Apex Legends mobile
A Electronic Arts anunciou nesta quarta-feira (11/05) que Apex Legends mobile vai estar disponível para dispositivos iOS e Android a partir do dia 17 de maio. A versão contará com os mesmos sistemas originais, além de trazer novos eventos, mapas e personagens de forma gratuita. O pré-cadastro para download já está disponível na Play Store.
O título, que se tornou um dos mais lucrativos para a desenvolvedora Electronic Arts, pode ser instalado gratuitamente para PCs, e, agora, ganha uma versão para dispositivos móveis.
A base do game original irá se manter, bem como alguns passes de batalha tradicionais. No entanto, os jogadores poderão esperar itens exclusivos e colecionáveis.
O lançamento de Apex Legends mobile acontecerá depois de atingir uma marca recorde de faturamento no primeiro trimestre de 2022. Segundo informações da empresa, o jogo ultrapassou U$2 bilhões, valor acumulado desde sua estreia, em 2019.
No entanto, o ex-diretor financeiro da EA, Blake Jorgensen, revelou que o game já havia alcançado US$1 bilhão em faturamento em 2021, o que significa que metade do valor gerado até o momento aconteceu num período de apenas um ano.
Por conta disso, a EA optou por desenvolver oficialmente uma versão mobile, com data de estreia para a próxima semana.
Lançamento de Apex Legends mobile e nova sessão movimentaram as plataformas
Dois eventos relacionados a Apex Legends movimentaram as plataformas e os jogadores deste game. A princípio, o anúncio da versão mobile empolgou os fãs da franquia, que já se preparam para fazer o download em smartphones.
Além disso, estreou, na mesma semana do anúncio, a décima-terceira temporada de atualizações do jogo, que traz nova história, novos itens e novas missões.
A liberação dos pacotes atualizados fizeram com que o jogo ganhasse um boom nas plataformas de streaming, especialmente na Twitch, onde alcançou o terceiro lugar nas categorias de mais assistidos no mês de maio, ficando atrás somente de “Just Chatting” e “League of Legends”
De acordo com dados de uma matéria especial da Betway Insider, a categoria “just chatting”, que é quando os produtores de conteúdo ficam apenas batendo papo com os espectadores, se manteve em primeiro lugar no primeiro trimestre de lives, representando aproximadamente 13% dos conteúdos.
No entanto, os jogos de battle royale, como Apex Legends, não ficam atrás. Mesmo que a categoria tenha ganhado força nas últimas semanas por conta das atualizações, seu sucesso é registrado há muitos anos.
Isso porque diversos streamers se aproximam desse tipo de jogo, movimentando as plataformas com conteúdos. É o caso, por exemplo, de Gaules, ex-jogador profissional de Counter-Strike, que começou sua carreira com o jogo em 2001, conforme o perfil levantado pela Betway, site de e-Sports bets.
Depois de anos como jogador profissional, Gaules começou a investir em sua carreira de streamer em 2017, tornando-se o canal mais popular do Brasil atualmente. Embora traga outras transmissões, os jogos de FPS e batalha continuam populares em suas atividades.
Milhares de streamers seguem os mesmos passos, e, por conta disso, movimentam as plataformas de conteúdo com o anúncio de novidades em jogos populares, como Apex Legends.
Apex Legends mobile não reduzirá movimentação de lives
Parte do motivo que fez a EA desenvolver Apex Legends mobile foi seu sucesso entre os conteúdos e os jogadores de PC. No entanto, ao contrário do que se espera, esse sucesso não reduzirá a movimentação das lives, que promove a popularidade do game.
Isso porque as plataformas de streaming, como a Twitch, possuem ampla audiência e facilidade para configuração de canais, oferecendo compatibilidade com diversas plataformas de games que incluem, por exemplo, o Discord, Xbox, PlayStation e Steam, como aponta matéria da Betway.
Esses sistemas são responsáveis por armazenar os servidores de Apex Legends, inclusive mobile, de modo que a integração para produção de conteúdos não será comprometida.
Dessa forma, espera-se que o sucesso da franquia continue, seja no PC ou no celular.
Qual a sua opinião?