantes de quadrinhos e os curiosos cinéfilos; e é claro, nossa parceira Panini e o site Ponto do Gibi, tem muitos destes maravilhosos exemplares de HQs que ja estiveram nos cinemas.

O Inicio

No universo cinematográfico, os irmãos Lumière, são classificados como verdadeiros mitos, sendo eles, os inventores do cinema, e não apenas isso, mas também, foram os responsáveis pela primeira adaptação HQ/Cinema, com o curta metragem “O Regador Regado” (L’arrouseu arrosé), do autor francês Christophe, datado do ano de 1895.

Resultado de imagem para o regador regado

Já em 1941, o primeiro herói com super poderes a ir para as telonas foi o Superman, em uma série de curtas produzido para os cinemas; e em 1951, George Reeves, estreia o primeiro longa do lendário herói, Superman and the Mole Men, produzido por uma empresa indie, Lippert Pictures. No contexto histórico, não podemos nos esquecer das adaptações de 1930, porém estás, foram adaptadas em séries, com heróis figurões das HQs, como Flash Gordon e Dick Tracy.

MCU

Mesmo produzindo filmes desde 2005, a Marvel ganhou destaque e assumiu o comando dos filmes de heróis a partir das mãos de Kevin Feige, um grande fã dos quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby, que imaginou filmes baseados em quadrinhos, que pudessem formar um único universo, em que, de um modo ou de outro todos os filmes tivessem uma ligação, rumando a um arco final com muitos crossovers.

Resultado de imagem para mcu

O primeiro grande arco de filmes foi denominado ” A Saga do Infinito“, tendo como base, as HQs “Guerras Infinitas“, “Desafio Infinito” e muitas outras, dividido em três fases:

  • Fase 1: Homem de Ferro (2008) -- Os Vingadores (2012)
  • Fase 2: Homem de Ferro 3 (2013) -- Homem-Formiga (2015)
  • Fase 3: Capitão América: Guerra Civil (2016) -- Homen Aranha: Longe de Casa (2019)

A fase 4 do Marvel Cinematic Universe começará com o filme Viúva-Negra (2020) e chegará ao fim com Thor: Amor e Trovão (2021), bem como, com séries complementares que irão enriquecer muito esta fase da Marvel.

Além do Padrão

Além dos grandes filmes da DC ou da Marvel, existem vários filme que também são baseados em quadrinhos, porém, que hoje, não tem tanta repercussão na cultura pop:

Liga da Justiça (Anos 90)


Apesar de ser um filme de qualidade duvidosa, ele fez certo sucesso nas tardes de filmes dos anos 90, a estrutura do filme são os heróis da DC comics, porém, sem a presenças do clássico trio; Superman, Mulher Maravilha e Batman. O filme é centrado na história de uma meteorologista que recebe super-poderes e é convocada para se juntar à Liga da Justiça quando New Metro é atacada por um vilão, que pretende usar uma arma que controla o clima para destruir a cidade.

Resultado de imagem para liga da justiça anos 90

Fantasma


O filme do herói com um colam roxo bem característico, apesar de derivar de uma interessante HQ, não foi bem aceito para o público por uma série de fatores, e mesmo que o ator, Billy Zane possuísse um contrato para mais dois filmes, graças a sua atuação, a trilogia foi encerrada.

Resultado de imagem para filme fantasma

Howard the Duck


Lançado em 1986, o filme é baseado na história em quadrinhos homônima criada por Steve Gerber e publicada pela Marvel Comics, o filme foi produzido por Gloria Katz e escrito por Huyck e Katz, com George Lucas servindo como produtor executivo. O roteiro foi originalmente concebido para ser de um filme de animação, mas a adaptação cinematográfica teve que ser feita em live-action devido à questões de contrato.

Resultado de imagem para filme howard the duck

Ponto Final

Este interessante casamento entre HQs e Cinema, nos últimos anos, muito por conta da Marvel, tem propiciado aos fãs experiências magníficas, que realmente marcaram a história do cinema, confesso que será impossível esquecer as grandes atuações de Robert Downey Jr. e Chris Evans na “Saga do Infinito” da Marvel, bem como, a grande atuação, digna do Oscar de melhor Ator de 2020 recebido por Joaquin Phoenix pela interpretação do Coringa. Mas, o que mais esta bela união poderá nos proporcionar? Será que haverá uma queda na qualidade dos filmes devido a saturação do mercado? Só o tempo poderá responder tais questões…

Top 5 Filmes Que Você Não Sabia Que São Baseados em HQs

 


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Amei Amei
0
Amei
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Raiva Raiva
0
Raiva
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes