Pontos Negativos
Narrativa
We Happy Few tem uma apresentação bastante lenta, que pode levar qualquer um facilmente ao tédio. O que nos leva a ter essa conclusão é sua narrativa que em vez de questionar o seu mundo distópico brilhante, ela perde tempo com um encadeamento de questões boçais num tom de humor que não emprega carisma, e sim cansaço e frustrações.E é a partir daí que começa a identidade inconsistente do game, com sua história muito mal apresentada, com personagens que não conseguem despertar sensos de urgência e importância no jogador, consequentemente não criando nenhum elo emocional com o mesmo.IA (Inteligência Artificial)
A Inteligência Artificial dos inimigos e NPCs é bastante medíocre e bugada. Eles sempre virão pra cima do jogador como seres irracionais descontrolados, e isso ocorre independente de estarem sozinhos ou em grupo, simplesmente não há estratégias.Existem ocasiões em que a inteligência artificial desliga, e os inimigos ficam parados sem fazer nada ou passam por você e não te enxergam. Todos esses problemas só deixam a experiência stealth do game ridiculamente fácil e desnecessária, visto que na maioria das vezes é possível eliminar grupos grandes com facilidade ao lançar pregos no chão, consequentemente deixando os agressores imoveis durante algum tempo, assim lhe dando a oportunidade de acabar com os mesmos, e quando estão sozinhos são mais inofensivos ainda.No jogo é comum fazer muito barulho e um inimigo próximo não escutar, um exemplo é quando estiver enfrentado alguém e os demais que estão por perto não escutam a situação. O contrário também acontece da IA ficar super do nada, como quando o jogador esconde um corpo em uma lixeira grande no escuro, e um agressor de longe num passe de mágica cria uma visão noturna e de águia e enxerga o corpo como é possível ver no vídeo abaixo:Problemas Técnicos
Este é o maior problema de We Happy Few, aqui é possível encontrar vários defeitos técnicos, de otimização e bastante bugs que vão desde coisas engraçadas até situações que te atrapalham de prosseguir no game. Vai ser bastante comum as texturas de tudo carregarem na sua frente, algumas levam muito tempo, já outras simplesmente não carregam nunca e ficam como um pequeno ou grande troço borrado.A renderização também é um problema sério, edifícios, pessoas e objetos que aparecem de maneira repentina na sua frente, a situação às vezes é tão delicada que o jogador está correndo e surgem do nada telas de loadings, isso não era pra acontecer visto que se trata de um título de mundo aberto.Outras coisas inusitadas que ocorrem ocasionalmente são: objetos que quando são largados varam o chão, NPCs que ficam travados em alguma posição ou realizando movimentações bem estranhas como flutuar e mexer em coisas que simplesmente não existem, chuva bugada que ao invés de descer gotas de água descem linhas retas pretas, e dentre outras situações… Logo abaixo vai ser demostrado por meio de vídeos algumas das circunstâncias listadas a cima:NPCs travados:Chuva bugada:
Texturas:
Renderização:
Pontos Positivos
Direção de Arte
We Happy Few tem uma direção de arte interessante, ela representa bem a realidade do mundo distópico que a história tenta retratar. Aqui temos diversos distritos, os dominados pela extrema pobreza são compostos por pessoas que foram expulsas das regiões “nobres” por não fazerem uso da droga “Joy”, edifícios destruídos, carros aos pedaços, matagal, pessoas na miséria, cores pasteis e tons escuros dominam essas áreas.Enquanto na parte “nobre”, edifícios em boas condições, tecnologia retrô, ruas limpas, passatempos, cores bastante vivas, pessoas saltitantes e felizes tomam conta do lugar, porém, isso se deve em grande parte pelo efeito da droga alucinógena. Uma pena que os problemas técnicos atrapalham em permitir que a direção de arte brilhe mais ainda.Crafting e looting satisfatórios
A procura por recursos aqui é uma característica de survival bem ao estilo de Bioshock e Fallout por exemplo. É possível encontrar canos, pés de cabra, tesouras, fitas, pilhas, bebidas, trapos, grampos de cabelo, antissépticos, pedaços de ferro, comida, carvão e afins, ao vasculhar baús, armários, lixeiras, caixas, geladeiras, fogões, gavetas, escrivaninhas, vasos sanitários, carros, guarda-roupas… Esses cacarecos podem ser usados na criação de diversas coisas que vão desde itens de curas até ferramentas customizadas e gazuas para abrir fechaduras.Ficha técnica
- Desenvolvedora: Compulsion Games
- Distribuidora: Gearbox
- Lançamento: Agosto de 2018 (PC, Xbox One e PS4)
- Gêneros: Sobrevivência, RPG de ação e stealth