The Elder Scrolls Online (ESO), apesar de um lançamento difícil, conseguiu fazer um retorno impressionante e se tornar um dos MMOs de maior sucesso da última década. Como disse o diretor da Zenimax Online Studios, Matt Firor, na Game Developers Conference deste ano, o ESO ganhou quase 2 bilhões de dólares durante a sua vida e não tem planos de parar de expandir o seu mundo e a sua história.
ESO foi originalmente concebido como The Elder Scrolls: Origins, inspirando-se em World of Warcraft, no trabalho anterior de Firor em Dark Age of Camelot e no então popular The Elder Scrolls IV: Oblivion. No entanto, o lançamento de Skyrim superou as expectativas dos jogadores de jogar no universo TES e forçou a equipe do ESO a reconsiderar seus planos, adicionando dublagem completa dos personagens, visão em primeira pessoa e removendo o minimapa.
Apesar desses esforços, o ESO lançou mal em 2014 devido a bugs, falta de economia do jogador, críticas ao sistema de combate e insatisfação com a assinatura obrigatória. Mas apenas um ano depois, em 2015, uma grande atualização do Tamriel Unlimited, que tornou a assinatura opcional, adicionou comerciantes de guilda e um sistema de justiça estilo TES, dobrou o número de jogadores.
O verdadeiro sucesso de longo prazo do ESO veio com a atualização One Tamriel em 2016, que permitiu que jogadores de todas as facções jogassem juntos. Ao mesmo tempo, o escalonamento de nível foi introduzido para todo o jogo. Isso o tornou mais acolhedor para os jogadores que retornam e, nas palavras de Firor, “o verdadeiro sucessor de Skyrim”.
Depois disso, o ESO mudou para um ciclo anual de atualizações de histórias, cada uma incluindo uma nova história global, uma área para explorar, expansão paga e uma pequena quantidade de DLC. E Firor considera a ênfase na narração de histórias um dos principais pontos fortes do ESO.
Quase 10 anos após o seu lançamento, o ESO mantém uma base de jogadores muito saudável, com cerca de 30.000 jogadores simultâneos apenas no Steam. E considerando que TES 6 ainda está longe de ser lançado, o jogo serve como um lugar para passar o tempo esperando pela próxima parte.
Qual a sua opinião?