Foi anunciado durante o GIBI SP Festival (2023) que, pela primeira vez em 75 anos de vida editorial, Tex será desenhado por um artista brasileiro. Há alguns meses, o jornalista Thiago Gardinali selou um contrato histórico na sede da Sergio Bonelli Editore, em Milão, ao lado do renomado artista Pedro Mauro. Até então, todo o projeto estava envolto em segredo absoluto.
No painel da Editora Mythos durante o evento, que contou com a participação especial de Joana Russo e Renato Frigo, o grande segredo foi finalmente revelado. Agora, a missão de Thiago Gardinali é entregar pessoalmente, ainda neste mês, as páginas originais desta incrível aventura a Mauro Boselli, curador e editor de Tex. O objetivo é que a obra seja publicada na Itália e, posteriormente, chegue ao Brasil e, consequentemente, a Portugal.
Sobre o Artista
Pedro Mauro nasceu em Nova Europa, interior de São Paulo. Seu primeiro trabalho com histórias em quadrinhos foi uma série de faroeste para a editora Taika, em São Paulo, em 1970. Criou e desenhou o personagem Pancho por dois anos.
Depois, migrou para o mercado publicitário como ilustrador, em agências de São Paulo e Nova Iorque, onde viveu por 12 anos. Voltou a desenhar HQs em 2014, iniciando sua colaboração com a Sergio Bonelli Editore, na Itália, desenhando dois episódios de Adam Wild, de Gianfranco Manfredi.
Em 2016, desenhou um álbum da série L’artdu Crime, de Marc Omeyer e Olivier Berlion, para a Editora Glenat, na França. No ano seguinte, lançou na Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo, o álbum “Gatilho”, que fez em parceria Carlos Estefan. A HQ ganhou duas continuações, “Legado” e “Redenção”, figurando nas listas de melhores quadrinhos do ano de diversos canais especializados.
Qual a sua opinião?