A Epic Games apresentou um extenso conjunto de soluções propostas após sua vitória sobre o Google no tribunal federal.
Em uma proposta de liminar de 16 páginas recentemente apresentada, a Epic descreveu as ações que acredita que o Google deveria tomar para lidar com as práticas monopolistas que o júri concluiu.
Os principais pontos da oferta da Epic incluem:
- Proibir o Google de ditar onde as operadoras e fabricantes de telefones podem colocar lojas de aplicativos em seus dispositivos.
- Acabar com a prática de compartilhar as receitas da Google Play Store entre operadoras de telecomunicações e fabricantes de telefones.
- Proibir acordos que impeçam as empresas de distribuir lojas de aplicativos concorrentes.
- Eliminar acordos de exclusividade de aplicativos Android e disposições de formato que exigem que os desenvolvedores ofereçam os mesmos termos no Google Play e em outras plataformas.
- Garantir que o download de aplicativos de lojas de terceiros seja tão fácil quanto fazer o download no Google Play, sem etapas adicionais ou avisos além de um clique para baixá-los.
- Fornecer acesso igual à API do Android para todos os desenvolvedores, independentemente do uso da Google Play Store.
- Separe o acesso a outros produtos e serviços do Google do uso do Google Play.
- Conceder a lojas de aplicativos de terceiros acesso ao catálogo de aplicativos do Google Play por seis anos e permitir que os usuários atualizem aplicativos por meio dessas lojas.
- Permitir que lojas de aplicativos de terceiros sejam apresentadas no Google Play por seis anos sem pagar taxas.
- Removendo todas as restrições e incentivos que impedem a adoção de métodos de pagamento alternativos, permitindo que os desenvolvedores informem os usuários sobre métodos de pagamento alternativos sem taxas adicionais.
- Remova a exigência de que os desenvolvedores usem o Google Play Billing ou o User Choice Billing e permita o uso de soluções de pagamento alternativas.
- Proibição de discriminação ou assédio a aplicações ou desenvolvedores que optem por sistemas de pagamento alternativos.
- Crie um comitê de conformidade do Google composto por pelo menos três membros do conselho que não sejam funcionários atuais ou ex-funcionários e um responsável pela conformidade que apresentará um relatório anual ao tribunal sobre o cumprimento da liminar por parte do Google.
É importante notar que esta proposta é apenas um ponto de partida para as negociações. O Google tem até 2 de maio para apresentar sua resposta, e o juiz James Donato ouvirá especialistas de ambos os lados em uma audiência em 23 de maio. Além disso, o Google deverá recorrer da decisão depois que o caso for concluído no tribunal distrital.
Embora as soluções propostas pela Epic sejam extensas, é improvável que um juiz conceda todas elas. O resultado final deste caso será determinado através de novos procedimentos legais e negociações entre as partes.
Qual a sua opinião?