10 curiosidades sobre o Punho de Ferro

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Aproveitando que tivemos o lançamento da segunda temporada do Punho de Ferro na Netflix hoje traremos 10 curiosidades desse icônico personagem! Bora conhecer 10 fatos sobre o garoto do soco brilhante? Bora então!!!

1-  UMA CRIAÇÃO OPORTUNISTA E MARAVILHOSA!

Nos anos 70, os filmes sobre artes marciais estavam fazendo muito sucesso e a Marvel que não é boba nem nada resolveu criar heróis relacionados a esse universo para aproveitar esse hype. Assim foram criados dois heróis: Shang-Chi, O Mestre do Kung-Fu, em 1973 e o Punho de Ferro em 1974.

Punho de Ferro e Shang Chi: A Marvel embarcando na moda do Kung Fu!

Os dois criadores do Punho de Ferro são o roteirista Roy Thomas e o desenhista Gil Kane. Em um texto introdutório na revista Marvel Première n٥ 15 na qual o personagem fez sua primeira aparição, Roy Thomas conta que muitos elementos da origem do herói foram inspirados no personagem Amazing-Man, uma criação do roteirista Bill Everet nos anos 40.

Resultado de imagem para roy thomas
Roy Thomas
Resultado de imagem para Amazing-Man bill everett
Amazing Man!

Já o nome do personagem Punho de Ferro foi inspirado pelo título de um filme do Bruce Lee que Gil Kane assistiu: The Iron Fist Ceremory (traduzindo: A Cerimonia do Punho de Ferro)

Imagem relacionada
Bruce Lee e seu punho de ferro!

2- JÁ NÃO TEM FERRO DEMAIS NÃO?

Quando Roy Thomas e Gil Kane apresentaram o conceito do Punho de Ferro a Stan Lee, que na época era o editor chefe da Marvel, ele ficou preocupado com o fato do nome do personagem ser muito parecido com o nome de um personagem que já existia: O Homem de Ferro (em Inglês Iron Man e Punho de Ferro: Iron Fist) e os leitores ficassem confusos. Apesar dessa preocupação inicial, Lee deu seu aval para que Roy e Kane tocassem o projeto.

Resultado de imagem para stan lee iron fist
Se o Finn Jones soubesse que quase que não existiria o Punho de Ferro por causa do Stan Lee ele não teria tirado essa foto!

3-  PUNHOS DE AÇO?

Quando as histórias do Punho de Ferro foram publicadas aqui no Brasil pela Editora Ebal, o nome do personagem foi traduzido como Punho de Aço. Posteriormente quando a Abril adquiriu o direito de publicar os quadrinhos da Marvel ela traduziu da forma correta.

Resultado de imagem para punhos de aço ebal
Aqui no Brasil o Punho era de outro material!!!

4- VAI QUE É SUA, WOLVERINE!

Na revista Iron Fist #14 lançada em agosto de 1977, Punho de Ferro enfrenta um célebre inimigo de um dos mais famosos X-Men. O sujeito que ficou imortalizado como o grande inimigo do nosso querido carcaju!Isso mesmo meu caro leitor, o peludo e fedorento Dentes de Sabre que dá tanto trabalho para o Wolverine teve sua estreia nas páginas da revista do Punho de Ferro.

Punho de Ferro vs Dente de Sabre
Dentes de Sabre apanhou tanto do Punho de Ferro que resolveu mudar de revista e ir enfrentar os X-Men!

5- PARCERIA COM O PODEROSO

Quando a febre dos filmes de artes marciais foi passando o Punho de Ferro perdeu popularidade e sua revista foi cancelada. Nisso a Marvel teve a ideia de utiliza-lo na revista solo do Luke Cage, a parceria entre os heróis fez tanto sucesso que o nome da revista mudou para Power Man and the Iron Fist (Poderoso e o Punho de Ferro). Uma grande amizade nasci alí e posteriormente os dois fundaram a Heróis de Aluguel, uma agencia de heróis que trabalhavam em troca de pagamentos. A amizade dos dois era tão forte que quando Luke Cage e Jessica Jones tiveram uma filha o nome escolhido para a criança foi Danielle em homenagem ao padrinho Daniel Rand.

Resultado de imagem para iron fist and power man
A parceria que deu certo!!!

6- A “TATUAGEM”

Muitos acham que o símbolo em forma de dragão que o Punho de Ferro tem no peito é uma tatuagem mas na verdade ele é uma cicatriz! Ela foi adquirida na batalha com o dragão Shou Lao, Punho de Ferro tenta mata-lo estrangulando-o pressionando seu corpo contra o dragão porem o calor emanado pelo corpo do bicho é tão grande que marcou Daniel para sempre deixando-o com o símbolo para lembra-lo da grande batalha que teve para ter o direito de se chamar de Punho de Ferro.

Punho de Ferro e sua tatuagem
A marca do dragão!

7-  PUNHO DE FERRO O FILME

A Marvel tinha um projeto para um filme solo do personagem em 2005, que seria estrelado por Ray Park (que fez o papel de Grouxo nos filmes dos X-men) e dirigido por Steve Carr. Infelizmente (ou felizmente) O filme nunca saiu do papel

Resultado de imagem para ray park iron fist movie
Ray Park: o homem que quase foi o Punho de Ferro nas telonas!

8-PUNHO DE FERRO VINGADOR

O Punho de Ferro já foi membro dos Vingadores no período pós Guerra Civil em que os heróis que se recusaram a se registrarem ficaram foragidos, a equipe de Vingadores foragidos inclusive chegou a utilizar um dos prédio da empresa de Danny Rand como base.

Resultado de imagem para iron fist new avengers
Os Novos Vingadores com a participação do Punho de Ferro

Nesse período como vingador, Danny chegou a ter um caso com a Mulher-Aranha, porém mais tarde foi revelado que essa Mulher-Aranha era na verdade a rainha Skrull disfarçada. Eita!

Resultado de imagem para iron fist and spider woman
Punho de Ferro dando umas bitocas na Mulher-Aranha que não era a Mulher-Aranha!

9- O 66º

Danny Rand não foi o primeiro a utilizar o nome de Punho de Ferro: antes dele, outras 65 pessoas carregaram o legado do Punho de Ferro. Wendel , o pai de Danny, quase foi um Punho de Ferro tambem, porem ele não teve coragem de desafiar o dragão Shou-Lao e desistiu de tentar o titulo. Arregão!

Wendel Rand treinando em Kun Lun: Poderia ter sido um Punho de Ferro, mas só que não!

10-  QUEBRANDO UM GALHO PRO DEMOLIDOR

Quando Matt Murdock tem a sua identidade secreta de Demolidor exposta na mídia e sua vida vira um inferno, o  Punho de Ferro começa a utilizar o uniforme de Demolidor com o intuito de confundir a mídia e fazer desaparecer as suspeitas de que Matt e o Demolidor são a mesma pessoa.

Como Demolidor, o Punho de Ferro participou da saga Guerra Civil, inclusive é ele o protagonista da clássica cena em que ele entrega uma moeda de prata para Tony Stark e o chama de Judas.

Imagem relacionada
Um dos melhores momentos da Guerra Civil!

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado desse 10 curiosidades sobre o Punho de Ferro e não se esqueçam de conferir a segunda temporada da série do cara que já está disponível na Netflix!

Até a próxima!!!

Resultado de imagem para punho de ferro hq




Veja os comentários abaixo!

Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!