Vita 3K é um novo emulador que chegou para alegrar o cotidiano de todos os amantes de jogos mundo a fora. É sabido que emulação é o processo de imitar o comportamento de um sistema, dispositivo ou hardware em outro dispositivo ou sistema. É usado para permitir que o hardware ou o software sejam executados em outro sistema que não é o originalmente projetado para. Por exemplo, os emuladores de videogame (assim como ocorreu agora com o PS Vita) permitem que jogadores executem jogos mais antigos em um computador moderno. Emulação também pode ser usada para simular o comportamento e a aparência de um aparato, permitindo que o software seja testado sem o uso físico do dispositivo real.
Com o decorrer da infância e adolescência de muitos atuais ” OldGamers“, a emulação foi uma.porta de apresentação para um número infindável de games antigos, especialmente de consoles de difícil acesso ou até mesmo máquinas de arcades ou sistemas operacionais antigos de PCs. Por agora, a maior novidade é o novo emulador de PS Vita para dispositivos Android e outros, o Vita 3K, disponível na Google Play.
O Emulador
Vita 3K é o primeiro emulador funcional experimental código aberto de PS Vita no mundo para Windows, Linux, macOS e Android.
Tenha em mente que o propósito do emulador não é permitir atividades ilegais. Tal software está sendo desenvolvido desde 2018 (confira o site). Com funções similares ao que qualquer emulador tem, o Vita 3K pode melhorar a performance dos jogos, das gráficos mais bonitos, acessar HOMEBREWS (que baixam jogos direto dele) e exceder o limite do próprio console, dependendo do equipamento em que for executado, e é claro, roda “nativamente jogos de PSX, PSP e Vita. Mesmo com mais de cinco anos de desenvolvimento, apenas agora ele está em acesso beta para usuários, nas plataformas dos dispositivos ou no próprio site dos desenvolvedores, e ainda, ainda não executa tudo que o consoles pode oferecer.
LISTA DE JOGOS COMPATÍVEIS – Acesse
LISTA DE HOMEBREWS COMPATÍVEIS – Acesse
Tais aplicativos, apesar de serem muito questionados no universo gamer, trazem uma infinita gama de conhecimento sobre uma basta biblioteca de jogos que ficou por um bom tempo apenas nas mãos de alguns players e, mesmo com o desbloqueio do sistema, por conta do descaso da Sony, poucos tiveram o interesse em adquirir o ótimo console portátil.

Vale lembrar que 17 de Setembro de 2011, nasce o PlayStation Vita, que teoricamente deveria ser tudo que o PSP foi, porém , muito melhor. E realmente era, tela OLED, duas alavancas direcionais, touch na tela, touch traseiro, cartuchos ao invés de Umd (Universal Disk Midia) e conexão com os consoles de mesa aprimorada. Era um portátil com funções de console. Haviam contratos com empresas grandes, todo um cerco trazendo o console portátil que renovaria tudo e destruiria o Nintendo 3DS, atual concorrente, porém, a vitória ficou só na teoria.
O Vita vendeu aproximadamente 14,7 milhões de unidades, já o 3DS vendeu mais de 60 milhões de consoles. Poucas vendas, mesmo com o portátil mais tecnológico se deram por poucos títulos de peso, mas desenvolvimento em jogos online, o descaso da Sony e o advento do crescimento meteórico dos jogos mobile.
Fim da linha
O Vita 3k trará nova vida a comunidade do PS Vita de modo geral, tanto para os que usam o console quanto para os que usam emulador. Com atual desbloqueio do console muito vem sendo desenvolvido e aplicado, e agora com acesso mais simples aos dados de desenvolvimento, mais HOMEBREWS ou até mesmo games podem surgir e finalmente, o PlayStation Vita terá o destaque merecido que foi retirado de sua criadora.
Mais Sobre Emulação
De modo geral, a emulação aplicada no meio da informática, é o ato em que um software reproduz funções específicas de um ambiente no ambiente de origem do programador. Aplicando isso para o mundo dos consoles, a emulação, realizada por um emulador, faz com que as características de jogos/ROMs específicos ao software utilizado, sem importar em qual mídia o game foi lançado originalmente (CD ou Cartuchos), sejam reproduzidas no local de origem, graças a ferramenta que emula, de maneira similar ou aprimorada ao console original.

“O que mais se via” em casa de gamers que não tinham consoles, eram PCs de potencial médio emulando Mega Drive, Master System, Nintendo e até PlayStation 1, tudo criado através do amor pelos jogos e a dificuldade da compra e obtenção de uma vasta coleção de consoles.