Especificações Oficinais Switch 2
Especificações Oficinais Switch 2 – A Nintendo finalmente revelou as especificações do Switch 2 após um longo período de silêncio. Apesar de dar mais ênfase ao poder técnico do que a empresa normalmente demonstra, a editora tem se mostrado estranhamente relutante em compartilhar especificações específicas da plataforma.
NW2
Placa Nvidia
Os vazamentos do Switch 2 se intensificaram nas últimas semanas à medida que a cadeia de produção do console avançava, e a equipe da Digital Foundry confirmou as especificações. O sistema é alimentado por um chip Nvidia personalizado chamado T239, que abriga uma GPU baseada na arquitetura Ampere, a mesma usada nas placas de vídeo da série RTX 30 lançadas pela primeira vez em 2020.

Notavelmente, as especificações para o chip T239 personalizado da Nvidia com uma GPU baseada em Ampere vazaram em 2021. Se os vazamentos dos últimos quatro anos serviram de indicação, está claro que o Switch 2 está em desenvolvimento há muito tempo. A Nintendo divulgou as especificações do seu novo game quando anunciou o console pela primeira vez em abril, mas apenas mencionou um “processador personalizado” da Nvidia sem fornecer detalhes.
Veja o Vídeo
De acordo com a análise da Digital Foundry, a CPU atinge 998 MHz no modo acoplado ou 1101 MHz no modo portátil, com seis núcleos disponíveis para desenvolvedores de jogos e dois reservados para recursos do sistema. A frequência máxima teórica é de 1,7 GHz, mas não está claro em quais situações esse desempenho extra pode ser desbloqueado.
Suspense
A GPU roda a 1007 MHz no modo acoplado, 561 MHz no modo portátil e um máximo teórico de 1,4 GHz. A Digital Foundry sugere pensar nisso como uma “versão em miniatura de uma GPU de consumidor”, semelhante a como o Switch original usava uma variante da série GTX 900. Estamos falando aqui de algo que parece uma placa de vídeo da série RTX 30.
Ainda é difícil avaliar o que tudo isso significa em termos de desempenho específico do Switch 2 sem realmente ver os jogos em ação. Em detalhes mais específicos, a DF relata que a VRR (taxa de atualização variável) só é suportada pela tela portátil integrada. Não há suporte para TVs compatíveis com VRR via HDMI.
O Switch 2 também conta com um mecanismo de descompactação de arquivos personalizado que pode aliviar parte da carga da CPU, que “deve ser muito mais rápida e eficiente em termos de energia” ao carregar jogos.
GameChat é a Chave
O GameChat parece ser uma parte importante da plataforma aos olhos da Nintendo, embora o recurso consuma recursos significativos do sistema. A Nintendo ainda fornece aos desenvolvedores uma ferramenta de teste do GameChat para medir o impacto do recurso no desempenho. A Digital Foundry observa que o impacto do GameChat no desempenho é “uma preocupação real para os desenvolvedores”.
Faltando apenas algumas semanas para o lançamento do Switch 2, muitas perguntas serão respondidas em breve. Só podemos esperar que a longa espera por um novo hardware valha a pena.
Qual a sua opinião?