Shigeru Miyamoto fala sobre Mario, Breath of the Wild, nostalgia e Tiranossauros... 1

Shigeru Miyamoto fala sobre Mario, Breath of the Wild, nostalgia e Tiranossauros…

3 min


Durante a E3, o site GameInformer conversou com o homem, a lenda, o tocador de banjo, o primeiro e único Shigeru Miyamoto. Shiggy (como os íntimos o chamam) falou sobre The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, nostalgia e mais.

Game Informer: Qual é a relação entre Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild? O sucesso de Breath of the Wild teve algum impacto no desenvolvimento de Odyssey?

Miyamoto: Eu acho que, começando comigo, há uma filosofia prevalente na Nintendo. Por exemplo, a equipe de Mario e a equipe de Zelda estão em dois lugares diferentes – uma está em Kioto, e uma em Tókio – então elas não têm uma comunicação direta. Mas as pessoas que as dirigem e organizam têm uma filosofia que prevalece e elas têm uma comunicação direta comigo.

Em termos de Breath of the Wild e Odyssey, honestamente se tivéssemos esperado até o sucesso de Breath of the Wild para fazer Odyssey, teria sido tarde demais. Então não é  um caso onde um tenha influenciado um ao outro.  Eu acho que o que eu fiz com ambas as equipes foi que quando eu tocava em qualquer um dos protótipos que eles traziam para mim eu tentava me certificar de que me sentia bem jogando-os, e que era bom estar naquele mundo, e foi isso que fiz com ambas as equipes. Esse foi o meu papel.

É estranho ver um T-rex realista em um jogo do Mario especialmente considerando a existência de Yoshi. Mario vai reconhecer Yoshi como um dinossauro em comparação ao T-rex no jogo?

Essa é uma pergunta difícil [risos]. No passado eu vi filmes de Hollywood onde um dinossauro se parece com Yoshi e eu pensava, “Isso não é um dinossauro, é mais como um lagarto.” Mas eu acho que Mario reconhece a diferença entre o dinossauro e Yoshi (risos). E ele pode possuir o T-rex e eu acho que ele monta no Yoshi, então meio que dá certo.

Shigeru Miyamoto fala sobre Mario, Breath of the Wild, nostalgia e Tiranossauros... 12

O Mario pode possuir um T-rex e então o T-rex pode montar no Yoshi?

É estresse demais para o Yoshi. Por favor, não faça isso! (risos)

Quanto você considera o mundo ficcional de Mario? É importante que haja alguma consistência? Ou é importante que ele seja maleável de um jogo para o outro?

Eu acho que é ok, e é ótimo para o Mario que ele continue a evoluir. Mesmo com esse título, a ideia de New Donk City? A ideia de trazer uma cidade realista com pessoas de altura normal perambulando, e aí termos o Mario andando por lá, e ele tem metade do tamanho delas… Nós estávamos definitivamente preocupados, e estávamos preocupados que as pessoas talvez não conseguissem entender ou não fossem capazes de aceitar isso. Mas parece que tem sido bem aceito e recebido bem naturalmente. Mario pulando pra cima e pra baixo sobre táxis ou andando nas beiras dos prédios? Parece que as pessoas estão aceitando isso naturalmente. Eu só quero me certificar que as crianças não saiam imitando o Mario e fazendo o mesmo!

Shigeru Miyamoto fala sobre Mario, Breath of the Wild, nostalgia e Tiranossauros... 13

Você tem nostalgia pelo Mario em 2D Mario ou em 8-bits? Você tem nostalgia por algum jogo?

Eu definitivamente tenho sentimentos nostálgicos por jogos. Eu sou parte de uma geração que cresceu jogando jogos como Pac-Man. Mas eu acho que é importante que essa geração não veja esse tipo de jogos como jogos velhos.

E como se faz isso?

Eu acho que estamos chegando a um ponto, especialmente na minha geração, onde o avô conhece isso, o pai conhece isso e o filho conhece isso. E ter essa linha em comum que conecta a todos eles e que todos têm em comum, eu espero que isso eventualmente ajude a série Mario a receber o apoio das crianças.

Shigeru Miyamoto fala sobre Mario, Breath of the Wild, nostalgia e Tiranossauros... 14

Você tem nostalgia por jogos da Nintendo? Ou você se lembra apenas da paixão por trás do desenvolvimento deles?

As duas coisas. Eu definitivamente sinto nostalgia por ambos. Nós de fato encontramos, internamente, um arcade de Mario Bros. que ainda funciona e o vencedor do concurso de desenho para camisetas, eu de fato tive a oportunidade de jogar com eles, e contra eles, em Mario Bros. e isso trouxe muitas memórias de volta e foi muito nostálgico, mas ao mesmo tempo foi divertido jogar aquele jogo antigo.

Você venceu?

Sim. Com facilidade (risos)!

 

Super Mario Odyssey chega ao Switch em outubro!


GOSTO DISSO? COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!

Esdras Reis - GN TEAM
Criador do Galáxia Nerd e GIG streaming. Sou músico apaixonado por games e séries.