Criador de Oddworld se desculpa pela infeliz escolha de palavras ao falar de Satoru Iwata
0

Em abril, o criador de Oddworld e fundador do Oddworld Inhabitants, Lorne Lanning, deu uma entrevista no The GameOverGreggy Show. embora o show tenha sido gravado em abril, alguns dos comentários de Lanning sobre a Nintendo se espalharam no final da semana passada.

Lanning fez algumas observações desfavoráveis à Nintendo, dizendo que acredita que o Switch não faria sucesso, e que talvez não valesse a pena para as third parties por causa do que aconteceu com o Wii U, além de vários outros comentários.

Advertisement

No final das contas, o comentário que mais atenção despertou foi o de Lanning sobre Satoru Iwata, ex-presidente da Nintendo que morreu aos 55 anos de idade no dia 11 de julho de 2015 devido à complicações de saúde resultantes da remoção de um tumor em seu duto biliar, que aconteceu em outubro de 2014.

Lanning afirmou que a mentalidade da Nintendo ‘precisa mudar”, antes de declarar que esse era o maior problema que ele via na empresa e que, pessoalmente, ele achava que isso “matou (ou matava?) Iwata”. O fato de que Iwata “não podia mover a organização da empresa a uma arena realmente bem-sucedida.”

O comentário de Lanning se espalhou rapidamente, e ele foi severamente criticado pela declaração. No dia 08 de julho, ele postou um pedido de desculpas em seu Twitter, em sete partes:

Ontem, um número de sites de notícias reportou uma conversa que eu tive enquanto aparecia no GameOverGreggy em abril desse ano. Eu gostaria de me desculpar sinceramente pela infeliz escolha de palavras sobre Satoru Iwata. Minha intenção não foi desrespeitar o grande homem, por quem sempre tive máximo respeito e admiração, e considero um herói na indústria. Meus comentários sobre a política atual da Nintendo e suas práticas em relação ao ecossistema do Switch, essas são opiniões pessoais. Eu as declarei, não para desacreditar ninguém, mas para encorajar o que eu acredito que seria um ecossistema que iria beneficiar a todos os envolvidos: os criadores das plataformas, desenvolvedores, editoras e, claro, jogadores.

É claro que Lorne estava falando em sentido figurado, mas a escolha do verbo “to kill” (matar) para se referir a algo que afligia Iwata (a dificuldade de mudar a mentalidade e as práticas da Nintendo, que por décadas ficaram um tanto estagnadas) não foi das mais acertadas.

Não é incomum usar o verbo “to kill” em sentido figurado em inglês para se referir a algo que causa dor, remorso ou tristeza a alguém, como eu acredito que falantes fluentes do idioma (que eu leciono há 19 anos) devem saber bem, mas hoje em dia qualquer descuido, piada de mal gosto, ofensa ou comentário maldoso se espalha rapidamente pela internet, e com ele não foi exceção.

Mas, eu repito, creio que tenha sido só um caso de má escolha de palavras mesmo.

Abaixo, a entrevista com Lanning:

Advertisement
Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Galáxia Nerd nas redes sociais para ficar por dentro do Universo Nerd  – Facebook, TwitterInstagram.

Confira o nosso programa "Galáxia Nerd"


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Ezra

Apaixonado por animes e games! Me siga aqui no Galáxia Nerd
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes