0

Olá Nerds…

Vemos que a oitava e atual geração de consoles já está em seu derradeiro e inevitável fim. Não existem tantas coisas boas a se recordar desta geração que engloba videogames lançados de 2011 a 2017, tendo como maiores destaques, sem qualquer dúvida, os consoles das gigantes fabricantes Sony (PlayStation 4) e Microsoft (Xbox One).

Uma geração “medíocre”?

É certo dizer que a Oitava geração não nos deu nada de tão novo ou hipnotizante quanto as geração anteriores, mas sim, recebemos videogames apenas com o brilho de suas marcas.

Advertisement

Citemos os 3 principais; o Wii U tentou trazer algo interessante, algo tão inovador quanto o Wii foi, mas por conta da dificuldade em desenvolver games que usassem o GamePad, o console “morreu” cedo. O PlayStation 4 é uma maquina incrível, mas bem a quem do que foi o seu avô, o PlayStation 2, praticamente sem novas franquias, sem grandes novidades, uma loja que continua com possibilidades de melhoria e uma saturação de remakes e remasters. O Xbox One também é uma ótima máquina, a Live é uma loja que funciona bem, e seu grande trunfo é a Gamepass, que por um preço justo, tem dado a possibilidade de seus assinantes “terem” games de renome; mas o console tem poucos exclusivos de peso, vivendo basicamente de AAA multiplataformas; o Kinect conseguiu regredir e em pleno fim da segunda década do segundo milênio, os controles do Xbox ainda precisam de pilhas. Claro, nem só de pontos ruins viveu esta geração, porém, estes pontos cresceram e tiraram muitas expectativas criadas nesta era gamer, onde basicamente todos os esforços foram focados em gráficos.

Nessa geração, vimos a fantástica invasão dos games Indies, que por conta da falta de criatividade das grandes empresas, tomaram conta do mercado e nos surpreenderam, apenas observe Celeste, The Messenger, Dead Cells e Hollow Knigth e o estrago no mundo dos games que esses “joguinhos” pixelados fizeram.

O futuro vindouro

Para conhecimento geral, a Nona geração de consoles já iniciou, todos os consoles lançados após 2017 estão enquadrados nesta nova linha temporal e o pioneiro foi nosso amado Nintendo Switch, o primeiro console da Nona geração.

A Nintendo tem buscado inovar em seus consoles, visando sempre um novo modo de se jogar, foi assim com o Wii, com o Wii U, como todos seus portáteis e com o Switch, e por conta disso, a nipônica empresa de consoles tem sido alvo de críticas, já que ao invés de focar no hardware, no desempenho e nos gráficos, o console foi focado em uma nova experiencia gamer.

Nintendo Switch foi o console mais vendido nos EUA em 2018

 

Nos últimos tempos, entre meados de 2019 e meio de 2020, Sony e Microsoft divulgaram seus novos consoles, algo que colocou ainda mais fogo da eterna guerra dos consoles.

Tanto o Novo console da Sony, o aguardado PlayStation 5, como o novo console da Microsoft, Xbox Series X, serão poderosos, rápidos, contando com SSDs, isso é fato, só não sabemos o quão inovador e avançado a prática de tal aplicação será em cada console.

Sony apresenta jogos do PS5 e aparência do console; veja os trailers

O PlayStation 5, apresentados em 11 de Junho de 2020 (apresentação) tenderá a ser ao PlayStation 4 Pro, rodando jogos com resolução mínima a 4K a 60 fps sem instabilidade e armazenamento mínimo de 1 TB, veremos uma variação nos controles, infelizmente sem a tecnologia de tela touch já utilizada pelo Wii U. Como uma recente patente da Sony em retrocompatibilidade, aguarda-se que o console aplique esses recursos e tudo aponta para que isso seja feito de maneira efetiva e convincente.

O Xbox Series X é desenhado como uma torre, tendo o dobro de potencia do Xbox One X e oito vezes mais potente que o Xbox One original. Seu grande trunfo ainda é a a Xbox Gamepass e seus ótimos games que tem sido adicionados mensalmente a seu catálogo. Seu hardware apresentado na E3 2019, é melhor do que o dos concorrentes, então a tendencia é que a qualidade deste console seja superior e sua experiencia física seja melhor trabalhada, porém ainda sim, o controle necessita de pilhas.

Rádio Acústica FM | Notícias | BOMBA: jogadores do Xbox Series X ...

Será?

Como tudo o que tivemos na Oitava geração, com toda a evolução que tivemos desde o Pong até o Nintendo Switch, realmente há mais algo para inovar? Serão realmente necessários “consoles DLCs“, onde são só pequenas melhorias dos últimos videogames, tornando assim o mercado de consoles em um caríssimo caça-niqueis?

São tantos questionamentos que a cada resposta que chegamos, muitas mais dúvidas surgem, e com isso, só nos resta aguardar o que virá.

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
5
Gostei
Uau Uau
1
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes