0

Analise Tales of Vesperia Definitive Edition?

Lançado em agosto de 2008 e no ocidente exclusivamente para o Xbox 360, Tales of Vesperia retorna com uma versão remasterizada e desta vez para todas as plataformas atuais. Mas será que houve a necessidade deste relançamento?

A resposta é com certeza sim. Pelo simples fato de que este não foi um dos games da franquia mais jogado por conta da exclusividade ao console da Microsoft na época. Isso acabou limitando o acesso. E por se tratar de uma experiência excelente, trazer o mesmo para os consoles atuais já justifica o relançamento, em razão de que agora o título estará bem mais acessível a todos os públicos.

Mas o que faz Tales of Vesperia ser excelente? E o que remasterização trouxe de melhorias? Venha conferir agora.

Pontos Positivos

Os personagens

Todos são extremamente carismáticos, até mesmo Repede que não fala por ser um cachorro. Cada um é marcante dentro de suas peculiaridades. Porém, Yuri Lowell é considerado por muitos como o personagem mais “fora da caixa” do jogo, porque apesar dele seguir o conceito de tornar o mundo um lugar melhor, o mesmo faz isso de maneira não convencional, ele foge do caminho mais “clichê” de um típico herói.

Yuri consegue te surpreender como protagonista e herói. Vale destacar que por meio dele o jogador consegue perceber os problemas sociais e políticos que assolam aquele mundo como: racismo, corrupção, extrema desigualdade e dentre outros. Também é possível notar que cada personagem tem uma visão distinta sobre tudo que está acontecendo. Isso é bem interessante porque apesar do game ser colorido e ter uns momentos meio bobinhos, o mesmo acaba sendo um reflexo da nossa sociedade.

Combate

Aqui são 4 personagens com skills e habilidades que confrontam em tempo real um único adversário ou um grupo, ou seja, o combate é essencialmente o mesmo, o que é muito bom por sinal, já que ele exige bastante estratégia do jogador por conta das habilidades únicas que cada arma e pessoa tem, e fora que existem inimigos com sequências grandes de ataque e inclusive algumas que causam bastante dano.

Apesar disso tudo o combate é sim divertido e a dificuldade dá todo um tempero especial, mas tenha em mente que o ideal é sempre se preparar antes dos confrontos.

Exploração

Esse é outro elemento que se manteve igual ao do original, e isto é ao mesmo tempo bom e ruim. O ruim vai ser dito mais a frente no texto, agora o bom é que a exploração ainda consegue proporcionar momentos de diversão tanto por terra quanto pelos céus e mares, e inclusive “Vesperia” te incentiva de diversas maneiras a fazer isso.

Novidades

“Tales of Vesperia Definitive Edition” tem melhorias significativas em questões gráficas e de desempenho. Em todas as plataformas o jogo está rodando em 1080p/60FPS, ou seja, o que já era bonito ficou mais ainda.

A remasterização também trouxe legendas em português, uma nova trilha sonora, mais personagens e DLC gratuitas, novidades essas que colaboram muito para um ar de frescor para os veteranos da série.

 

Pontos Negativos

Problemas técnicos

Tanto a IA (inteligência artificial) dos aliados quanto a dos adversários não receberam melhoria alguma, e isso é bastante perceptivo e também acaba contribuindo muito para criação de momentos frustrantes.

Outro detalhe: ocorrem raramente algumas quedas na taxa de quadros e alguns bugs como de som, mas nada que atrapalhe a experiência.

Dificuldade

Ao mesmo tempo que isso é um ponto positivo principalmente ao que diz respeito ao combate, porém, já em outros sentidos nem tanto. Por exemplo, poderiam ter colocado a opção de dicas e um minimapa ou algo para guiar o jogador a encontrar o que está faltando. Portanto, se você ficar preso em alguma situação da aventura, vai ter que se virar mesmo.

Sim, é verdade que isso faz com que a exploração seja maior e o jogador deva depositar mais confiança nas missões secundárias. Entretanto, para quem está acostumado com os games atuais essa questão pode ser uma fonte de desmotivação para prosseguir na jornada, então adicionar esses recursos opcionais poderia ser mais uma forma de trazer novas gerações a franquia.

Ficha técnica
  • Desenvolvedora: Namco Tales Studio
  • Distribuidora: Bandai Namco
  • Lançamento: 11 de janeiro de 2019 (PC, Switch, Xbox One e PS4)
  • Gênero: JRPG

Vale a pena jogar Tales of Vesperia Definitive Edition?

Gameplay:








A sua opinião sobre esse artigo pode ser escrita abaixo!

0

Reação Nerd:

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Amei Amei
3
Amei
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Raiva Raiva
0
Raiva
Gabriel Corrêa
Sou amante da cultura nerd em geral e também sou louco pela arte do cinema. Porém, minha verdadeira paixão são os Video Games. Não tenho restrições de plataformas, gosto de jogar em todas seja Nintendo, Xbox ou PlayStation. Meus gêneros de jogos favoritos são: rpg, puzzle, aventura e survival horror. Mas procuro jogar de tudo, principalmente para aumentar meu conhecimento e experiência gamer.
Escolha um formato
Enquete
Crie uma enquete onde a decisão será tomada por opiniões através de uma votação
Convencional
Crie um texto, insira imagens e vídeos.
Ranking
Os votos mudam a posição de cada item nesse ranking
Meme
Faça Upload de imagens e crie o seu próprio meme