Game of Thrones 8º temporada- Kit Harington, ator conhecido por interpretar Jon Snow na série baseada nos livros de George R.R Martin, falou sobre os erros cometidos na 8º temporada da trama que gerou criticas que reverberam até hoje entre os fãs.
Em entrevista recente o ator disse que toda a temporada final foi impactada negativamente pelo fato de todo o elenco estar desgastado. E especificamente para o final da série, Harington disse que algumas das escolhas da história “não funcionaram muito bem.”
“Acho que se houvesse alguma falha no fim de Thrones é que estávamos todos tão cansados que não poderíamos ter demorado mais”, disse o ator. “E então entendo que algumas pessoas pensaram que foi apressado e posso concordar com elas. Mas não tenho a certeza se houve alguma alternativa. Olho fotos minhas naquela temporada final e pareço exausto. Eu pareço gasto. Eu não tive outra temporada em mim.”
Kit Harington ainda acrescentou que “Todos têm direito à sua opinião. Acho que houve erros cometidos, talvez em termos de história, no final. Acho que houve algumas escolhas interessantes que não funcionaram.”
Fenômeno da televisão mundial, Game of Thrones estreou em 2011 na HBO e logo se tornou rapidamente uma das séries de maior sucesso da história. Baseada na franquia literária de As Crônicas de Gelo e Fogo do autor estadunidense George R.R. Martin, as primeiras cinco temporadas do show, embora com algumas diferenças importantes foram fiéis a obra, mas com a demora para o lançamento do 6º livro os roteiristas David Benioff e D.B. Weiss tiveram que seguir seu próprio caminho com a narrativa.
Assim desde a sexta temporada algumas decisões criativas começaram a ser questionadas pelo público, o que se seguiu no sétimo ano e culminou com uma oitava temporada que frustrou expectativas e apresentou um final odiado por muitos.
Apenas 8 episódios, plots apressados, personagens tendo atitudes que não condiziam com suas trajetórias, uma esperada “Longa Noite” que durou apenas uma noite e consequentemente um episódio, são algumas das reclamações que permeiam a internet desde junho de 2019 quando a série se despediu. É claro os finais de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e do próprio Jon Snow são os maiores alvos de crítica.
Justamente nos últimos espisódios da 8º temporada a mãe dos dragões como era chamada começou a tomar atitudes tirânicas e no final queimou Porto Real, a capital de Westeros, sem se importar com as vidas inocentes que seriam perdidas, sabendo que precisava pará-la o bastardo a apunhalou justamente na sala do Trono de Ferro, voltando assim para a Muralha, onde passou boa parte da história.
Kit Harington não foi o primeiro ator do elenco a criticar o final de Game of Thrones, no passado Conleth Hill (Varys) e Maisie Williams (Arya Stark) também já deram declarações de que o final da história não foi satisfatório.
Ainda durante a entrevista, Kit Harington também falou sobre o spinoff focado em Jon Snow que foi anunciado em 2022 pela HBO, mas foi descartado recentemente, notícia dada pelo próprio ator em abril deste ano.
Na época do anúncio, Kit declarou “Atualmente, está fora de questão, porque todos nós não conseguimos encontrar a história certa para contar”. Agora ao ser questionado sobre o assunto o ator se aprofundou um pouco mais. Ele explicou que a HBO veio até ele para perguntar se ele estaria interessado em uma série de Jon Snow, e Kit Harington disse que sua reação inicial foi recusar. No entanto, Harington achou que havia uma história interessante a ser contada sobre a vida de Jon Snow após a guerra. Sobre o descarte da série o comentário foi;
“Senti que poderia haver algo a dizer e uma história a contar de uma forma bastante limitada. Passamos alguns anos desenvolvendo-o. E simplesmente não… nada nos deixou entusiasmados o suficiente. No final, eu meio que desisti e disse: ‘Acho que se levarmos isso adiante e continuarmos desenvolvendo, poderemos acabar com algo que não é bom. E essa é a última coisa que todos queremos'”
Além da série sobre Jon Snow, a HBO também descartou uma série sobre a Longa Noite mesmo depois de já ter o primeiro episódio gravado e de ter feito um investimento altíssimo na produção.
Qual a sua opinião?