Os contos “assustadores” de Fragmentos do Horror


Finalmente um mangá de “terror” depois de muito tempo…

 

Fragmentos do Horror (Ma No Kakera) do mangaká Junji Ito, começou sua publicação na revista Nemuki + com o primeiro conto (Futon) do volume, em 13 de agosto de 2013 e finalizado em junho de 2014 com a Mulher Sussurrante (mas esse foi publicado em outra revista, a Shinkan).

Mas vamos falar das histórias contidas no volume…

Pela Demografia classificada Fragmentos do Horror, ele é considerado um Shoujo (?) e Terror. (lembrando que Demografias não definem completamente o público alvo, vai do gosto de cada um pelo o que lhe agrada ler). Lembrando que também é volume único.

 

Resultado de imagem para ma no kakera manga

 

Começaremos a falar do traço. Apesar de ser considerado um Shoujo de Horror, ele tem um traço mais realista, o que poderia ser considerado Seinen ou Josei. Esse traço realista cria um clima mais real para quem está lendo a história e a carga da emoção também constar em um teor mais elevado a trama quando chegar no clima mais denso dos contos. Detalhe extra: as páginas duplas e páginas com apenas uma imagem destacada são realmente tensas e perturbadoras!

Como será retratado conto por conto, no final será dado um veredito total.

 

Futon

Conto introdutório ao volume. Tomio, por alguma razão, não quer sair debaixo do Futon (é um tipo de colchão usado na tradicional cama japonesa) e Madoka tenta tirar o marido desse “casulo”, mas logo ela ‘descobre’ a razão disso. Ele é o mais curto, e você acha que não será nada de espetacular, ou que nele terá alguma aparição de algum fantasma, mas não é bem assim… Assim como é o mais curto, ele só da um gostinho do que realmente está por vir…

Imagem relacionada

E a página dupla desse conto é incrível!

 

Monstro de Madeira

A casa de Megumi e do seu pai é uma construção histórica e herança da família. Ano passado (o tempo em que a história se passa) a casa foi indicada para se tornar patrimônio cultural do país. E, como patrimônio, as pessoas vão até a casa para conhecerem e Manami vai até essa casa para conhecê-la. Só que ela não liga, nem avisa que gostaria de visitar e Megumi se sente incomodada com essa mulher. Manami pede para poder ficar algum tempo na casa para fazer suas pesquisas, já que ela estuda arquitetura. Mas o que a família não imaginava que ela teria uma certa “excitação” pela casa, como algum tipo de fetiche e que isso acaba se tornando ainda mais estranho pelo desejo absurdo, e em um dia, um ‘terremoto’ estranho ocorre na casa e o absurdo se desencadeia de uma forma bizarra que você não imaginaria…

Imagem relacionada

 

Tomio * Gola Rulê Vermelha

Apesar desse conto ter um toque sobrenatural fora do padrão (a história ter uma consistência verdadeira mais próxima do real, tendo um toque do sobrenatural pincelado nela), o toque dela de ficção nela, seria um dos mais explícitos. Mas voltando para a história… Tomio, por alguma razão, não tira suas mãos da cabeça, e após ir na casa da sua ex-namorada, revela que sua cabeça foi “cortada” e que se ele tirar as mãos que seguram ela, poderá cair. Isso tudo aconteceu após eles irem em uma vidente, e Tomio com ela tiveram uma relação, e como a vidente gosta de ‘colecionar cabeças’, a dele não foi uma exceção. Mas ele consegue escapar e precisa de ajuda para que sua cabeça volte a ‘colar’ no pescoço, mas ainda o pior está por vir quando a vidente vai atrás dele…

Resultado de imagem para fragmentos do horror mangá

 

Suave Adeus

Riko sempre tem pesadelos do seu pai morrendo, desde que a mãe dela faleceu. Riko acabou casando com com Makoto, mas a família dele não gostam muito dela, o que a deixa sem graça. Riko vai morar com Makoto, e lá, ela percebe que há “fantasmas” e Makoto explica que são antepassados da família dele, e não são fantasmas e sim, “imagens residuais”. Depois de um tempo Riko “participa” de como isso acontece. Mas as coisas começam a ficar tensas para Riko depois que tudo ‘cai’ na cabeça dela de forma abrupta…

Resultado de imagem para fragmentos do horror mangá

 

Dissecação-chan

Em uma universidade de medicina, os alunos terão que dissecar corpos que foram doados para os estudos, e em um dos sacos, havia uma moça viva dentro dele, e o desejo dela era ser dissecada. Kamata depois de um tempo, reconhece aquela garota, Ruriko, a garota que ele conheceu quando criança e que ela o fez pegar um bisturi no trabalho do pai de Kamata, e juntos, dissecavam ratos e sapos. O fetiche bizarro dela se espalha pela cidade e isso o assombra, e assim, como ele, e Ruriko, a conclusão disso não será nenhum pouco agradável…

Imagem relacionada

 

Pássaro Negro

Outro conto com o teor de sobrenatural mais ficcional. Kume, um observador de pássaros está em uma floresta, quando encontra um rapaz com as pernas machucadas. Imediatamente ele pede ajuda para salvá-lo. Assim que eles estão no hospital, Kume fica de acompanhante até que o rapaz fique bom. O rapaz revela seu nome, Shiro, e ele conta que ficou por um mês com as pernas machucadas, e Kume acha estranho que ele não estava tão magro, ou em estado pior. Isso passa quando Kume vê o que aterroriza o rapaz e o que o fez ficar vivo todo esse tempo e ele revela o que era aquela criatura que ele viu. A criatura ainda persegue Shiro e Kume acaba descobrindo o nó que toda essa situação se tornou e que “aquilo” que aconteceu com Shiro, poderia acontecer com ele…

Imagem relacionada

 

Magami Nanakuse

Kaoru é apaixonada pela escritora Magami, lê tudo o que ela publica. Magami seria um tipo de escritora peculiar, obras com conteúdo “diferenciado” com um público seleto. Como Kaoru quer ser escritora por influência da sua favorita, ela envia uma carta a ela, e tem uma resposta, e Magami deseja conhecê-la. Tudo para Kaoru parecia estar indo bem, até conhecer a dita cuja. A casa era afastada, a senhora que a acompanharia até a escritora, é uma estudante dela. E, Magami não é quem ela aparenta ser, e tudo acaba indo de mal a pior para Kaoru, a deixando num estado “louco”…

Imagem relacionada

 

A Mulher Que Sussurra

Mayumi, a filha do magnata Shigeki não consegue tomar nenhuma decisão sozinha sem fazer várias perguntas do que fazer. Então ele contrata uma acompanhante para que a “guie”, mas nenhuma delas consegue aturar as centenas de perguntas que a garota faz. Eis que surge Mitsu, uma moça calma e com uma feição cansada. Shigeki se surpreende que ela conseguiu aturar as perguntas, e que Mayumi parece mais calma. Mas o tempo não favorece Mitsu, que parece cada vez mais exausta, tanto que aparece até machucada. Shigeki resolve investigar e descobre que o namorado dela a maltrata e pega todo o dinheiro dela, mas ele resolve não interferir. O estado de Mitsu só piora, mas sua dedicação com Mayumi sempre permanece, e a mesma até diminuiu com as perguntas. Mas com uma abrupta situação, Mayumi não faz mais perguntas e acaba fazendo algo terrível que assusta seu pai…

Resultado de imagem para dissecacao-chan fragmentos do horror mangá

 

Todos esses contos é que estão no volume de Fragmentos do Horror. Cada um com uma temática bem diferente.

Dentre eles, o menos ‘horror’ seria o Suave Adeus, o toque de Slice of Life nele é presente do começo ao fim com a pincelada de sobrenatural por cima. Futon, por ser um conto rápido e de conclusão, que tirou a carga sobrenatural, pode ter “acalmado” os corações mais fracos com seu clima, ele pode ter sido ótimo ou ruim. 8 ou 80. Tomio * Gola Rulê Vermelha, pode-se dizer que foi o mais tenso e perturbador pelos fatos que aconteceu ao protagonista. Monstro de Madeira tem aquela carga de mistério e te faz pensar “como será que vai terminar?”. Pássaro Negro também foi um conto perturbador pelo grande ser sobrenatural que persegue um dos personagens e o nó explicativo do final o torna um pouco confuso para alguns. Magami Nanakuse não tem um toque sobrenatural tão tenso quanto os outros, mas ele envolve mais sobre esquisitices, manias e no final, loucura. E por último, mas não menos importante, A Mulher que Sussurra. Esse, pode-se dizer que foi um conto mais calmo, depois de toda a carga de adrenalina que os contos anteriores proporcionou. Mas com os fatos finais a história foi tomando um rumo meio que levemente esperado com seu sobrenatural, e das cenas finais, ou você fica “o que ela está fazendo” ou “ela vai aprontar algo”. E com a última página, você tem uma conclusão e tanto.

Não há como dizer se algum desses contos, foi ruim. Cada um tomou um rumo diferente, uns com uma carga de suspensa maior, outros com a ficção mais presente, outros puxando mais para a realidade. Vai muito de gosto pessoal decidir isso.

Agora, falando da obra em si…

Ela sim, foi ótima. Um bom entretenimento para se ler na calada da noite, sozinho, com a janela aberta…

Os traços mais realistas, tornam as expressões mais chamativas, ainda mais com os espantos e gritos dos personagens. A expressão não tão exagerada, mas o queixo caído, revelam aquele pavor vivenciado na cena. Uma característica do Junji Ito, é aquela “gota de suor” que fica nos personagens em algum momento crítico, tenso, ou mesmo em perigo. Assim que você ler alguma obra dele, vai perceber essa “gota” em seus personagens.

Seus cenários tem uma certa característica. Claro que em um quadro “um quarto” da página, não há muito o que detalhar de fundo, mas ele coloca mais detalhes quando o cenário é close em casas, ou na rua. Algum quadro que se passa dentro de uma casa, não há um fundo tão detalhado (salve o conto Monstro de Madeira).

Geralmente, os personagens de Junji Ito apresentam feições iniciais apáticas, serenas e calmas, e dependendo de como a história caminha, essas feições vão tomando outras reações e percebe a decadência dele até chegarem ao limite.

Essa edição, está super caprichada. Vale a pena conferir o mangá e comprar.

Resultado de imagem para fragmentos do horror

 

Caso se interessou pelo mangá, compre seu exemplar em uma das lojas online (consulte disponibilidade):

Saraiva. Amazon. Submarino. Fnac.

 

Ficha técnica

 

Título originalMa no Kakera

Autor: Junji Ito

Volume: Único

Número de páginas: 250

Demografia: Shoujo

Gênero: Horror, Suspense, Mistério, Slice of Life, Sobrenatural.

Faixa etária: + 16 anos

Preço: R$ 54,90

Papel: Offset

Capa: Dura

Editora: Darkside (Tokyo Terror)

 

Outras Galaxias

Tiago Alves de Oliveira
Colecionador de livros, mangás e HQs (algumas). Formação em andamento em Letras e Respectiva Literatura. Em um futuro não tão distante, formar a própria biblioteca.

Os contos “assustadores” de Fragmentos do Horror

Login

Captcha!
Ainda não tem uma conta?
Registrar-se

Resetar Senha

Back to
Login

Registrar-se

Back to
Login
Choose A Format
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals