Review: Valheim
Olá Nerds…
Após o avassalador lançamento de Minecraft, no início da década passada, uma onda de jogos de sobrevivência que envolvem caça, coleta, cultivo e construção, tomaram o mercado de jogos (especialmente o mobile), ganhando território dia a dia, e o game em pauta, Valheim, segue o mesmo padrão.
O early acess de Valheim foi lançado em 02 de Fevereiro de 2021 para PCs, produzido pelos suecos da Iron Gate Studios, tendo como plano de fundo, a temática nórdica, com uma mesclado de game Coop, survival e RPG e “temperado” com um vasto mundo aberto.
Enredo
Sem um enredo cativante ou poderoso o suficiente para agradar os amantes de histórias, Valheim atraí por ser outro estilo de jogo, onde o player faz o próprio destino e procura evoluir sua vivência no game, isso, apenas com objetivos básicos de caça, coleta e contrução, porém, com muita imersão e desafios inóspitos para os amantes do crescente estilo survival.
Jogabilidade
Bebendo da fonte dos Roguelike, Valheim tem um mundo novo criado a cada partida, com mudanças em todo posicionamento do mapa, tornando o efeito replay muito interessante e pouco repetitivo (vendo deste ponto); vale ressaltar que no modo cooperativo é possível ter 10 players no mesmo mapa.
Os controles para PC são simples e funcionam bem, porém ao conectar um controle ao seu computador, os botões ficam mal otimizados, especialmente o analógico que deveria mover a câmera (R3), ele simplesmente não lhe dá a visão superior ou inferior do mapa, apenas a visão horizontal.
Com o decorrer do game, a evolução do personagem, devido o cumprir das missões, bem com o farmar dos equipamentos é visível, sendo que, a cada item equipado, o personagem aparece com ele, dando trazendo muita satisfação a cada melhoria realizada ou Quest concluída.
Audiovisual
Os sons tentam imergir o player no meio em que estamos, trazendo muitos sons da natureza, de monstros que se aproximam e animais, porém sem muito brilho ou uma trilha sonora conquistadora e chamativa.
Os gráficos são simples e pouco polidos para um game 3D, lembrando algo do PlayStation 2, porém com certo brilho e carisma, com um simplicidade proposital para atrair todos os gamers, e não foi por acaso que em sua primeira semana, o game foi o mais baixado na Steam (download).
Ponto Final
Valheim é um game chamativo que está na moda, seu estilo tem crescido e atraído muitos jogadores. O game em pauta ainda tem muito a melhorar, porém, mesmo com suas falhas, as qualidades brilham e tornam a experiência com Valheim única e diferenciada.
Trailer
Qual a sua opinião?