As publicações dos mangás no Japão são definidos em suas demografias de acordo em qual revista ele será publicado. Claro que, não é exclusivo para aquela categoria específica de leitores, todos têm o direito de ler o que quiserem, mas como as editoras têm suas certas “definições” de público alvo, os mangás são classificados nessas 5 principais demografias.
Shounen
A demografia em que boa parte dos leitores conhecem, ou já ouviram falar, ou até mesmo já leram uma obra nesse estilo. Ela é a demografia predominante. A palavra “shounem” significa garoto/menino, ou seja, esse estilo é voltado para o público masculino jovem. Nele, os elementos básicos para reconhecê-lo é a luta que ocorre frequentemente entre os mocinhos com os vilões, superpoderes, o ‘poder da amizade’, o tal chamado ‘protagonismo’. O traço dessas obras tem uma característica mais forte e cartunesco. Nele, temos como exemplos: Naruto, Dragon Ball, One Piece, Bleach.
Shoujo
O termo “Shoujo” significa garota/menina, então sua demografia é voltada para o público feminino jovem. Apesar de ter elementos parecidos com o shounen, o shoujo apresenta mais romance, um pouco de drama adolescente, vida escolar, entre outros. Claro que essa demografia não se limita também a só isso, mesmo ela contendo elementos de luta, batalha do bem e do mal, laços de amizade. Seu traço é mais delicado e suave, e não tão detalhado. Temos como exemplo: Sakura Card Captor, Sailor Moon, Nana, Aoharaido.
Seinen
Contendo elementos do shounen, mas com um toque mais maduro. Envolvendo numa trama mais complexa. Militarismo e política geralmente estão envolvidas em tramas nessa demografia. Voltado para o público adulto masculino. O traço é bem detalhado e o mais próximo voltado ao realismo. Exemplos de Seinen: Gantz, Akira, The Ghost in the Shell, Vagabond.
Josei
Assim como Seinen, a demografia Josei (mulher) tem seu conteúdo maduro voltado para o público adulto feminino. Dramas realistas, o toque sobrenatural e fantasioso não é tão predominante quantos os outros tipos. O sexo nele é presente, mas não no sentido vulgar. Assim como em Shoujo, nele apresenta o romance, mas de forma mais realista e não “romance ideal/perfeito” como em certas obras Shoujo são apresentadas. A carga do drama pode ser mais pesado e emocional pelo fato de ser conteúdo “adulto”. O traço dele também é de forma mais detalhada, assim como o da demografia Seinen. exemplos de Josei: Paradise Kiss, The Wedding Eve, Helter Skelter, Pet Shop of Horrors.
Kodomo
Kodomo significa “infantil”, então essa demografia é voltada para as crianças. Então, como essas histórias tem como publico alvo crianças, não há arcos longos ou detalhados sobre a trama. são todas simples e de fácil entendimento e moralistas. O traço também é simples. Exemplos: Super Onze, Yo-Kai Watch, Doraemon.
É claro que, mesmo certos tipo de mangás (também válido para animes) a demografia não limita tal obra apenas para certo tipo público. Todos têm o direito de ler/assistir aquilo que acham que lhe agradam e de que gostem. Assim como um adulto pode ler uma obra infantil e gostar. Um caso a parte é uma criança ler algum estilo adulto, e provavelmente, ela não irá entender muita coisa, mas pode achar divertido os traços bonitos e detalhados. O importante é ler e se divertir.
2 Comentários