Olá Nerds…
Sabemos nós, amantes de Comics, que, grandes arcos das HQs tem sido transformados em filmes e séries; claro, com adaptações, o que torna a experiência da HQ diferente da proposta cinematográfica, todavia, será tratado sobre a ótima HQ da Marvel Comics.
Guerra Civil é um arco ou minissérie da Marvel Comics, pública aqui no Brasil por nossa parceira Panini, entre Junho de 2006 e Janeiro de 2007; estando em um período temporal localizado após as sagas Vingadores: A Queda, Guerra Secreta e Dinastia M. Com direção de arte de Steve McNiven e roteiro de Mark Millar, não é por acaso que este arco chegou a seu “lugar ao sol”
Enredo
A expansão dos Super-Seres é visível no universo passado para os fãs da Marvel, porém, “com grandes poderes”…bom, essa todo munda já sabe…Quanto mais heróis inexperientes surgem, mais vilões “sábios” usam artifícios para guiar os jovens ao erro, e desta vez, algo fatal. Em um reality show de heróis, uma manobra de invasão não é executada de maneira correta, com isso, um vilão causa uma enorme explosão, matando muitos inocentes e trazendo questionamentos sobre o uso dos poderes do heróis.
Uma ferrenha discussão sobre os atos heroicos começa, e por conta da tragédia citada, o governo dos EUA implementa a “Lei do Registro dos Super-Humanos“, lei tal, que faria com que heróis recebessem treinamento adequado para seus trabalhos, registro de seus atributos, sua identidade deveria estar com o governo e basicamente tornaria todos os heróis em funcionários; algo que dividiu nossos heróis preferidos, causando ofensas, agressões, perseguições, inimizades e caos, o que gerou realmente uma Guerra Civil, com muito mais ênfase do que a do MCU.
Arte
Os traços são belos e característicos, muitas vezes relatando uma série de lutas fantásticas, entre personagens surpreendentes, um verdadeiro cenário de guerra; muitos machucados, cortes, hematomas, tiros, heróis em terra, voando e saltando; sim, os melhores quadros tem muitas coisas acontecendo, e dar atenção a todos os detalhes (que não são poucos) proporcionados, trará uma imersão grande ao título.
Diálogos
“Pouca fala e muita ação”, esta frase definiria muito bem este arco da Marvel, porém, existem muitos diálogos profundos que tentam fazer com que o leitor se confunda em para qual lado deve torcer (pró ou contra registro); uns dizendo que “os Heróis sempre foram livres e que devem combater como justiceiros” e outro trazendo a lembrança que tal “justiça desenfreada” gerou caos. Basicamente, todos os diálogos são para trazer confusão ao leitor, sem saber em que lado deve ficar.
Veredito
Guerra Civil é uma grande marco em meio as HQs, com acontecimento incríveis e inesperados, bem como, com muitas reviravoltas; tanto que o título Guerra Civil II já existe para estender ainda mais o tema. Trazer a luta entre heróis por motivos filosóficos é uma ideia fantástica, que faz com todos os leitores mudem sua perspectiva de ação a cada página e vivencie uma nova temática que visa mostrar como a mente de um combatente do crime funciona, em vários espectros.
Qual a sua opinião?