Retrô Game – Final Fight 2


Olá tripulantes da nave Galáxia Nerd! Como vão vocês? No Retrô Game da semana passada falamos do clássico Final Fight e hoje falaremos de sua continuação: O Final Fight 2!

Resultado de imagem para final fight 2 title

Final Fight 2 foi lançado em 1993 exclusivamente para Super Nintendo e mostra uma aventura que se passa alguns meses depois do primeiro jogo, com Metro City em paz após a ameaça da Mad Gear. Cody e Jessica foram curtir umas férias, Guy viajou para continuar seu treinamento e Haggar voltou a sua vida( chata) de prefeito. 

Resultado de imagem para final fight 2 opening

Só que um dia, Haggar recebe um telefonema de Maki, cunhada de  Guy que conta que sua irmã( noiva de Guy) e seu mestre foram sequestrados pela Mad Gear que retornou e agora se espalhou por toda a Europa. Haggar convoca Carlos e eles partem junto de Maki viajando pelos países para derrotar a Mad Gear e salvar os reféns. 

Resultado de imagem para final fight 2 opening

Como já frisei na paragrafo acima, algo bem legal é esse lance de cada fase ser em um país diferente: primeiro vamos para Hong Kong, depois França, Holanda, Inglaterra, Itália e por fim visitamos o Japão para enfrentar Retu, o novo líder da Mad Gear. 

Resultado de imagem para final fight 2 map

Final Fight 2 é um jogo bem bacana por trazer coisas que a versão do FF1 do Super Nintendo não tinha como um modo para dois jogadores simultâneos mas ele peca por não trazer novidades a jogabilidade que é idêntica ao do primeiro jogo. Na época seu concorrente direto era o Street of Rage 2 do Mega Drive que trouxe uma variedade muito grande de golpes então o jogo do Super Nintendo é meio pobre se comparado ao concorrente do Mega. 

Imagem relacionada

Os gráficos são bonitos, mas nada espetaculares destaco os cenários que fazem referencias a cada um dos países com detalhes característicos e uma variedade de locais diferentes. 

Resultado de imagem para final fight 2 map

O som é razoável: os efeitos sonoros são bons, as vozes dos personagens, principalmente os gritos são estranhos e as músicas apesar de bacaninhas não são nada demais. Não vou nem comparar com SOR2( que tem na minha opinião uma das melhores trilhas sonoras da historia dos games) pois aí seria covardia.

 Resultado de imagem para final fight 2 haggar

HAGGAR: O único remanescente do game anterior continua lento, mas muito forte. Agora seu pilão é giratório lembrando o pilão do Zangief do Street Fighter.

Resultado de imagem para final fight 2 haggar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAKI: Ela faz o papel de Guy nesse game sendo a mais rápida mas é a mais fraca.

Resultado de imagem para ff2 maki

 

CARLOS: o espadachim é o “Cody” do game, pois é o personagem mais equilibrado não sendo nem tão forte nem tão lento.

Resultado de imagem para final fight 2 CARLOS

 

Comparado ao seu antecessor, FF2 é mais acessível pois a dificuldade não é tão grande. Para escrever essa matéria ,eu o joguei novamente na dificuldade Expert  e nas primeiras fases não tive dificuldades. O negócio começou a complicar a partir da terceira fase. Terminei o game perdendo uns 3 continues ( você tem um total de 5). 

Imagem relacionada

 

Final Fight 2 apesar de não trazer grandes novidades a franquia cumpre bem seu papel sendo um divertido jogo de briga de rua para jogar sozinho ou de dois. Chame um amigo e divirta-se! Recomendado! 

Resultado de imagem para final fight 2 wallpaper

 

CURIOSIDADES 

 

Após sua participação em FF2, Maki apareceu no mangá Sakura Gambaru de 1996, é uma das personagens selecionáveis da versão de Game Boy Advance e PSP do Street Fighter Alpha 3 e do crossover Capcom vs SNK 2.

Resultado de imagem para maki street fighter alpha 3

 

Ela também fez pequenas participações nos games SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash, Final Fight Revenge, Capcom Fighter Evolution e nos quadrinhos do Street Fighter lançados pela UDON Comics e no desenho americano do Street Fighter em um episódio chamado “Final Fight”. 

Resultado de imagem para street fighter udon maki

 

Já Carlos não teve a mesma sorte da amiga, pois apenas apareceu no final do personagem Alex em Capcom Fighter Evolution e fez figuração no desenho americano de Street Fighter. 

Resultado de imagem para Capcom Fighter Evolution alex ending

 

Falando no Carlos, muitos dizem que ele é brasileiro, porem no game é dito que ele nasceu na América do Sul então pode ser em qualquer país né, afinal Carlos é um nome bem comum. Como no site oficial da Capcom é dito que ele é nascido no Brasil então é essa a informação que vale! Carlos é BR! 

Imagem relacionada

 

Cody aparece no game apenas em uma foto que é mostrada na abertura. 

Resultado de imagem para final fight 2 opening

Guy aparece na foto da abertura, no final secreto que é liberado ao terminar o game no Expert e em duas fases tem um item chamado Guy que concede uma vida extra. 

Resultado de imagem para final fight 2 ending guy

 

As vilãs Eliza e Mary que lembram muito a Roxy e Poison do game anterior foram censuradas na versão americana: ela foram substituídas por dois personagens masculinos ( Leon e Robert). Acredito que o motivo da censura foi pelo fato da similaridade das personagens para não gerar mais polêmica sobre o lance da sexualidade da Poison do game anterior ( apesar de Eliza e Mary serem mulheres mesmo.) 

Imagem relacionada

O único boss do game anterior que retornou foi o Rolento que em FF2 é o boss da fase da Itália. Rolento posteriormente participou de diversos jogos de luta da Capcom como personagem jogável como Street Fighter Zero 2 e  Ultra Street Fighter 4. 

Resultado de imagem para final fight 2 rolento

 

Na primeira fase (Hong Kong) podemos ver a Chun-li ao fundo almoçando em um restaurante. 

Resultado de imagem para final fight 2 chunli

 

Na segunda fase ( França) Guile faz uma ponta agitando a briga ( ele deve estar falando ” Porrada! Porrada!” )

Resultado de imagem para final fight 2 chunli

 

Wonwon ,o boss da primeira fase ( Hong Kong) aparece segurando uma faca de cortar carne na versão japonesa. Na versão americana a faca foi retirada. Censura estranha, pois há outros vilões que aparecem com facas durante o game.

Resultado de imagem para final fight 2 wonwon

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do Retrô Game de hoje e na semana que vem falarei do Final Fight 3!

Bom domingo a todos!

Outras Galaxias

Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!

Retrô Game – Final Fight 2

Escolha um formato
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals