Crítica - Banana Fish: Um mangá com história e temas complexos
1
1 point

Crítica Banana Fish

Banana Fish é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Akimi Yoshida . Serializado em Shōjo Comic de 1985 a 1994 e adaptado para uma série de televisão de anime em 2018, a série segue Ash Lynx, um líder de gangue adolescente em Nova York.

Sinopse:

Vietnã, 1973. Um soldado americano sofreu um repentino distúrbio mental e proferiu apenas as seguintes palavras: “bananafish“.

Nova Iorque, 1985. Ash tenta descobrir o significado desse misterioso termo enquanto a sombra sinistra de Papa Dino, o chefe do submundo, se aproxima dele.!!

Banana Fish
Banana Fish

Formato: 14,8×21 cm

Recomendação Banana Fish:

A minha critica do mangá Banana Fish, será mais uma recomendação do que propriamente uma análise, vou trazer alguns dos muitos pontos positivos (com pequenos spoilers para não atrapalhar a sua experiência) ao ler a obra.

Como é dito na sinopse do Banana Fish, a história gira em torno de Ash Lynx, um líder  de uma gangue em Nova York com apenas 17 anos. O nosso protagonista é frio e calculista e conforme a leitura você vai percebendo o quão aguçado é o seu senso de sobrevivência e quão  forte ele é. Isso desperta um senso de admiração por todos que entram em sua jornada.

Ash Lynx
Ash Lynx

Já o principal antagonista de Ash se chama Dino Golzine, um  chefe da máfia da Córsega que preparou Ash como escravo sexual e herdeiro de seu império criminoso. Além dele,  vão surgindo muitos outros personagens bem interessantes para a trama.

Banana Fish trás assuntos bem complexos e “pesados”, com o decorrer da leitura as peças vão se encaixando e vamos vendo o quão complexo é esse universo. Temas como pedofilia, drogas e sexo entre outros que  são abordados de uma forma que fazem parte do contexto, não é algo simplesmente jogado na história para forçar algumas situações.

Banana Fish é shoujo (?). É shoujo sim, mas por quê? | by Pachi | Medium

Mas ao mesmo tempo que temos esses temas mais pesados, outros como lealdade, confiança, amizade vão sendo introduzidos para dar um equilíbrio a história.

Algo que me chamou bastante a minha atenção é a quantidade de personagens que vão aparecendo no decorrer do mangá e como eles são tão bem introduzidos na história, praticamente todos possuem um background que se encaixa perfeitamente na trama.

Agora falando um pouco sobre os traços de Akimi Yoshida, a obra é a mais pura essência dos mangás dos anos 80. Muito bem desenhados, ângulos bem variados, cenários bem detalhados e uma grande variedade de personagens (Confesso que fiquei um pouco confuso no inicio).

Mas no geral é muito bem desenhado.

Recomendação
  • Recomendação - 9.5/10
    9.5/10

Veredito

Veredito:

Banana Fish é um mangá que trás uma história bem madura e complexa que consegue deixar o leitor bem apreensivo ao virar uma página para saber o que aconteceu em determinada cena. Muitas vezes me deixou bem “chocado”. Recomendo demais essa leitura e tenho certeza que muitos de vocês vão adorar essa obra complexa.

Mas o que é o Banana Fish? Bom você vai ter que ler para descobrir!

 

Overall
9.5/10
9.5/10
Recomendação do Usuário
0 (0 votes)

 

Agradecimentos a PANINI por nos enviar essa obra, se você quiser adquirir o mangá Banana Fish clique aqui.

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
1
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Big BOSS

Aqui no Galaxia Nerd, você pode criar o seu perfil e já sair postando artigos, e ainda tem acesso a criação de Fóruns, Comunidades, Feeds de Noticias e muito mais para compartilhar com seus amigos.
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes