Crítica - Banana Fish: Um mangá com história e temas complexos
0

Crítica Banana Fish

Banana Fish é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Akimi Yoshida . Serializado em Shōjo Comic de 1985 a 1994 e adaptado para uma série de televisão de anime em 2018, a série segue Ash Lynx, um líder de gangue adolescente em Nova York.

Sinopse:

Vietnã, 1973. Um soldado americano sofreu um repentino distúrbio mental e proferiu apenas as seguintes palavras: “bananafish“.

Nova Iorque, 1985. Ash tenta descobrir o significado desse misterioso termo enquanto a sombra sinistra de Papa Dino, o chefe do submundo, se aproxima dele.!!

Banana Fish
Banana Fish

Formato: 14,8×21 cm

Recomendação Banana Fish:

A minha critica do mangá Banana Fish, será mais uma recomendação do que propriamente uma análise, vou trazer alguns dos muitos pontos positivos (com pequenos spoilers para não atrapalhar a sua experiência) ao ler a obra.

Como é dito na sinopse do Banana Fish, a história gira em torno de Ash Lynx, um líder  de uma gangue em Nova York com apenas 17 anos. O nosso protagonista é frio e calculista e conforme a leitura você vai percebendo o quão aguçado é o seu senso de sobrevivência e quão  forte ele é. Isso desperta um senso de admiração por todos que entram em sua jornada.

Ash Lynx
Ash Lynx

Já o principal antagonista de Ash se chama Dino Golzine, um  chefe da máfia da Córsega que preparou Ash como escravo sexual e herdeiro de seu império criminoso. Além dele,  vão surgindo muitos outros personagens bem interessantes para a trama.

Banana Fish trás assuntos bem complexos e “pesados”, com o decorrer da leitura as peças vão se encaixando e vamos vendo o quão complexo é esse universo. Temas como pedofilia, drogas e sexo entre outros que  são abordados de uma forma que fazem parte do contexto, não é algo simplesmente jogado na história para forçar algumas situações.

Banana Fish é shoujo (?). É shoujo sim, mas por quê? | by Pachi | Medium

Mas ao mesmo tempo que temos esses temas mais pesados, outros como lealdade, confiança, amizade vão sendo introduzidos para dar um equilíbrio a história.

Algo que me chamou bastante a minha atenção é a quantidade de personagens que vão aparecendo no decorrer do mangá e como eles são tão bem introduzidos na história, praticamente todos possuem um background que se encaixa perfeitamente na trama.

Agora falando um pouco sobre os traços de Akimi Yoshida, a obra é a mais pura essência dos mangás dos anos 80. Muito bem desenhados, ângulos bem variados, cenários bem detalhados e uma grande variedade de personagens (Confesso que fiquei um pouco confuso no inicio).

Mas no geral é muito bem desenhado.

Recomendação
  • Recomendação - 9.5/10
    9.5/10

Veredito

Veredito:

Banana Fish é um mangá que trás uma história bem madura e complexa que consegue deixar o leitor bem apreensivo ao virar uma página para saber o que aconteceu em determinada cena. Muitas vezes me deixou bem “chocado”. Recomendo demais essa leitura e tenho certeza que muitos de vocês vão adorar essa obra complexa.

Mas o que é o Banana Fish? Bom você vai ter que ler para descobrir!

 

Overall
9.5/10
9.5/10
Recomendação do Usuário
0 (0 votes)

 

Agradecimentos a PANINI por nos enviar essa obra, se você quiser adquirir o mangá Banana Fish clique aqui.

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Big BOSS

Aqui no Galaxia Nerd, você pode criar o seu perfil e já sair postando artigos, e ainda tem acesso a criação de Fóruns, Comunidades, Feeds de Noticias e muito mais para compartilhar com seus amigos.