James Gunn revela se sentiu culpa ao trocar a Marvel pela DC e assumir “Superman”
James Gunn, diretor de Superman e atual co-CEO da DC Studios, revelou se sentiu culpa ao deixar a Marvel Studios, onde dirigiu a trilogia Guardiões da Galáxia, para ingressar oficialmente no comando do universo cinematográfico da DC. Em entrevista ao podcast Armchair Expert, apresentado por Dax Shepard, Gunn foi direto: não houve arrependimento.
“Eles foram completamente solidários. [O co-presidente da Marvel Studios] Louis D’Esposito me ligava o tempo todo. Lou e Kevin [Feige] foram ótimos. Não senti culpa alguma. Aceitei um trabalho com pessoas que eu também gostava muito, e foi isso”
Afirmou Gunn, que foi demitido da Marvel em 2018 após polêmicas envolvendo tweets antigos. Logo após sua saída, foi abordado pela Warner Bros. para desenvolver O Esquadrão Suicida (2021), filme que marcou sua estreia no DCEU.

Segundo Gunn, o convite inicial envolvia justamente a possibilidade de comandar Superman. “Toby Emmerich me ligou e disse: ‘James Gunn em Superman?’. Eu respondi: ‘Não sei, cara’. E então ele sugeriu: ‘E sobre Esquadrão Suicida?’. Aí tive uma ideia, fui lá e apresentei o projeto. Eles disseram: ‘Sim, vamos fazer’”, contou o diretor.
Pouco tempo depois de aceitar o projeto com a DC, Gunn foi surpreendido com sua recontratação pela Marvel para finalizar Guardiões da Galáxia Vol. 3. A informação foi compartilhada diretamente por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, durante uma visita à casa do executivo. “Fui à casa do Kevin. Entrei no porão, onde ele tem todas as figuras de Star Wars como se fosse um museu. Ele disse: ‘Isso é incrível’. E eu: ‘Sim, é bom, mas preciso fazer outra coisa primeiro’”, relembrou Gunn.
Foi nesse momento que Gunn revelou estar dirigindo O Esquadrão Suicida, o que levou Feige a acreditar, a princípio, que ele estava trabalhando em Superman.
Desde então, James Gunn assumiu oficialmente a liderança criativa da nova fase da DC, intitulada “Deuses e Monstros“. Superman, que estreou nos cinemas em 10 de julho de 2025, é o primeiro grande lançamento sob sua supervisão direta.
Qual a sua opinião?