The Games Awards (TGA)
Olá Nerds…
Assim como em muitas mídias, grandes eventos fazem com que os fã fiquem ansiosos por novidades, anúncios e premiações sobre quem é o melhor, seja no Oscar, Emmy, Grammy ou no The Games Awards, o famoso TGA.
Veja os vencedores do The Games Awards 2020
Grandes eventos no universo dos games tornam está mídia de entretenimento cada dia maior e mais lucrativa, alcançando um exponencial aumento anual no número de consumidores; pessoas que não apenas curte jogar, mas sim, tem prazer em descutir, participar de fóruns e “xingar muito no Twitter” para expressar todo seu conhecimento sobre os videogames e jogos preferidos.
Do que se trata?
TGA (The Games Awards) é a versão dos jogos do ilustríssimo prêmio dos cinemas, o Oscar. Neste evento é passado aos fãs os melhores jogos do ano em algumas categorias, que encorpora um bom número de categorias, indo desde o melhor jogo Indie, melhor RPG, melhor eSport e mais algumas outras; sem nunca esquecer do prêmio mais aguardo da noite, o Game of the Year (GOTY), ou seja, o jogo do ano.
O The Games Awards é um evento relativamente novo, tendo seu início em 05 de Dezembro de 2014, em Las Vegas, sendo produzido e apresentado por Geoff Keighley.
Em 1994, Geoff Keighley fez parte do primeiro show de prêmios televisionados para jogos eletrônicos, o Cybermania ’94: The Ultimate Gamer Awards. Keighley, ainda adolescente, foi contratado para ajudar a escrever material para os apresentadores de celebridades como William Shatner e Leslie Nielsen. O show não foi considerado bem-sucedido, visando mais a comédia do que a comemoração, mas, a partir disso, Keighley foi solicitado a desenvolver algo semelhante ao “Oscar dos Videogames” no final de sua carreira.
Keighley trabalhou subsequentemente no Spike Video Game Awards (abreviado como VGA), que aconteceu de 2003 a 2013. O programa, que foi transmitido pela Spike TV no final de cada ano, foi projetado para homenagear os jogos eletrônicos lançados naquele ano.
Vencedores
O The Game Awards desde seu início, possuí muitos vencedores em diversas categorias, porém, aqui, vamos mencionar o GOTY e o melhor game Indie de cada ano do TGA.
Game of the Year
- 2014 – Dragon Age: Inquisition (BioWare, EA);
- 2015 – The Witcher III: Wild Hunt (CD Project Red);
- 2016 – Overwatch (Blizzard Entertainment);
- 2017 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Nintendo);
- 2018 – God of War (Sony, SIE Santa Monica);
- 2019 – Sekiro (Actvision, FromSoftware);
- 2020 – The Last of Us Parte II (Sony, Naught Dog).
Melhor Game Indies
- 2014 – Shovel Knight (Yacht Club Games);
- 2015 – Rocket League (Psynix, Pânico Button Games);
- 2016 – Inside (Playdead);
- 2017 – Cuphead (Studio MDHR Entertainment);
- 2018 – Celeste (Matt Makes Games);
- 2019 – Disco Elysium (ZA/UM);
- 2020 – Hades (Supergiant Games).
Ponto Final
Sim caro leitor, nem só de premiações vive o The Game Awards, mas também, neste evento, sempre vemos muitas divulgações de novos jogos que estão por vir, bem como seus trailers, algo que dá um brilho especial ao evento em si.
O TGA, por alguns, é tido como um evento tendencioso, que privilegia uma ou outra empresa, todavia, o poder de ganhar um prêmio em qualquer categoria do The Game Awards, faz com que os produtores possam crescer e fazer cada vez mais pelo universo dos games.
Vale ressaltar que o contestado e muito “hateado” game, The Last of Us Parte II, venceu sete prêmios com muito mérito e é claro, a cereja do bolo, o prêmio de GOTY, também foi dado ao game da Naught Dog neste The Game Awards 2020.
Qual a sua opinião?