Vitamin, um mangá sobre Bullying
0
Advertisement

Um mangá Shoujo pesado.

 

Advertisement

Caso ainda não saiba o que seria um mangá Shoujo, entre em Demografias dos mangásVitamin é um one-shot shoujo, cujo tema principal é o ijime, forma como o bullying é denominado no Japão.

 

“Ah, mas Shoujo só tem coisas bobinhas e bonitinhas, e é coisa para garotas”. Errado. Vitamin, mesmo sendo considerado um Shoujo, e tendo seus traços delicados, as expressões faciais são bem marcantes pelo o que a Sawako (a protagonista) está passando.

 

Mas vamos falar sobre a história… Sawako, uma estudante de 15 anos, levava uma vida escolar normal como de outras garotas, sem maiores problemas. Até que certo dia, ela é flagrada com o namorado numa sala de aula por um colega de classe, e isso transformará a vida dela no verdadeiro inferno que é sofrer bullying! As amigas de ontem, são as vilãs de hoje… Qual é a “vitamina” necessária para ela suportar a dor e desespero de ser maltratada pelos próprios colegas de classe?

 

Pela carga emocional que a protagonista passa por causa da prática de bullying, o leitor percebe que cada vez mais ela se senta exausta de tudo, cansada da vida. O que isso é ‘comum’ para quem está vivenciando esse tipo de situação. Até que seu limite estoura e não sabemos o que pode acontecer a essa pessoa. Ainda mais que se não há ninguém que está vendo isso acontecer e não faz absolutamente nada. Isso é revoltante, certo?

 

Então, o que fazer numa situação como essa? Quem vai ajudá-la? Como escapar disso tudo?

 

foto-4

 

Não é uma leitura para qualquer público. Como ele contém situações ‘reais’, pessoas que já passaram por tal situação podem se sentir emotivas ou até mesmo detestarem a obra porque pode lembrar de certos aspectos, se caso, já viveram em sua época de colegial.

 

Como toda obra, o leitor consegue tirar algo dele para levar para a sua vida. Seja uma frase dita, alguma moral, lembrar do desenvolvimento, a personalidade de algum personagem. Enfim, existem vários aspectos. E como o foco da história é Bullying, ele fica descarado (e de forma extrema) para que as pessoas tenham consciência de que somos todos humanos. Todos fazem/cometem algo errado e não devemos julgá-los por esse erro. Ou até mesmo alguma diferença, cor, raça, sexo.

 

foto-2

 

“Por que eu deveria ler isso?

O que você faria se visse alguém sofrendo por alguma prática de bullying, ou algum tipo de violência verbal? A resposta seria “eu iria ajudar, claro”. Mas na hora, não seria apenas um telespectador assim como o próprio professor de Sawako? Ou até mesmo outros alunos que sabem o que está acontecendo e não reagem a respeito?

 

Apesar de ser voltado para um público mais velho e por ser Shoujo, muitos deveriam lê-lo. O tema ainda é um assunto retratado em vários lugares. Não só acontece mesmo nas escolas, no trabalho em em um grupo social seleto também.

 

“O que esperar do final?”

Isso só será respondido quando o leitor chegar as últimas páginas e descobrir o que vai acontecer com a pobre garota.

 

Interessou pela história? Gostaria de ler? Segue alguns links para a compra do produto (consulte disponibilidade):

Advertisement

Amazon. Saraiva. Fnac. Submarino.

 

Ficha técnica

 

Título original: Vitamin

Autor: Keiko Suenobu

Volume: Único

Número de páginas: 208

Demografia: Shoujo

Gênero: Vida Escolar, Slice of Life, Drama, Tragédia

Faixa etária: + 18 anos

Preço: R$ 14, 90

Papel: Offset

Editora: JBC

Advertisement



Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Tiago Alves de Oliveira
Colecionador de livros, mangás e HQs (algumas). Formação em andamento em Letras e Respectiva Literatura. Em um futuro não tão distante, formar a própria biblioteca.
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes