“GTA VI deverá ser o maior lançamento de um produto de mídia de todos os tempos“. Em uma nova entrevista com Kyle Bosman, Mat Piscatella, Diretor Executivo e Conselheiro da Indústria de Videogames da NPD (Circana), comentou sobre a confirmação ontem do lançamento no final de 2025 da sexta entrada na série da Rockstar Games. Conforme o analista e consultor do setor, o jogo será o maior lançamento de entretenimento em termos de gastos gerais durante a fase inicial. No entanto, é difícil prever se conseguirá repetir o sucesso estrondoso do GTA V ou ser construído sobre ele, pois enfrentará muitos desafios.
Nos últimos anos, o mercado sofreu mudanças e atingiu seu auge em 2020 e 2021 em relação aos gastos e ao envolvimento global, picos que não foram superados desde então. Neste sentido, a indústria está optando pelo jogo da “partilha” em vez do jogo do “crescimento” que tem sido predominante por bastante tempo, e os jogos competem pelos recursos financeiros e temporais dos jogadores.
Confira a entrevista
No mercado atual, GTA VI enfrenta a concorrência não só de franquias estabelecidas como Call of Duty, mas também de titulos duradouros como Fortnite, Minecraft e Roblox, que ainda mantêm uma grande base de fãs. GTA V também é um concorrente forte, já que não se sabe se os fãs do game anterior estarão dispostos a comprar um novo console para jogar a nova versão da série. Segundo Piscatella, o título de mundo aberto da Rockstar Games pode trazer de volta as horas de engajamento perdidas desde 2020 e 2021, se houver um jogo assim. No entanto, ainda não se sabe se será capaz de levar a indústria de games a crescer novamente.
Apesar de parecer um pouco exagerado que um único jogo possa quebrar a indústria, o sucesso do GTA VI parece ter grande importância, já que geralmente uma obra com bom desempenho pode mudar completamente a o rumo do mercado. Mat Piscatella mencionou como o sucesso do Helldivers II alterou a narrativa anterior sobre a posição dos consumidores nos videojogos deste trimestre. Piscatella continuou dizendo que, no fim das contas, a indústria de jogos é impulsionada pelo sucesso.
Portanto, hipoteticamente falando, se Grand Theft Auto VI ou o Nintendo Switch 2 tiverem um desempenho abaixo do esperado, o discurso na indústria seria muito negativo. Caso o desempenho supere as expectativas, ouviremos declarações sobre a recuperação da indústria de jogos.
Qual a sua opinião?